A VIDA DE JOSÉ LIÇÃO 06


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

06/01/2025

TÍTULO

A HISTÓRIA DE JOSÉ E SUAS PRECIOSAS LIÇÕES AOS SALVOS EM CRISTO: É PRECISO HAVER ALGO CONSTANTE EM MEIO AS TEMPESTADES DA VIDA

TEXTO

Ao focar nossa atenção a narrativa dos acontecimentos que se deram com José em sua vida, somos levados a reconhecer as profundas oscilações pela qual passou: de membro da família que recebeu de Deus a promessa de descendência e território a escravo em terra estranha; de escravo na casa de Potifar a administrador dos bens deste; de administrador a prisioneiro; de prisioneiro a conselheiro de Faraó. Quantos altos e baixos José viveu.

As condições de vida de José sofreram grandes oscilações, como vimos, porém uma questão manteve-se constante em todo tempo: José priorizou Deus e a sua vontade em todo tempo: ele priorizou a vontade de Deus enquanto vivia em meio a decadência espiritual de sua família, ele priorizou a vontade de Deus enquanto viveu na casa de Potifar, e assim resistiu as tentações, ele priorizou a vontade de Deus enquanto esteve na prisão, não deixando-se amargurar pelas condições adversas, ele priorizou a vontade de Deus quando foi alçado à segundo homem mais poderoso no Egito. È interessante que, quando seus filhos nasceram no Egito, José fez questão de registrar isto ao escolher os nomes deles E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José o nome do primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao nome do segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição”.

Isso nos ensina que, em toda experiência de José está constante jamais mudou: sua prioridade sempre foi Deus. É visível como José jamais se desviou do fato que Deus tem um plano mais amplo do que ele podia enxergar, de forma que as muitas e diferentes circunstancias que enfrentou não mudaram sua convicção. Ele sabia da promessa de Deus em relação a sua família e manteve-se firme pela fé mesmo quando sua família decaía espiritualmente, manteve sua convicção mesmo quando foi vendido como escravo e seu futuro parecia incertp e, mesmo quando esteve na prisão injustamente, isso não alterou sua confiança. Há uma questão central que precisamos compreender se desejamos aplicar esta verdade a nossa vida: a prioridade de José não mudou quando a prosperidade chegou, José priorizou a vontade de Deus nos tempos difíceis e continuou a prioriza-la quando vieram os tempos de prosperidade.

 

Infelizmente muitos de nós pensam que é mais fácil ser fiel a Deus em tempos prósperos do que em tempos difíceis, mas a realidade mostra o contrário. Muitos crentes que eram fiéis em tempos de adversidade acabaram por apostatar da fé quando viveram tempos de prosperidade, e a causa disto é que a prosperidade tem o poder de intoxicar a alma, de se tornar um peso e trazer confusão a nossas prioridades. José não permitiu que isto acontecesse, ele foi fiel na adversidade e permaneceu fiel na prosperidade. As circunstancias não determinavam a felicidade dele, mas sim sua fé inabalável de que Deus estava no pleno controle destas circunstancias. José vivia para Deus em qualquer circunstância, boa ou má. 

Quão necessário é que os filhos de Deus hoje aprendam esta preciosa lição, como bem nos ensina o apóstolo Paulo Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor   (1 Coríntios 15.58).

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)