Devocional 08\11\2020 O SEGREDO DA VIDA ABUNDANTE DE JOSÉ

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

08\11\2020                                                                                 

TÍTULO

O SEGREDO DA VIDA ABUNDANTE DE JOSÉ

TEXTO

Uma das verdades mais abençoadoras que encontramos a respeito de José, filho de Jacó, é sua constância quanto a Deus e sua vontade. Sua vida sofreu grandes oscilações, porém uma questão manteve-se constante todo tempo: José priorizou Deus nas mais diversas circunstâncias. Vemos esta prioridade ressaltada no período em que ele viveu com sua família, onde mesmo que seus irmãos demonstrassem pouco ou nenhum desejo em servir a Deus, José manteve-se fiel; levado como escravo ao Egito, José permaneceu priorizando Deus enquanto vivia sobre as ordens de Potifar, mesmo distante de sua casa e cercado por estranhos ele resistiu a tentação de ceder aos apelos da mulher de seu senhor, mesmo sofrendo grande injustiça; José permaneceu com esta mesma atitude durante o injusto aprisionamento a que foi submetido, as condições adversas da prisão não foram capazes de trazerem amargura a seu coração, e José serviu a Deus mesmo no cárcere.

Porém o momento onde encontramos a maior prova sobre a fidelidade de José a Deus possivelmente não seja em meio as tribulações e lutas pelas quais passou, mas sim no momento onde ele é alçado a uma posição de grande destaque, como descrito no capítulo 41 do livro de Gênesis “Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu”. As palavras de Faraó marcam a grande virada na vida de José, como também uma grande tentação. Como podemos saber que tão grande exaltação não fez com que José deixasse de priorizar Deus e sua vontade? No livro de Gênesis temos a narrativa do nascimento dos filhos de José no Egito E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om”. Ao primeiro filho José deu o nome de Manassés, que significa “Deus me fez esquecer todo o meu trabalho”; ao segundo filho ele clamou Efraim, que significa “Deus me fez crescer na terra da minha aflição”. José fez questão de registrar através do nome de seus filhos que Deus ocupava o primeiro lugar em seu coração independente das circunstâncias, fossem boas ou más.

E nós, como podemos viver dentro deste mesmo objetivo, dando prioridade a Deus independente das circunstancias que vivamos? Em primeiro lugar devemos reconhecer que todas as circunstâncias da nossa vida fazem parte do grande plano de Deus para nós. José foi vendido por seus próprios irmãos, foi mandado para a prisão injustamente, mas em todo tempo reconheceu que a mão de Deus guiava todas estas coisas. Da mesma forma, aceite o plano de Deus e as circunstâncias que o envolvem. José reagiu as circunstâncias difíceis certo que elas estavam sendo usadas por Deus. Entenda também a razão porque devemos priorizar Deus e sua vontade independente das circunstâncias que vivamos: é porque Ele é Deus, foi ele que nos criou e nos deu vida e ninguém é como ele, que busque o nosso bem em todo o tempo. Finalmente, pratique esta verdade em cada circunstância de sua vida, comece pelas pequenas coisas e você verá como Deus lhe ensinará a lidar com as circunstâncias da vida, por mais difíceis que sejam, para a honra e glória dele.

Qual o segredo da vida de José? Ele percebia a mão de Deus em toda circunstância de sua vida, boa ou má, de forma que não eram as circunstâncias que determinavam sua felicidade, mas sim sua inabalável fé que o Senhor estava no controle de tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)