Sermão A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS
TEMA
VIDA ESPIRITUAL; VITÓRIA NAS LUTAS
TÍTULO
A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS
TEXTO
HEBREUS 4.16 “Cheguemos,
pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia
e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.
INTRODUÇÃO
1. O AUTOR DA CARTA AOS HEBREUS INTRODUZ
O ASSUNTO
Hebreus 3.1 “Por isso, irmãos santos, participantes da
vocação celestial, considerai a Cristo Jesus, apóstolo e sumo sacerdote da
nossa confissão”.
“Por isso”, pelas qualidades únicas de Jesus Cristo para
interceder por nossa fraquezas. Jesus é maior que Moisés, que os anjos e que o
antigos sumo sacerdotes.
“considerai a Cristo Jesus”, fixe os seus olhos em Jesus Cristo, coloque
nele toda a sua atenção.
“apóstolo”, o
enviado de Deus, investido de plena autoridade
“sumo sacerdote”, que intercede por seu povo junto a Deus.
APLICAÇÃO: A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS PARTE DESTE
PONTO: O TEMPO TODO NOSSOS OLHOS PRECISAM ESTAR FIXADOS EM JESUS CRISTO.
2. O PECADO QUE AFASTA OS HOMENS DAS
BENÇÃOS DE DEUS
Procurando traze-los as
bênçãos de Deus em Cristo o autor usa o exemplo do repouso prometido por Deus
ao povo de Israel e a razão porque tantos deles não chegaram a terra prometida.
Ao livrar Israel da
escravidão no Egito, Deus lhes prometeu um lugar de descanso, porém a
incredulidade os impediu de entrarem.
Hebreus 3.17 a 19 “Mas com quem se indignou por quarenta
anos? Não foi porventura
com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que
não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E
vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade”.
E
a consequência desta incredulidade
Hebreus
3.11 “Assim jurei na minha ira que não entrarão no
meu repouso”.
APLICAÇÃO: A INCREDULIDADE É O MAIS DANOSO DOS PECADOS, E SUA
CONSEQUÊNCIA A MAIS GRAVE QUE UM HOMEM PODE PROVAR.
3. A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS
FRAQUEZAS
As pessoas a quem o autor
escreve viveram em um tempo de lutas e perseguições, muitas delas foram mortas
por não negarem sua fé. O Senhor oferece um lugar de descanso e ajuda a essas
pessoas.
Hebreus 4.9 “Portanto,
ainda resta um repouso para o povo de Deus”.
A expressão repouso aqui aponta para um lugar de
descanso e de suprimento das necessidades, porém vai além ao usá-lo como figura
da salvação e do bem estar espiritual encontrados em Jesus Cristo.
Hebreus 4.14,15 “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus,
Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. PORQUE
NÃO TEMOS UM SUMO SACERDOTE QUE NÃO POSSA COMPADECER-SE DAS NOSSAS FRAQUEZAS;
porém, um que, como
nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.
APLICAÇÃO: A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS É
A INTERCESSÃO DE JESUS CRISTO POR NÓS.
PROPOSIÇÃO
ENCORAJAR OS CRISTÃOS A
USAREM A INTERCESSÃO DE CRISTO POR ELES COM CONFIANÇA.
DEUS DESEJA QUE HOMENS
PECAMINOSOS SE APROXIMEM DELE ATRAVÉS DO SEU SUMO SACERDOTE, JESUS CRISTO.
I)
O
CONVITE A ENTRAR NO DESCANSO DE DEUS
“Cheguemos, pois, com
confiança ao trono da graça”
a. Onde entrar: “ao trono da graça”
ARGUMENTO:
a palavra “trono” na Bíblia remete a
um lugar de glória e autoridade. É normal que as pessoas se sintam apreensivas
diante da expectativa de encontrar-se diante de um trono, porém não é isso o
que acontece diante deste trono.
Todos os homens estão
debaixo de um reinado
1. O REINADO DA MORTE E DO PECADO
a.
O reino da morte é universal
Romanos 5.12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a
morte, assim também A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS por isso que todos
pecaram”.
b.
O reino da morte não exclui ninguém
Romanos 5.14,17 “No entanto, A MORTE REINOU desde Adão
até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da
transgressão de Adão...”
O pecado de Adão foi consciente do que ele estava fazendo, o mesmo não
pode ser dito de crianças que morrem no mesmo dia em que nascem ou de pessoas
que são incapazes de discernir o certo do errado, porém todos estes morrem, e
isto é prova de que o reino da morte não exclui ninguém.
c.
A partir do pecado de Adão o reino da morte
passou a ser o senhor deste mundo.
Romanos 5.17 “Porque, se pela ofensa de um só, A MORTE REINOU por esse”.
Nenhuma pessoa deste mundo pode escapar deste reinado, todos estão
debaixo dele.
d.
A consequência de se servir ao reino da morte
Romanos 6.20,21 “Porque,
quando éreis SERVOS DO PECADO, estáveis livres da justiça. E
que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim
delas é a morte”.
No
reino da morte o pecado é o senhor e a morte o fim que ele concede a seus
súditos.
e. A derrota do reino
da morte
1
Coríntios 15.54 “E,
quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é
mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está
escrita: Tragada foi a morte na vitória”.
O reino da morte e do pecado foi vencido por Cristo na cruz, e será
definitivamente vencido quando os crentes forem arrebatados.
2. O REINADO DA GRAÇA DE DEUS
Romanos 5.21 “Para que, assim como o pecado reinou na
morte, também a GRAÇA REINASSE pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo
nosso Senhor”.
a. O princípio do reinado da graça
João 1.17 “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus
Cristo”.
b. O reino da graça é muito mais poderoso que o
reino do pecado
Romanos 5.20 “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse;
mas, onde o pecado abundou, SUPERABUNDOU A GRAÇA”.
c.
O reino da graça concede salvação
Efésios 2.8 “PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, por meio da fé; e isto não vem de
vós, é dom de Deus”.
d. A reino da graça concede justificação
Romanos 3.24 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há
em Cristo Jesus”.
A principal característica do reino da graça é a justiça. E a plena
justiça foi obtida na cruz por Jesus Cristo.
APLICAÇÃO:
A Bíblia refere-se diversas vezes ao trono de Deus
Isaías 6.1 “NO ano em que
morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime
trono”.
O trono de Deus é identificado como m lugar de glória e majestade.
O trono da graça não é mencionado em nenhum outro lugar das Escrituras.
Este é o mesmo trono de Deus, porém a partir do momento em que Jesus
Cristo, nosso intercessor nele se assento, este trono passou a ser nosso trono
da graça.
Não um trono de juízo e condenação, mas um trono de graça.
No Velho Testamento apenas um homem por ano poda adentrar a presença de
Deus no Templo, hoje Deus chama homens pecadores a sua presença.
b. Como entrar: “com confiança”
Todo homem pecador
temeria por fazer isso, aproximar-se de Deus e buscar ajuda, porém o fato de Jesus
estar assentado sobre o trono nos dá confiança.
Hebreus 10.19 “Tendo, pois, irmãos, ousadia para
entrar no santuário, pelo sangue de Jesus”.
O retrato nos apresentado na parábola do filho pródigo
O filho teve plena confiança de buscar o pai, mesmo depois de todas as
tolices que cometeu.
Lucas 15.17 a 19 “E,
tornando em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e
eu aqui pereço de fome. Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei:
Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho...”.
c. O convite está aberto: “Cheguemos”
O homem em pecado se
afastou tremendamente de Deus, e agora é convidado a se aproximar novamente.
Temos uma certeza neste
convite
Lucas 15.20 “E, levantando-se, foi para seu pai; e,
quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e,
correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou”.
II)
O
QUE ENCONTRAMOS NO TRONO DA GRAÇA
“para que possamos
ALCANÇAR MISERICÓRDIA e ACHAR GRAÇA”
Esse duplo objetivo
corresponde a duas necessidades em nossa vida espiritual
Carecemos de misericórdia
para as faltas passadas e de graça para as necessidades presentes e futuras.
a. Misericórdia
A misericórdia é o ato de
tratar um ofensor com menos rigor do que ele merece.
Também a idéia de aliviar
o sofrimento, inteiramente a parte do mérito pessoal.
Mateus 9.35,36 “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias,
ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas
as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas,
porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor”.
Jesus não questiona quem
são essas pessoas, ele age para minorar seu sofrimento
Mateus 11.28,29 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e
oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim,
que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas
almas”.
Salmo 103.10,11 “Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou
segundo as nossas iniquidades. Pois assim como
o céu está elevado acima da terra, assim é
grande a sua misericórdia para com os que o temem”.
b. Graça
A graça de Deus é o
supremo senhor baixando-se e estendendo a mão e fim de tocar a nossa
insignificância.
A graça é o amor que
ultrapassa tudo o que se pode exigir do amor. É o amor que, após cumprir todas
as suas obrigações, vai ainda além.
1 Coríntios 1.26 a 29
III)
O
SOCORRO DE DEUS EM NOSSAS FRAQUEZAS
“a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.
1.
A
provisão de Deus para à solução de nossos problemas.
1 Coríntios 10:13 “Não
veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará
tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que
a possais suportar”.
“tentação”
significa teste, pode ou
não ser para a prática do mal.
Pode indicar um teste
difícil, um período de dificuldade.
“senão humana”
Todos os nossos problemas
estão no nível humano, são comuns a todas as outras pessoas.
Não são algo
extraordinário ou avassalador
Desde o início da raça
humana todos os seres humanos passam por estes problemas, não é algo novo.
Se vem desta ou daquela
fonte, continuam sendo problemas humanos.
“Deus é fiel”
Deus tem absoluto
controle sobre todas as coisas, inclusive aquilo que nos aflige.
Ex. das tentações de Jó.
Deus jamais permite algo
para nos destruir, mas todas as nossas dificuldades são nos permitidas a fim de
nos encorajar, instruir e aprimorar.
“o qual não deixará que sejais
tentados acima do que podeis”
Deus já nos concedeu o
poder para resistir e vencer.
Talvez você não saiba
usar o poder que Deus concedeu, mas ele está a seu dispor.
Por isso a importância da
vida de Jesus:
Hebreus 2:18 “Porque
naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são
tentados”.
Hebreus 4:15 “Porque
não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas;
porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.
“com a tentação dará também o
escape”
Aqui está a grande
provisão de Deus para nossos problemas.
O crente não precisa
desviar dos problemas sem trata-los, não precisa abandonar seu alvo por causa
dos problemas, não precisa dar meia volta dizendo “eu desisto”.
Em todas as
circunstâncias Deus providencia a solução, Ele é fiel e esta é a sua promessa.
CONCLUSÃO:
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