Estudo Semanal OS DEZ MANDAMENTOS 5\11 O QUARTO MANDAMENTO (texto na íntegra)

 

TEMA

TEOLOGIA; DEZ MANDAMENTOS

TÍTULO

O QUARTO MANDAMENTO

TEXTO

Êxodo 20.8 a 11

8. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

11. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

INTRODUÇÃO

Nenhum outro dos dez mandamentos foi e é tão debatido como o quarto mandamento, o mais detalhado dos dez. Por esta razão a fim de obtermos boa compreensão deste mandamento é necessário discernir entre o que diz o mandamento original e a tradição acrescentada a ele tanto pelos judeus como pelos cristãos ao longo dos séculos.

Neste estudo nos dedicaremos ao ensino original do quarto mandamento, deixando aquilo que foi acrescentado a ele pelos judeus em segundo plano.

I)                  O CONTEÚDO DO QUARTO MANDAMENTO

a.      A ENFASE DO QUARTO MANDAMENTO

8. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

“Lembra-te” significa manter na lembrança, um memorial

A palavra usada para “sábado” é shabbat que significa cessar, tendo também o sentido de descansar.

“Santificar” significa separar, é algo dedicado ao Senhor e aos seus propósitos

ü  É importante destacar que o quarto mandamento não criou o sábado de descanso, ele já era observado

Êxodo 16.23

ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor

ü  O quarto mandamento ordenava a interrupção do trabalho secular no sábado

9. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

Esta ordem incluía também os servos e os animais.

ü  O quarto mandamento deveria servir como um alento ao trabalho semanal

Êxodo 23.12

12. Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro.

O descanso do sábado servia para restaurar as energias físicas após seis dias de trabalho.

b.      O PROPÓSITO DO QUARTO MANDAMENTO

ü  Ser um memorial da obra divina da criação

11. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

O fato que Deus descansou não significa inatividade, mas sim que ele se dedicou a outros afazeres que não o trabalho da criação.

ü  Ser um memorial da libertação da escravidão no Egito

Deuteronômio 5.12,15

12. Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus.

15. Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Durante o cativeiro egípcio o povo de Israel trabalhava ininterruptamente, sem descanso. Este dia de descanso os lembrava que eles não mais eram escravos de um povo estranho, mas servos do Deus altíssimo.

ü  Servir como um memorial da aliança entre Deus e Israel

Êxodo 31.13,14

Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós

Guardar o sábado de descanso era um sinal do pacto estabelecido entre Deus e Israel. Era um testemunho da vigência deste pacto.

Por isso a quebra do descanso sabático resultava na morte por apedrejamento, pois era uma demonstração de rebeldia a Deus.

c.       A PRÁTICA DO QUARTO MANDAMENTO

O que não deveria ser praticado neste dia sem atividades laborais

ü  Todo trabalho remunerado

Êxodo 31.14

14. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.

Qualquer obra referente ao trabalho secular que deveria ser reservado aos seis dias restantes, isso incluía negociar, viajar ou produzir algum bem negociável.

ü  Todo trabalho ordinário do lar

Êxodo 35.3

3. Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.

Devemos pensar que acender uma fogueira naqueles dias não era tão simples como hoje, exigia uma labuta bem maior, por isso a proibição.

ü  Nenhum tipo de obra

Levítico 23.3

3. Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações.

Nenhum trabalho de produção deveria ser feito.

ü  A punição a quebra do sábado

Números 15.32,35

32. Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.

35. Disse, pois, o Senhor a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.

Por esta questão podemos entender a seriedade da guarda do sábado de descanso.

Todas as ocupações, interesses e negócios deviam cessar neste dia.

II)               O ENSINO ESPIRITUAL DO SÁBADO DE DESCANSO

A guarda do sábado fazia com que toda atividade de produção para suprimento das necessidades do povo não fosse praticada neste dia.

Havia uma lição de cunho espiritual: ensinar o povo a depender de Deus em suas necessidades.

ü  Isso era relembrado a cada semana

Êxodo 20.9,10

9. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra,

Quem cuidaria das necessidades do povo? Quem supriria aquilo que necessitavam? Deus os estava ensinando que Ele é quem supre nossas necessidades.

ü  Isso era relembrado a cada semana de anos

Levítico 25.2 a 5

2. Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao Senhor.

3. Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos;

4. Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha.

5. O que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra.

APLICAÇÃO

Levítico 25.20 a 22

20. E se disserdes: Que comeremos no ano sétimo? Eis que não havemos de semear nem fazer a nossa colheita;

21. Então eu mandarei a minha bênção sobre vós no sexto ano, para que dê fruto por três anos,

22. E no oitavo ano semeareis, e comereis da colheita velha até ao ano nono; até que venha a nova colheita, comereis a velha.

ü  Isso era relembrado a cada sete ciclos de anos

Levítico 25.8 a 11

8. Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos.

9. Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra,

10. E santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.

11. O ano quinquagésimo vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das separações,

A cada 50 anos os judeus não semeavam a terra por dois anos seguidos.

APLICAÇÃO

Em tudo isto o Senhor estava lhes ensinando a confiar nele.

III)            A LIÇÃO DO QUARTO MANDAMENTO AOS CRISTÃOS

Não há nenhum mandamento bíblico para substituirmos o sábado judeu pelo domingo cristão, o sábado foi abolido por ser um sinal entre Deus e Israel apenas, não tendo qualquer aplicação legal para a igreja.

Mas seus princípios permanecem, e são valiosos para nos ensinar como servir a nosso Deus de forma agradável a Ele.

a.      DEVEMOS SEPARAR UM DIA PARA NOS DEDICARMOS EXCLUSIVAMENTE AOS AFAZERES DO SENHOR

O trabalho é encorajado nas Escrituras e deve ser encarado como nosso dever

2 Tessalonicenses 3.10 a 12

10. Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

11. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.

12. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.

É importante que separemos um dia da semana visando:

ü  Cessar o labor ao qual nos dedicamos nos seis dias restantes

ü  Descansar nosso corpo e mente

ü  Dedicar-se de forma desimpedida as coisas do Senhor

b.      ESTE DIA DEVE SER USADO EM GRATIDÃO PELA LIBERTAÇÃO CONCEDIDA POR MEIO DE JESUS CRISTO

A mente e o coração daqueles que não conhecem Jesus Cristo permanecem escravizadas ao pecado e seus objetivos.

Efésios 4.17,18

17. E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

18. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

19. Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

Nossa atitude de separar um dia para nos dedicarmos de forma desimpedida as coisas do Senhor serve para que demonstremos que Ele transformou nosso coração.

2 Coríntios 5.17

17. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

c.       ESTE DIA DEVE SERVIR COMO TESTEMUNHO A ESTE MUNDO DE QUE DEUS DEVE SER SERVIDO E HONRADO

Foi isto que a igreja primitiva fez

Deus era honrado através da pregação

Atos 20.7

7. E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.

Deus era honrado através das ofertas

1 Coríntios 16.2

2. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.

APLICAÇÃO

1 Pedro 2.9

9. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

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