Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)


 TEMA

VIDA CRISTÃ; MATURIDADE

TÍTULO

O DIA DE AMANHÃ A DEUS SOMENTE PERTENCE

TEXTO

MATEUS 6.34 “NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA E AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. BASTA A CADA DIA SEU MAL”.

INTRODUÇÃO

Para entendermos o porquê deste verso encontrar-se aqui precisamos pensar no texto como um todo.

Em todo o capítulo 6 do Evangelho de Mateus o Senhor está tratando do tema do nosso relacionamento com este mundo e dos problemas que advém disto.

Na presente sessão o Senhor Jesus trata da questão da inquietação que essas preocupações nos trazem. Seus argumentos são muito claros

No verso 25 o Senhor nos pergunta o que tem mais valor: a comida, bebida e vestes ou a vida? O que afinal é mais caro e importante?

No verso 26 temos um exemplo comparativo: o que vale mais, uma ave ou um ser humano? Se o Senhor cuida das aves, animais finitos, poderá não dar atenção as necessidades do ser humano, criado para subsistir eternamente?

O verso 27 indaga qual a utilidade de nossas vãs preocupações.

Os verso 28 a 30 usam o exemplo das flores do campo: algum ser humano já se vestiu de forma mais magnífica que uma simples flor? A flor do campo tem uma breve vida e mesmo assim o Senhor cuida dela, não cuidará ainda mais de suas criaturas?

Os versos 31 e 32 nos dão duas razões para não vivermos ansiosos: a primeira é que este é um comportamento típico dos homens que não conhecem a Deus; o segundo argumento é que nosso Deus conhece de antemão nossas necessidades e tem prazer em as suprir.

O verso 33 traz aquele que deve ser nosso ideal: buscar a Deus é nossa maior prioridade.

Aparentemente o verso 33 seria o desfecho ideal para este ensino magnífico, porém o Senhor tem algo mais a nos dizer, e Ele faz isso porque conhece a cada um de nós e a nossas fraquezas.

Pense em alguém que ouviu este ensino e foi convencido que confiar em Deus e honra-lo é o certo a ser feito. Porém nossa natureza pecaminosa e ardilosa não se rende e lança uma indagação; “Ok, tudo isso é certo e maravilhoso para hoje e realmente acalmou meu coração. E amanhã? E quanto a todos os problemas que enfrentarei no futuro?” Então simplesmente voltamos ao mesmo ciclo de preocupações e ao nosso grande erro:

SACRIFICAMOS O HOJE DEVIDO AS INÚTEIS PREOCUPAÇÕES COM O DIA DE AMANHÃ. ESSAS PREOCUPAÇÕES PREJUDICAM NOSSA DEVOÇÃO AO NOSSO DEUS E O CUIDADO DEVIDO COM NOSSA FAMÍLIA E IGREJA.

É por isso que a exortação do Senhor Jesus está neste ponto do seu ensino

I)                  ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PENSAR NO AMANHÃ E SE PREOCUPAR COM O AMANHÃ

a.      Pensar no amanhã significa tomar ações hoje que servirão para seu bem estar no futuro, sem prejuízo de suas responsabilidades presentes.

Ações como: manter uma poupança financeira, ter um seguro de vida, planejar sua aposentadoria.

Não há nada de errado em poupar dinheiro, investir em bens ou fazer um seguro de vida, essas coisas não são pecaminosas em si mesmas.

Estamos nos preparando para o amanhã sem prejudicar o hoje, de forma que, quer vivamos ou não o amanhã, isso não trará nenhum prejuízo.

Eclesiastes 11.1 “Lança teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”.

b. Viver em ansiedade pelo amanhã é preocupar-se a tal ponto de prejudicar sua vida presente, trazendo dúvida e angústia sobre um futuro que não sabemos se viveremos

Note que mesmo em coisas lícitas podemos pecar por inquietação. Você pode fazer uma poupança, um seguro de vida ou planejar sua aposentadoria e viver preocupado se isso será suficiente ou não. Assim também estaremos pecando.

c.   Tome todas as ações necessárias e que estão ao seu alcance no que diz respeito ao amanhã, faça todo o seu dever sem prejuízo a sua devoção ao Senhor hoje, e então deixe a questão nas mãos do Senhor.

Salmos 37.25 “Fui moço. E agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão”.

II)               COMO A PREOCUPAÇÃO COM O AMANHÃ NOS ROUBA AS BÊNÇÃOS DE HOJE

Para muitas pessoas o dia de hoje parece algo sem importância, sem objetivo, tudo é dirigido para o amanhã.

Deus nos deu o dia de hoje para o vivermos

Cada dia é único

Cada dia é um presente

Cada dia pode ser o último aqui

a.      A preocupação com o amanhã e seus prejuízos eternos

A preocupação com o amanhã nos torna insensíveis para o fato que Deus deseja nos usar hoje.

A preocupação com o amanhã nos torna incapazes de aprender o que Deus deseja nos ensinar hoje.

A preocupação com o amanhã nos impede de glorificarmos a Deus hoje.

b.      A preocupação com o amanhã e as perdas que possivelmente não poderão ser recuperadas

A preocupação com o amanhã nos faz perder as oportunidades de interagir, conversar, aprender e amar nosso cônjuge e filhos. Não temos tempo para isso, nossa mente está no amanhã.

A preocupação com o amanhã nos faz perder as oportunidades de comunhão, de fortalecimento mútuo, e uso de nossos dons entre nossos irmãos em Cristo. Jogamos no lixo as oportunidades de abençoar e de sermos abençoados.

A preocupação com o amanhã nos faz desprezar pessoas sem Cristo, as quais possivelmente nunca mais encontraremos. Não temos tempo, estamos tão preocupados com o amanhã, que o fato do amanhã daquela pessoa ser no inferno não nos toca.

ILUSTRAÇÃO: vejo tantas pessoas indo a lugares incríveis, e percebo que o que elas mais fazem é tentar conseguir o melhor ângulo, a melhor posse. Com o que elas estão preocupadas? Em postar nas redes sociais a melhor imagem? Com quantas pessoas vão curtir suas fotos? Com os elogios que receberão? Notem: elas estão sacrificando o hoje em prol do amanhã. Estão presentes em lugares lindos que Deus criou mas não estão tendo proveito de nada disso. Sua mente está no futuro e por isso desprezam o hoje.

APLICAÇÃO: há pessoas que se preocupam tanto com o amanhã de seus amados, conseguem amealhar grandes riquezas e bens, que hoje trocariam com felicidade por apenas um abraço, algumas horas ou um dia com aqueles que amam e já partiram. Não deixe para amar os seus quando for tarde demais.

III)            APRENDA A VIVER O HOJE, COM SUAS AFLIÇÕES E SUAS BENÇÃOS

Relembre o que o Senhor Jesus nos ensinou em Mateus 6.34

 “NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA E AMANHÔ

 Não se divida entre confiar em Deus e se questionar se tudo dará certo.

“PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO”

Você não tem poder para mudar o amanhã, é sua responsabilidade vive-lo na maneira que Deus o trouxer.

“BASTA A CADA DIA SEU MAL”

Lembre-se de quem realmente você é e de sua real força, não carregue um peso maior do que você pode suportar.

E então aplique isso:

a. Viva cada dia como uma unidade, com seus problemas e suas bênçãos

ILUSTRAÇÃO: quando soubemos do diagnóstico do nosso filho Lael, os profissionais nos passaram o que poderíamos enfrentar dali pra frente. Diante daquelas informações nós tínhamos dois caminhos: ou nos angustiaríamos com todas aquelas possibilidades, sofrendo de antemão por coisas que não sabíamos se realmente aconteceriam, ou viveríamos um dia de cada vez, como um presente, como um privilégio, e enfrentaríamos as dificuldades no dia em que elas surgissem.

b. Enfrente as lutas e prove os livramentos de cada dia, essas coisas sempre andarão juntas

1 Coríntios 10.13 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

c.  Aprenda a andar com Deus dia a dia

A Bíblia nos ensina a confiar ao Senhor o nosso amanhã

Filipenses 1.6 “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará (completará) até o dia de Cristo”.

Confiamos que nossa salvação será completa, Deus não deixará a obra acabada

João 11.26 “E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca irá morrer. Crês tu isto?

Confiamos em Cristo quanto a nossa futura ressurreição.

João 14.2 “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar”.

Confiamos em Cristo quanto a nossa futura morada celestial.

APLICAÇÃO: todas estas promessas são boas e maravilhosas; todo crente deve descansar nelas e esperar no seu Senhor.

Mas a Bíblia também nos ensina a confiar no Senhor hoje

Mateus 6.11 “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”

A confiança que o Senhor nos suprirá hoje o que necessitamos.

Lamentações 3.22,23 “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade”.

APLICAÇÃO: aproveite cada dia para conhecer seu Deus.

CONCLUSÃO:

Você precisa de uma razão para fazer isso?

Efésios 5.16 “Remindo o tempo; porquanto os dias são maus”.

 

 

Comentários