A VIDA DE JOSÉ LIÇÃO 08
DEVOCIONAL DIÁRIO
DATA
08/01/2025
TÍTULO
A HISTÓRIA DE JOSÉ E SUAS PRECIOSAS LIÇÕES AOS SALVOS EM CRISTO: A ATITUDE DE JOSÉ PARA COM SEUS IRMÃOS
TEXTO
Após ser posto por Faraó como administrador do Egito, vieram os sete anos de prosperidade que José havia anunciado. Depois destes, sete anos de fome cruel e severa. Esta fome estendeu-se além dos limites do Egito, chegando a Canaã, onde estava a família de José. Ele sabia que seria uma questão de tempo e seus irmãos viriam ao Egito em busca de alimento.
Então chegou o dia, e José encontrou seus irmãos, “Assim, entre os que iam lá foram os filhos de Israel para comprar, porque havia fome na terra de Canaã. José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra” (Gênesis 42.5,6). O que passou pela mente de José ao encontrar seus irmãos? Os sonhos de infância. Ele andara pela fé durante todos aqueles anos, e agora via aquela profecia se cumprir diante de seus olhos. Diferente daqueles dias em Canaã, agora José tinha seus irmãos a sua mercê, com poder para fazer o que bem entender com eles. A oportunidade de vingar-se estava em suas mãos. Ele poderia fazer deles escravos ou simplesmente condena-los a morte, não permitindo que adquirissem mantimentos. Se José houvesse exercido vingança contra seus irmãos, quem o acusaria? Porém isto não tinha lugar no coração de José, como nos diz Moisés em sua narrativa “Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra” (Gênesis 42.9). Ao argumentarem que eram irmãos< José exigiu a presença do mais novo deles “Nisto sereis provados; pela vida de Faraó, não saireis daqui senão quando vosso irmão mais novo vier aqui” (Gênesis 42.15). Quando seus irmãos voltaram segunda vez, José os despediu escondendo sua taça entre a bagagem do irmão mais novo “E DEU ordem ao que estava sobre a sua casa, dizendo: Enche de mantimento os sacos destes homens, quanto puderem levar, e põe o dinheiro de cada um na boca do seu saco. E o meu copo, o copo de prata, porás na boca do saco do mais novo, com o dinheiro do seu trigo. E fez conforme a palavra que José tinha dito” (Gênesis 44.1,2).
Porque José agiu assim? Toda esta ação se parece como uma vingança? Em um primeiro momento sim, porém vemos que ele tinha um propósito maior por detrás disto. Esse comportamento de José visava levar seus irmãos a reconhecerem seu pecado, arrependerem-se e andarem de acordo com a retidão exigida por Deus. José recriou a mesma circunstância de anos atrás, quando o abandonaram a própria sorte, o vendendo a mercadores. Para eles seria simples resolver aquela questão, bastava esquecer Simeão, talvez mentir a Jacó que ele morreu pelo caminho. Porém desta vez eles retornam a Canaã e voltam ao Egito levando Benjamim consigo. Após serem recebidos por José e comprarem mais mantimentos, retornam à sua terra, porém são surpreendidos pelos servos de José, que mandara colocar seu copo na bagagem de Benjamim. Novamente a mesma circunstância, bastava deixar o outro filho de Raquel para trás e poderiam retornar para casa.
Você já percebeu a forma como Deus nos faz enfrentar e vencer nossas fraquezas? Quantas vezes o Senhor nos leva a enfrentarmos uma mesma circunstância onde fomos vencidos a fim de nos ensinar e transformar.
Comentários
Postar um comentário