A VIDA DE JOSÉ LIÇÃO 01


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

01/01/2025

TÍTULO

A HISTÓRIA DE JOSÉ E SUAS PRECIOSAS LIÇÕES AOS SALVOS EM CRISTO

TEXTO

O atento leitor das sagradas
Escrituras encontra no livro de Gênesis a narrativa da vida de José, filho de Jacó. Os muitos acontecimentos envolvendo este personagem bíblico são melhor entendidos ao observarmos o conteúdo das  palavras finais de seu pai dirigidas a seus filhos e especialmente a José, registradas no quadragésimo nono capítulo do livro de Gênesis José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram. O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel)” (Gênesis 49.22 a 24). Faremos bem em refletir nas palavras usadas por Jacó.

Primeiramente ele reconhece que a vida de seu filho rendeu frutos que se entenderam sobre a vida de muitas outras pessoas ao dizer José é um ramo frutífero”. Ao contrário de seus irmãos, cuja vida ímpia foi se intensificando em meio a história da família, José escolheu ser um ramo frutífero junto à fonte, jamais se afastou da comunhão com Deus e de sua sabedoria bebeu constantemente. Porém, Jacó relembra que a vida de seu filho também foi marcada pela oposição de homens ímpios e de circunstâncias difíceis que moldaram fortemente o caráter de José “Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram”. É importante reconhecermos que tais circunstâncias e tentações que visavam comprometer a fidelidade de José vinham da aljava do grande flecheiro de nossa alma, satanás.

As palavras de Jacó relembram também a formidável resiliência encontrada em José O seu arco, porém, susteve-se no forte”. Ele resistiu aos ataques lançados sobre ele, tomou seu arco e lançou suas próprias flechas de volta. Seus inimigos atacavam com flechas de ódio, ele contra-atacava com flechas de virtudes e graças que lhe foram concedidas pelo Senhor. A forma como José utilizava seu arco é relembrada por seu pai e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó”. Assim como um pai ensina seu filho a fazer uso do arco, Deus mesmo colocou seus braços sobre os de José o capacitando a retesar seu arco e atirar suas flechas de paciência e amor. Como o Senhor fez isso? Incutindo em José  a profunda convicção de que todas as suas promessas eram fiéis e verdadeiras. Foi desta forma que José se tornou um alicerce para seu povo, ele se tornou o pastor e pedra segura de seu povo, uma figura singular de Jesus Cristo, como bem relembra Jacó ao dizer de onde é o pastor e a pedra de Israel”

O que aprendemos com a vida de José? Primeiramente, sua vida é uma constante fonte de encorajamento aqueles que também enfrentam pessoas e circunstancias que os pressionam a comprometer nossa fé. A mensagem de José a tais pessoas é clara: olhem para as promessas de Deus e sejam fortalecidos por ela. Da mesma forma a vida de José nos ajuda a perceber que as promessas de Deus são totalmente dignas de confiança. Sua vida é um modelo de como viver fundamentado na Palavra de Deus, sua história é uma prova da confiabilidade na Palavra de Deus e no Deus da palavra. Penso que muitos de nós, salvos em Cristo que vivem este período de provas e tentações, certamente encontrarão em José um fiel companheiro de caminhada que muito nos ajudará a vencer os dardos inflamados do maligno.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)