Sermão A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS

 TEMA

VIDA ESPIRITUAL; VITÓRIA NAS LUTAS

TÍTULO

A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS

TEXTO

HEBREUS 4.16 “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

INTRODUÇÃO

1.      O AUTOR DA CARTA AOS HEBREUS INTRODUZ O ASSUNTO

Hebreus 3.1 “Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Cristo Jesus, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão”.

“Por isso”, pelas qualidades únicas de Jesus Cristo para interceder por nossa fraquezas. Jesus é maior que Moisés, que os anjos e que o antigos sumo sacerdotes.

considerai a Cristo Jesus”, fixe os seus olhos em Jesus Cristo, coloque nele toda a sua atenção.

“apóstolo”, o enviado de Deus, investido de plena autoridade

“sumo sacerdote”, que intercede por seu povo junto a Deus.

APLICAÇÃO: A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS PARTE DESTE PONTO: O TEMPO TODO NOSSOS OLHOS PRECISAM ESTAR FIXADOS EM JESUS CRISTO.

2.      O PECADO QUE AFASTA OS HOMENS DAS BENÇÃOS DE DEUS

Procurando traze-los as bênçãos de Deus em Cristo o autor usa o exemplo do repouso prometido por Deus ao povo de Israel e a razão porque tantos deles não chegaram a terra prometida.

Ao livrar Israel da escravidão no Egito, Deus lhes prometeu um lugar de descanso, porém a incredulidade os impediu de entrarem.

Hebreus 3.17 a 19 Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade”.

E a consequência desta incredulidade

Hebreus 3.11 Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso”.

APLICAÇÃO: A INCREDULIDADE É O MAIS DANOSO DOS PECADOS, E SUA CONSEQUÊNCIA A MAIS GRAVE QUE UM HOMEM PODE PROVAR.

3.      A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS

As pessoas a quem o autor escreve viveram em um tempo de lutas e perseguições, muitas delas foram mortas por não negarem sua fé. O Senhor oferece um lugar de descanso e ajuda a essas pessoas.

Hebreus 4.9 “Portanto, ainda resta um repouso para o povo de Deus”.

A expressão repouso aqui aponta para um lugar de descanso e de suprimento das necessidades, porém vai além ao usá-lo como figura da salvação e do bem estar espiritual encontrados em Jesus Cristo.

Hebreus 4.14,15 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. PORQUE NÃO TEMOS UM SUMO SACERDOTE QUE NÃO POSSA COMPADECER-SE DAS NOSSAS FRAQUEZAS; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.

APLICAÇÃO: A SOLUÇÃO DE DEUS PARA NOSSAS FRAQUEZAS É A INTERCESSÃO DE JESUS CRISTO POR NÓS.

PROPOSIÇÃO

ENCORAJAR OS CRISTÃOS A USAREM A INTERCESSÃO DE CRISTO POR ELES COM CONFIANÇA.

DEUS DESEJA QUE HOMENS PECAMINOSOS SE APROXIMEM DELE ATRAVÉS DO SEU SUMO SACERDOTE, JESUS CRISTO.

I)                  O CONVITE A ENTRAR NO DESCANSO DE DEUS

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça”

a.      Onde entrar: “ao trono da graça”

ARGUMENTO: a palavra “trono” na Bíblia remete a um lugar de glória e autoridade. É normal que as pessoas se sintam apreensivas diante da expectativa de encontrar-se diante de um trono, porém não é isso o que acontece diante deste trono.

Todos os homens estão debaixo de um reinado

1.      O REINADO DA MORTE E DO PECADO

a.    O reino da morte é universal

Romanos 5.12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS por isso que todos pecaram”.

b.    O reino da morte não exclui ninguém

Romanos 5.14,17 No entanto, A MORTE REINOU desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão...”

O pecado de Adão foi consciente do que ele estava fazendo, o mesmo não pode ser dito de crianças que morrem no mesmo dia em que nascem ou de pessoas que são incapazes de discernir o certo do errado, porém todos estes morrem, e isto é prova de que o reino da morte não exclui ninguém.

c.    A partir do pecado de Adão o reino da morte passou a ser o senhor deste mundo.

Romanos 5.17 “Porque, se pela ofensa de um só, A MORTE REINOU por esse”.

Nenhuma pessoa deste mundo pode escapar deste reinado, todos estão debaixo dele.

d.    A consequência de se servir ao reino da morte

Romanos 6.20,21 Porque, quando éreis SERVOS DO PECADO, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte”.

No reino da morte o pecado é o senhor e a morte o fim que ele concede a seus súditos.

e.    A derrota do reino da morte

1 Coríntios 15.54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

O reino da morte e do pecado foi vencido por Cristo na cruz, e será definitivamente vencido quando os crentes forem arrebatados.

2.      O REINADO DA GRAÇA DE DEUS

Romanos 5.21 “Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a GRAÇA REINASSE pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”.

a.    O princípio do reinado da graça

João 1.17 “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”.

b.    O reino da graça é muito mais poderoso que o reino do pecado

Romanos 5.20Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, SUPERABUNDOU A GRAÇA”.

c.     O reino da graça concede salvação

Efésios 2.8 “PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.

d.    A reino da graça concede justificação

Romanos 3.24 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”.

A principal característica do reino da graça é a justiça. E a plena justiça foi obtida na cruz por Jesus Cristo.

APLICAÇÃO:

A Bíblia refere-se diversas vezes ao trono de Deus

Isaías 6.1 NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”.

O trono de Deus é identificado como m lugar de glória e majestade.

O trono da graça não é mencionado em nenhum outro lugar das Escrituras.

Este é o mesmo trono de Deus, porém a partir do momento em que Jesus Cristo, nosso intercessor nele se assento, este trono passou a ser nosso trono da graça.

Não um trono de juízo e condenação, mas um trono de graça.

No Velho Testamento apenas um homem por ano poda adentrar a presença de Deus no Templo, hoje Deus chama homens pecadores a sua presença.

b.      Como entrar: “com confiança”

Todo homem pecador temeria por fazer isso, aproximar-se de Deus e buscar ajuda, porém o fato de Jesus estar assentado sobre o trono nos dá confiança.

Hebreus 10.19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus”.

O retrato nos apresentado na parábola do filho pródigo

O filho teve plena confiança de buscar o pai, mesmo depois de todas as tolices que cometeu.

Lucas 15.17 a 19 E, tornando em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome. Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho...”.

c.       O convite está aberto: “Cheguemos”

O homem em pecado se afastou tremendamente de Deus, e agora é convidado a se aproximar novamente.

Temos uma certeza neste convite

Lucas 15.20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou”.

 

II)               O QUE ENCONTRAMOS NO TRONO DA GRAÇA

“para que possamos ALCANÇAR MISERICÓRDIA e ACHAR GRAÇA”

Esse duplo objetivo corresponde a duas necessidades em nossa vida espiritual

Carecemos de misericórdia para as faltas passadas e de graça para as necessidades presentes e futuras.

a.      Misericórdia

A misericórdia é o ato de tratar um ofensor com menos rigor do que ele merece.

Também a idéia de aliviar o sofrimento, inteiramente a parte do mérito pessoal.

Mateus 9.35,36 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor”.

Jesus não questiona quem são essas pessoas, ele age para minorar seu sofrimento

Mateus 11.28,29 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”.

Salmo 103.10,11Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem”.

 

b.      Graça

A graça de Deus é o supremo senhor baixando-se e estendendo a mão e fim de tocar a nossa insignificância.

A graça é o amor que ultrapassa tudo o que se pode exigir do amor. É o amor que, após cumprir todas as suas obrigações, vai ainda além.

1 Coríntios 1.26 a 29

III)            O SOCORRO DE DEUS EM NOSSAS FRAQUEZAS

a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

1.      A provisão de Deus para à solução de nossos problemas.

1 Coríntios 10:13 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.

tentação

significa teste, pode ou não ser para a prática do mal.

Pode indicar um teste difícil, um período de dificuldade.

senão humana

Todos os nossos problemas estão no nível humano, são comuns a todas as outras pessoas.

Não são algo extraordinário ou avassalador

Desde o início da raça humana todos os seres humanos passam por estes problemas, não é algo novo.

Se vem desta ou daquela fonte, continuam sendo problemas humanos.

Deus é fiel

Deus tem absoluto controle sobre todas as coisas, inclusive aquilo que nos aflige.

Ex. das tentações de Jó.

Deus jamais permite algo para nos destruir, mas todas as nossas dificuldades são nos permitidas a fim de nos encorajar, instruir e aprimorar.

o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis”

Deus já nos concedeu o poder para resistir e vencer.

Talvez você não saiba usar o poder que Deus concedeu, mas ele está a seu dispor.

Por isso a importância da vida de Jesus:

Hebreus 2:18 “Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados”.

Hebreus 4:15 “Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.

com a tentação dará também o escape”

Aqui está a grande provisão de Deus para nossos problemas.

O crente não precisa desviar dos problemas sem trata-los, não precisa abandonar seu alvo por causa dos problemas, não precisa dar meia volta dizendo “eu desisto”.

Em todas as circunstâncias Deus providencia a solução, Ele é fiel e esta é a sua promessa.

 

CONCLUSÃO:

 

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