Sermão AS BARREIRAS QUE IMPEDEM A SALVAÇÃO DOS HOMENS Parte 1\2

 

TEMA

SALVAÇÃO

TÍTULO

AS BARREIRAS QUE IMPEDEM A SALVAÇÃO DOS HOMENS

TEXTO

João 6.22 a 29

22. No dia seguinte, a multidão que estava do outro lado do mar, vendo que não havia ali mais do que um barquinho, a não ser aquele no qual os seus discípulos haviam entrado, e que Jesus não entrara com os seus discípulos naquele barquinho, mas que os seus discípulos tinham ido sozinhos

23. (Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças).

24. Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.

25. E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?

26. Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

27. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

28. Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?

29. Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

INTRODUÇÃO

I)                  A FALTA DE INTERESSE PELAS COISAS ESPIRITUAIS

João 6.22 a 25             a multidão busca por Jesus

João 6.26                    Jesus lhes fala sobre a razão porque o buscam

26. Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

Seu interesse era outro.

Os sinais que Jesus realizava deveriam despertar aquelas pessoas para a presença de Deus ali, mas eles só se preocupavam com suas próprias necessidades físicas.

APLICAÇÃO: Deus nos fala através de Jesus, nós não ouvíamos por estarmos preocupados apenas conosco mesmos.

Eles nem ao menos pensavam no grande sinal que haviam contemplado, a multiplicação dos pães e peixes, e sua profunda significação.

Suas mentes estavam totalmente presas as coisas deste mundo.

Eles desejavam um líder político que os libertasse do império romano, estavam presas as suas expectativas quanto aos acontecimentos que os cercavam.

Eles queriam saber como Jesus havia atravessado o lago, ele nem se importou em lhes responder.

Jesus nem mesmo lhes contou sobre o andar sobre as águas.

Ilustração: Marta e Maria

APLICAÇÃO: Deus não vai obrigar você a ter interesse pelas coisas espirituais, Ele irá trabalhar para que você perceba o que está acontecendo ao seu redor.

II)               A FALTA DE ESFORÇO PARA COM AS COISAS ESPIRITUAIS

João 6.27

27. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

Aquelas pessoas sabiam o que significava trabalhar duramente. Eles eram em sua maioria empregados dos grandes donos de terras, que lhes pagavam um valor baixo por seu serviço.

Elas se esforçavam arduamente para conseguir o pão diário, mas não se via nelas o mesmo esforço quanto as coisas espirituais.

“à qual o Filho do homem vos dará”

Eles não percebem que se buscassem lhes seria dado o que sacia a alma.

Está aqui uma grande promessa do evangelho: quantas pessoas durante anos labutam na religião sem nenhum proveito, até que seus olhos são abertos para perceber que aquilo que elas sempre buscaram está em Jesus Cristo!

APLICAÇÃO

Mateus 7.7,8

7. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

8. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)