Devocional 25\09\2020 O HOMEM MAIS PODEROSO DO MUNDO

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

25\09\2020

TÍTULO

O HOMEM MAIS PODEROSO DO MUNDO

TEXTO

No evangelho segundo Mateus capítulo 9 lemos

1. E, ENTRANDO no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama.

2. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.

3. E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.

4. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?

5. Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?

6. Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

7. E, levantando-se, foi para sua casa.

8. E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens.

Esta incrível narrativa nos fornece um vislumbre da perfeita obra redentora realizada por Jesus Cristo na cruz e da certeza de que suas promessas serão cumpridas.

Comecemos por entender a razão por que Jesus tratou primeiro dos pecados daquele homem paralítico para somente depois tratar de sua enfermidade. Este fato se tornará claro para nós se entendermos que todas as coisas possuem causa e efeito. A morte, deformações e enfermidades provadas pelo ser humano são efeito da entrada do pecado na raça humana. Em romanos capítulo 5 o apóstolo Paulo nos diz Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens”. Desde então a morte passou a agir no corpo humano, permitindo enfermidades e anomalias, até que a pena estabelecida por Deus se cumpra “porquanto és pó e em pó te tornarás”. Não havendo nesta vida a reconciliação com Deus por meio de seu Filho, a morte sela a condenação eterna do ser humano. Ao tratar da causa dos males deste paralítico, Jesus foi reprovado pelos fariseus, pois quem era ele para perdoar pecados? É então que Jesus trata dos efeitos do pecado no corpo daquele homem, lhe restaurando a capacidade de locomover-se livremente. Tratar do efeito comprovou que Jesus realmente possuía autoridade para tratar da causa.

Da mesma forma Jesus Cristo age em todos aqueles que o reconhecem como seu salvador. Possivelmente a maior parte das pessoas desejaria que Jesus tratasse primeiro dos efeitos do pecado, afastando a morte e a enfermidade, porém não é esse seu modo de agir. Primeiro Jesus trata da causa de nossos males, nos concedendo o perdão e nos ensinando a viver para a glória de Deus. Sua promessa de livramento dos efeitos do pecado será cumprida quando do arrebatamento dos salvos “E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

 Somente o homem mais poderoso do mundo poderia fazer tal obra. Nos unimos a multidão que naquele dia comtemplou esta maravilha de Jesus E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)