Devocional 02\10\2020 AOS RAPAZES E MOÇAS

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

02\10\2020

TÍTULO

AOS RAPAZES E MOÇAS

TEXTO

Este devocional é dirigido aos rapazes e moças, a seus pais e a todos aqueles que entendem que as futuras famílias ainda serão capazes de glorificar a Deus através do matrimônio e da criação de filhos nos moldes de sua sagrada palavra. A proposta é desafiadora, porém franca e bíblica: as futuras famílias que darão continuidade ao testemunho da fé neste mundo corrompido devem desde já serem preparadas para o sagrado ofício de demonstrar que o plano de Deus para a família é perfeito e insubstituível. Para que isso seja verdade, caros rapazes e moças que servem ao Senhor, seus pensamentos devem ser levados cativos a Cristo deste já. Abençoe hoje seu futuro cônjuge, mesmo que o Senhor ainda não lhe tenha apresentado a pessoa com quem você dividirá esta sagrada união.

Você deve fazer isso obedecendo o mandamento apresentado no capítulo seis da epístola aos efésios VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. Este mandamento abençoará seu futuro cônjuge na medida em que protege você da triste ilusão mundana de uma vida regida pela libertinagem e inconsequência moral que estão se tornando a regra entre os jovens desta geração. Guardar-se puro para seu cônjuge é uma virtude honrosa e digna de aprovação. Nesta mesma esfera de obediência aos pais, a prática de honrar a mãe através de uma atitude amorosa será um excelente treinamento para que o rapaz cristão aprenda a amar sua esposa da forma devida, assim como a prática da submissão a autoridade do pai como cabeça da família, ensinará a moça a como honrar seu marido cumprindo seu papel de auxiliadora idônea, não se colocando abaixo nem acima dele, mas como sendo uma só carne. Não se esqueça deste primeiro mandamento com promessa, porque ele tem o poder de abençoar em muita sua futura união.

Tão importante quanto este mandamento, caros rapazes e moças, é habituar-se a esperar no Senhor diante das provas e circunstâncias difíceis que a vida nos impõe. O casamento realmente é uma dádiva do Senhor a nós homens e mulheres, é verdade aquilo que provérbios ensina a nossos rapazes Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor”. Porém esta gloriosa dádiva encontra nas provações e lutas desta vida um poderoso inimigo pronto a combate-la. Entre as causas mais frequentes de fim do matrimônio encontram-se as crises financeiras e os problemas crônicos de saúde. Os famosos votos nupciais recitados na cerimônia de casamento não são palavras mágicas “Na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza”, você deve abençoar seu futuro cônjuge aprendendo a depender de Deus hoje, independente da circunstância que você precisar enfrentar. Ter seus pais prontos a auxilia-lo é uma dádiva do Senhor, compartilhe com eles seus medos e temores. Bem nos diz o salmista “A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo”.

Finalmente, abençoe seu futuro cônjuge orando por ele mesmo sem ainda o conhecer. Se Deus conhece cada um dos fios de cabelo de nossa cabeça, Ele deve também saber quem será seu futuro par. Dentre todas as opções, pense exclusivamente naqueles que, como você, esperam no Senhor. Prepare-se para casar-se com alguém que também já foi redimido pelo sangue do bom salvador. No tempo certo Deus lhe mostrará como foi bom esperar.

 

                                                                                        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)