A RESPOSTA DE DEUS AS MAIS IMPROVÁVEIS ORAÇÕES

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

29\12\2024

TÍTULO

A RESPOSTA DE DEUS AS MAIS IMPROVÁVEIS ORAÇÕES

TEXTO

Ao observarmos o Velho Testamento uma das características destacadas quanto a oração diz respeito a convicção demonstrada por homens incrédulos, apelando a homens de Deus quando o desespero batia suas portas, a fim de implorar a Deus por socorro. Eles reconheciam na oração um instrumento de Deus a fim de socorre-los, como bem nos diz o salmista Ó tu que ouves as orações, a ti virá toda a carne(Salmo 65.2) faremos bem em observar três casos onde pessoas que estavam colhendo os frutos de seu pecado foram levadas a recorrer a oração de um justo a fim de se verem salvos de perigos que os ameaçavam.

É intrigante o caso envolvendo o povo de Israel enquanto rodeavam a terra de Edom Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil(Números 21.4,5). Esta demonstração de rebeldia ocorre logo após um voto de confiança no Senhor, quebrado diante das primeiras dificuldades do caminho em direção a Canaã. A resposta do Senhor foi dura Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel(Números 21,6). E qual foi a reação do povo obstinado e rebelde? Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo(Números 21.7). O Senhor respondeu a oração de Moisés, que fez ali uma serpente de bronze, a qual, quando os israelitas a fitavam, saravam.

Outro exemplo veterotestementário da resposta de Deus a oração de pessoas rebeldes é encontrada em um dos mais ímpios reis de Israel, Jeroboão. Em meio a idolatria proclamada pelo mau rei, o Senhor lhe envia um profeta a denunciar seus pecados, dando-lhe um sinal da veracidade de suas palavras Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará(1 Reis 13.3). A dureza do coração de Jeroboão levou-o a opor-se a palavra do Senhor, tendo grande dano Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si(verso 4). É impressionante como mesmo o mais duro coração se lembrará de Deus e clamará a seus servos diante das consequências do pecado, e foi isto que fez Jeroboão “... Roga à face do Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes(1 Reis 13.6).

Tanto os filhos de Israel quanto o mau rei revelam é um dos grandes paradoxos da nossa raça, homens malignos que acreditam firmemente na existência de Deus, reconhecendo o poder da oração e implorando aos salvos que orem por eles. É difícil para nós entendermos o significado disto e qual deve ser nossa resposta a tais fatos. Os homens de Deus do VT estavam sempre prontos a atender tais pedidos, independente da resposta daqueles que os buscavam. É maravilhoso perceber como Deus em sua bondade responde a estas orações por causas improváveis.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)