Devocional 16\12\2020 O CALÇADO DO SOLDADO CRISTÃO

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

16\12\2020                                                                                 

TÍTULO

O CALÇADO DO SOLDADO CRISTÃO

TEXTO

Em sua descrição da armadura cristã o apóstolo Paulo também descreve a peça que deve servir de base firme para que o combatente cristão permaneça firme no campo de batalha, como demonstrado no capítulo 6 da carta aos efésios “E calçados os pés na preparação do evangelho da paz” (Efésios 6.15). Dentro da analogia usada pelo apóstolo Paulo é descrita a sandália usada pelos soldados romanos, cuja sola possuía tachões e era ligada por tiras que a prendiam firmemente ao tornozelo. O objetivo destes tachões era manter o soldado firme mesmo em terrenos escorregadios, como também o livrar de armadilhas pontiagudas colocadas no campo de batalha para ferir os pés dos combatentes. Outra qualidade importante desta sandália era permitir que o soldado se deslocasse por grandes distâncias, prendendo-se firmemente a seus pés. Apliquemos estas qualidades a vida cristã a fim de percebermos como estar calçado adequadamente é de vital importância para aquele que serve ao Senhor Jesus.

Primeiramente a própria expressão usada pelo apóstolo Paulo já nos permite entender sua aplicação. A palavra “preparação” possui o sentido primário de equipamento, mas também pode significar firmeza ou estabilidade, podendo ser entendida como um equipamento que concede firmeza em qualquer circunstância. A expressão “evangelho” aponta para a verdade revelada no evangelho, seu ensino e suas promessas. A qualificação “da paz” refere-se a natureza do evangelho, que veio conceder paz aos homens. Como então deve o cristão calçar seus pés e qual seu objetivo? Devemos reconhecer que um cristão duvidoso quanto a sua salvação jamais poderá combater com firmeza o reino das trevas. Esta é a razão da exortação de Paulo aos coríntios Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2 Coríntios 13.5). Estar firmemente calçado no evangelho é requisito primordial na batalha cristã, não pode haver espaço para dúvidas nesta questão.

Também neste quesito cabe um alerta a todos os salvos. Uma regra clara em um combate é: nunca confie demasiadamente em si mesmo. Sentir-se seguro é inatacável é o primeiro passo para a derrota. Quando nos firmamos no evangelho de Jesus Cristo nos firmamos em seus mandamentos, e um dos principais é “Vigiai”, por isso a atitude de calçar os pés no evangelho deve ser permanente, nenhum cristão deve ser apanhado descalço, ou seja, a vigilância é qualidade essencial desta verdade. O relaxamento na vida cristã cobra um preço altíssimo, pois coisas que parecem inocentes e sem perigo acabam por se tornar uma grande pedra de tropeço, sendo a soberba a atitude comum daqueles que são vencidos em batalha. Jamais tente viver a vida cristã por suas próprias forças ou autoridade, somente a obediência ao evangelho de Jesus Cristo é capaz de nos manter de pé.

Finalmente, firmar-se no evangelho é viver debaixo das garantias e promessas de sua verdade. É pelo evangelho que temos paz com Deus, como ensinado pelo apóstolo Paulo TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1). Também é pela verdade do evangelho que encontramos paz em meio as batalhas, como ensinado aos filipenses ...as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6,7). É também por obediência ao evangelho que vivemos em paz com nossos semelhantes Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18).

Você está bem calçado?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)