Estudo Semanal OS DEZ MANDAMENTOS 5\11 O QUARTO MANDAMENTO (texto na íntegra)
TEMA
TEOLOGIA; DEZ MANDAMENTOS
TÍTULO
O QUARTO MANDAMENTO
TEXTO
Êxodo
20.8 a 11
8. Lembra-te do dia do
sábado, para o santificar.
9. Seis dias
trabalharás, e farás toda a tua obra.
10. Mas o sétimo
dia é o sábado do Senhor teu
Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu
servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro
das tuas portas.
11. Porque em seis dias
fez o Senhor os céus e a
terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou;
portanto abençoou o Senhor o
dia do sábado, e o santificou.
INTRODUÇÃO
Nenhum outro dos
dez mandamentos foi e é tão debatido como o quarto mandamento, o mais detalhado
dos dez. Por esta razão a fim de obtermos boa compreensão deste mandamento é
necessário discernir entre o que diz o mandamento original e a tradição
acrescentada a ele tanto pelos judeus como pelos cristãos ao longo dos séculos.
Neste estudo nos
dedicaremos ao ensino original do quarto mandamento, deixando aquilo que foi
acrescentado a ele pelos judeus em segundo plano.
I) O CONTEÚDO DO QUARTO MANDAMENTO
a.
A ENFASE DO QUARTO
MANDAMENTO
8. Lembra-te do dia do
sábado, para o santificar.
“Lembra-te” significa
manter na lembrança, um memorial
A palavra usada
para “sábado” é shabbat que significa cessar, tendo também o
sentido de descansar.
“Santificar” significa
separar, é algo dedicado ao Senhor e aos seus propósitos
ü
É importante destacar que o quarto mandamento não
criou o sábado de descanso, ele já era observado
Êxodo
16.23
E ele disse-lhes:
Isto é o que o Senhor tem
dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor
ü O quarto mandamento ordenava a
interrupção do trabalho secular no sábado
9. Seis dias
trabalharás, e farás toda a tua obra.
10. Mas o sétimo
dia é o sábado do Senhor teu
Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu
servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro
das tuas portas.
Esta
ordem incluía também os servos e os animais.
ü O quarto
mandamento deveria servir como um alento ao trabalho semanal
Êxodo 23.12
12. Seis
dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse
o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o
estrangeiro.
O
descanso do sábado servia para restaurar as energias físicas após seis dias de
trabalho.
b. O PROPÓSITO DO QUARTO MANDAMENTO
ü Ser um memorial da
obra divina da criação
11. Porque em seis dias
fez o Senhor os céus e a
terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto
abençoou o Senhor o dia
do sábado, e o santificou.
O fato
que Deus descansou não significa inatividade, mas sim que ele se dedicou a
outros afazeres que não o trabalho da criação.
ü Ser um memorial da
libertação da escravidão no Egito
Deuteronômio
5.12,15
12. Guarda o dia de
sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus.
15. Porque te lembrarás
que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu
Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que
guardasses o dia de sábado.
Durante
o cativeiro egípcio o povo de Israel trabalhava ininterruptamente, sem
descanso. Este dia de descanso os lembrava que eles não mais eram escravos de
um povo estranho, mas servos do Deus altíssimo.
ü Servir como um memorial
da aliança entre Deus e Israel
Êxodo
31.13,14
Certamente
guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e
vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.
Portanto guardareis
o sábado, porque santo é para vós
Guardar
o sábado de descanso era um sinal do pacto estabelecido entre Deus e Israel.
Era um testemunho da vigência deste pacto.
Por
isso a quebra do descanso sabático resultava na morte por apedrejamento, pois era
uma demonstração de rebeldia a Deus.
c.
A PRÁTICA DO
QUARTO MANDAMENTO
O que não deveria
ser praticado neste dia sem atividades laborais
ü Todo trabalho remunerado
Êxodo 31.14
14. Portanto
guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o
profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra,
aquela alma será eliminada do meio do seu povo.
Qualquer obra referente ao trabalho secular que
deveria ser reservado aos seis dias restantes, isso incluía negociar, viajar ou
produzir algum bem negociável.
ü Todo trabalho ordinário do lar
Êxodo 35.3
3. Não
acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.
Devemos pensar que acender uma fogueira naqueles
dias não era tão simples como hoje, exigia uma labuta bem maior, por isso a
proibição.
ü Nenhum tipo de obra
Levítico 23.3
3. Seis
dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do
descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as
vossas habitações.
Nenhum trabalho de produção deveria ser feito.
ü A punição a quebra do sábado
Números 15.32,35
32. Estando, pois, os
filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
35. Disse, pois,
o Senhor a Moisés:
Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do
arraial.
Por esta questão podemos
entender a seriedade da guarda do sábado de descanso.
Todas as ocupações,
interesses e negócios deviam cessar neste dia.
II)
O ENSINO ESPIRITUAL DO SÁBADO DE
DESCANSO
A guarda do sábado fazia com que toda atividade de
produção para suprimento das necessidades do povo não fosse praticada neste
dia.
Havia uma lição de cunho espiritual: ensinar o povo
a depender de Deus em suas necessidades.
ü Isso era relembrado a cada semana
Êxodo
20.9,10
9. Seis dias
trabalharás, e farás toda a tua obra.
10. Mas o sétimo
dia é o sábado do Senhor teu
Deus; não farás nenhuma obra,
Quem cuidaria das
necessidades do povo? Quem supriria aquilo que necessitavam? Deus os estava
ensinando que Ele é quem supre nossas necessidades.
ü Isso era relembrado a cada semana
de anos
Levítico 25.2 a 5
2. Fala aos filhos de
Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a
terra descansará um sábado ao Senhor.
3. Seis anos semearás
a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos;
4. Porém ao sétimo ano
haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem
podarás a tua vinha.
5. O que nascer de si
mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano
de descanso será para a terra.
APLICAÇÃO
Levítico 25.20 a
22
20. E se disserdes: Que
comeremos no ano sétimo? Eis que não havemos de semear nem fazer a nossa
colheita;
21. Então eu mandarei
a minha bênção sobre vós no sexto ano, para que dê fruto por três anos,
22. E no oitavo ano
semeareis, e comereis da colheita velha até ao ano nono; até que venha a nova
colheita, comereis a velha.
ü Isso era relembrado a cada sete ciclos
de anos
Levítico 25.8 a 11
8. Também contarás
sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete
semanas de anos te serão quarenta e nove anos.
9. Então no mês
sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação
fareis passar a trombeta por toda a vossa terra,
10. E santificareis o
ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores;
ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua
família.
11. O ano quinquagésimo
vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo,
nem nele vindimareis as uvas das separações,
A cada 50 anos os
judeus não semeavam a terra por dois anos seguidos.
APLICAÇÃO
Em tudo isto o
Senhor estava lhes ensinando a confiar nele.
III)
A LIÇÃO DO QUARTO MANDAMENTO AOS CRISTÃOS
Não há nenhum
mandamento bíblico para substituirmos o sábado judeu pelo domingo cristão, o
sábado foi abolido por ser um sinal entre Deus e Israel apenas, não tendo
qualquer aplicação legal para a igreja.
Mas seus
princípios permanecem, e são valiosos para nos ensinar como servir a nosso Deus
de forma agradável a Ele.
a.
DEVEMOS SEPARAR UM
DIA PARA NOS DEDICARMOS EXCLUSIVAMENTE AOS AFAZERES DO SENHOR
O trabalho é
encorajado nas Escrituras e deve ser encarado como nosso dever
2
Tessalonicenses 3.10 a 12
10. Porque, quando
ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser
trabalhar, não coma também.
11. Porquanto ouvimos
que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo
coisas vãs.
12. A esses tais,
porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando
com sossego, comam o seu próprio pão.
É importante que
separemos um dia da semana visando:
ü Cessar o labor ao
qual nos dedicamos nos seis dias restantes
ü Descansar nosso
corpo e mente
ü Dedicar-se de forma desimpedida as coisas do Senhor
b.
ESTE DIA DEVE SER
USADO EM GRATIDÃO PELA LIBERTAÇÃO CONCEDIDA POR MEIO DE JESUS CRISTO
A mente e o
coração daqueles que não conhecem Jesus Cristo permanecem escravizadas ao
pecado e seus objetivos.
Efésios 4.17,18
17. E digo isto, e
testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros
gentios, na vaidade da sua mente.
18. Entenebrecidos no
entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela
dureza do seu coração;
19. Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à
dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Nossa atitude de
separar um dia para nos dedicarmos de forma desimpedida as coisas do Senhor
serve para que demonstremos que Ele transformou nosso coração.
2 Coríntios 5.17
17. Assim
que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas
já passaram; eis que tudo se fez novo.
c.
ESTE DIA DEVE
SERVIR COMO TESTEMUNHO A ESTE MUNDO DE QUE DEUS DEVE SER SERVIDO E HONRADO
Foi isto que a igreja primitiva fez
Deus era honrado através da pregação
Atos 20.7
7. E no
primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir
o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou
a prática até à meia-noite.
Deus era honrado através das ofertas
1 Coríntios 16.2
2. No
primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que
puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas
quando eu chegar.
APLICAÇÃO
1
Pedro 2.9
9. Mas
vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,
para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz;
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