Devocional 09\11\2020 OS TRÊS ASPECTOS DA PAZ

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

09\11\2020                                                                                 

TÍTULO

OS TRÊS ASPECTOS DA PAZ

TEXTO

A palavra paz ocorre em todos os livros do Novo Testamento, com exceção da primeira epístola do apóstolo João. Seu significado aponta para a relação harmoniosa entre pessoas, entre nações e entre o homem e Deus, a qual tem o poder de gerar descanso e satisfação. Encontramos nas Escrituras três aspectos da paz, a que se refere a paz no planeta terra, a que se refere a paz de Deus e a que se refere a paz com Deus. Faremos bem em entendermos como três estes aspectos podem ser alcançados e provados por nós seres humanos.

Quando falamos de paz em nosso planeta nos referimos a harmonia entre as nações, impedindo qualquer forma de atrito ou violência entre elas. A Bíblia nos ensina que esta condição de paz é impossível de ser atingida enquanto depender da vontade dos homens, pois estes são descritos no capítulo três da epístola aos romanos como aqueles cujos pés são ligeiros para derramar sangue, em cujos caminhos há apenas destruição e miséria, além de não conhecerem o caminho da paz (Romanos 3.15 a 17). Porém haverá em um breve futuro um homem que será capaz de conduzir as nações a uma falsa sensação de paz, ele é descrito pelo apóstolo Paulo como aquele cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios da mentira (2 Tessalonicenses 2.9). O profeta Daniel nos ensina que ele conseguirá isto após firmam uma aliança com muitas nações (Daniel 9.27), que posteriormente será quebrada, sendo revelada sua verdadeira identidade. Este será o anticristo usado por satanás para enganar a nação de Israel e todas as nações do mundo. Verdadeira paz na terra somente será possível quando Jesus Cristo reinar por mil anos sobre todas as nações, para que então se cumpra a profecia de Isaías “Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, desolação nem destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás Salvação, e as tuas portas Louvor” (Isaías 60.18).

Há também um tipo de paz que devemos proclamar as pessoas a alcançar: a paz com Deus. A entrada do pecado na raça humana produziu no coração dos homens uma inimizade feroz contra a pessoa de Deus, de tal forma que na carta aos romanos os homens são chamados de inimigos de Deus (Romanos 5.10) e aborrecedores de Deus (Romanos 1.30). Mesmo diante de tal inimizade dos homens contra si, Deus proveu a eles um meio de serem reconciliados com seu criador “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho” (Romanos 5.10). Pela fé em Jesus Cristo essa inimizade pode ser quebrada e a paz com Deus estabelecida, mudando o coração dos homens em sua atitude para com Deus.

As Escrituras ainda nos falam de um terceiro aspecto da paz, a paz de Deus, que pode ser provada apenas por aqueles que já depositaram sua confiança em Jesus Cristo. Mesmo que os filhos de Deus enfrentem grandes tribulações neste mundo, o Senhor lhes prometeu conceder uma paz que excede todo o entendimento humano e que é suficiente para guarda-los em meio as provações. Para que isto ocorra basta que os salvos obedeçam a orientação da palavra de Deus “Não estejais inquietos por coisa alguma, antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus guardará vossas mentes e corações em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7).

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)