A VIDA DE JOSÉ LIÇÃO 07


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

07/01/2025

TÍTULO

A HISTÓRIA DE JOSÉ E SUAS PRECIOSAS LIÇÕES AOS SALVOS EM CRISTO: PRIORIZE A VONTADE DE DEUS

TEXTO

Os muitos acontecimentos e oscilações na vida de José poderiam ter lhe amargurado a alma e enfraquecido sua confiança no caráter de Deus. Porém o que vemos na narrativa de Gênesis é bem diferente, as provações e tentações não foram capazes de enfraquecer a firme convicção de José. Há uma verdade compreendida por ele e que faremos bem em aplica-la também a nós.

José compreendeu que o plano de Deus era mais abrangente que sua própria vida. Esse plano visava trazer o povo escolhido a uma comunhão e obediência a Deus e torna-los uma grande nação, e os quatrocentos anos que eles passaram no Egito serviram também para este propósito, fortalecer a nação de Israel. É maravilhoso perceber como José foi aquele que Deus enviou à frente da nação, a fim de preparar o caminho, ser vendido como escravo foi a maneira que Deus usou para envia-lo até lá, ser mandado injustamente para a prisão foi a maneira que Deus usou para colocá-lo em contato com o copeiro de Faraó e abrir as portas para que ele comparecesse diante dele. Em tudo isso as circunstancias favoreceram o cumprimento do plano de Deus, porém a forma como estas questões se aplicam a cada salvo são diversas.

Perceba como José começou sua vida como humilde pastor de ovelhas em Canaã e terminou seus dias próspero no palácio de Faraó, diferente de Moisés, que começou sua vida cercado da prosperidade no palácio de Faraó e terminou seus dias as portas de Canaã. Um começou na prosperidade e terminou em uma jornada sofrida e difícil, outro começou em uma jornada amarga e terminou na prosperidade. O local onde uma pessoa nasce, as circunstancias de sua vida, os acontecimentos inexplicáveis que se dão com ela, nada disto está fora do grande plano de Deus, por isso o que aprendemos com José é que devemos aceitar sem desconfiança o plano de Deus e as circunstâncias que o envolvem. José não somente cria que Deus tinha um plano para sua família e descendência como ele aceitou prontamente que as circunstancias que enfrentava estavam de acordo com este plano perfeito de Deus. Foi assim que ele reagiu as circunstancias difíceis, usando as mais diferentes circunstancias para glorificar o nome de Deus. Como ele fez isso? Testemunhando as pessoas ao seu redor que Deus existe e que age em sua vida. Vemos com isso que o erro de muitos salvos é orar para que Deus mude as circunstancias, ao invés de pedir que os capacite a glorifica-lo em qualquer circunstância.

Você reconhece as  razões pelas quais devemos dar a Deus a prioridade em nossa história? Primeiramente foi Deus quem nos criou, pertencemos a Ele, é Ele que nos sustenta e abençoa, não temos porque duvidar de sua bondade. Da mesma forma, é ordem de Deus que lhe demos prioridade, Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).

Porém, como colocar isto em prática? Ao invés de determinar isto como algo geral em sua vida, determine agir assim em cada circunstancia em particular. Comece pelas pequenas coisas e siga esta orientação em cada circunstância. Conforme você aprender a andar assim, verá que suas orações tomarão outro rumo, ao invés de pedir que Deus tire determinadas circunstancias de sua vida, você pedirá que Deus o ensine a usa-las para a sua glória. Reconheça que a vitória é algo que ocorre diariamente, passo a passo.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)