A VIDA DE JOSÉ LIÇÃO 02


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

02/01/2025

TÍTULO

A HISTÓRIA DE JOSÉ E SUAS PRECIOSAS LIÇÕES AOS SALVOS EM CRISTO: PESSOAS E CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS NA VIDA DO JOVEM JOSÉ

TEXTO

Como bem lembrado por Jacó, a vida de seu filho José foi marcada pela ação de flecheiros cruéis, “Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram (Gênesis 49.23). Não nos deve surpreender que algumas das mais dolorosas flechas atiradas contra José tenham vindo de seus próprios irmãos, que o flecharam com setas de ódio, ressentimento, inveja e crueldade.

Ao observar a narrativa de Gênesis, infelizmente somos levados a reconhecer que a raiz deste ódio foi introduzido na família pelo próprio patriarca Jacó, ao demonstrar se u favoritismo entre seus filhos E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente” (Gênesis 37.3,4). Este quadro era agravado pela vida ímpia praticada pelos irmãos de José, fato que era relatado por ele a seu pai ... Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai” (Gênesis 37.2). O declínio espiritual da família de Jacó era evidente, e no livro de Gênesis encontramos abundantes relatos de suas praticas ímpias. Simeão e Levi se vingaram do abuso contra sua irmã Diná matando os homens de uma cidade inteira, Rúben o filho mais velho de Jacó, cometeu imoralidade com uma das concubinas de seu pai, Judá casou-se com uma cananéia. Em meio a esta condição, Deus revelou a José em sonhos que Ele o usaria para trazer a família de volta a fé nas promessas de Deus, e isso trouxe desconforto a seus irmãos Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras” (Gênesis 37.8).

Os irmãos de José certamente entenderam que aqueles sonhos revelavam a eles a forma como Deus via suas vidas, a possibilidade de José vir a reinar sobre eles implicava que teriam de se submeter a retidão que José vivia e ao abandono de suas práticas pecaminosas. Por isso trataram de se livrar desta possibilidade, sem José não haveria o cumprimento daqueles sonhos. Seu ressentimento e inveja os levaram a agir a fim de livrar-se desta ameaça E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem. E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!” (Gênesis 37.18,19). Em um primeiro momento decidiram mata-lo, depois acharam melhor vende-lo para mercadores que viajavam para o Egito. Dissimulam seu crime molhando a túnica de José com sangue e deixaram que seu pai pensasse que José foi morto por um animal selvagem. Nem mesmo o profundo luto de seu pai os comoveu a refletirem sobre o que haviam feito.

O que esta terrível narrativa tem a nos ensinar? Primeiramente, seja fiel ao Senhor mesmo quando a vida das pessoas ao seu redor se tornar deteriorada e fora da vontade de Deus. Da mesma forma, jamais se surpreenda com as flechas atiradas contra você por aqueles que reprovam sua conduta, José ousou agir diferente de seus irmãos, isso fez dele um alvo. Finalmente, não espere ser compreendido por aqueles a quem Deus lhe enviou a servir, pois nem mesmo nosso Mestre o foi.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)