Sermão Romanos capítulo 4 SALVOS PELA GRAÇA DE DEUS

 


TEMA

ROMANOS CAPÍTULO 4

TÍTULO

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ E O TESTEMUNHO DO VELHO TESTAMENTO

TEXTO

Romanos 4.4 a 8 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado”.

 

INTRODUÇÃO      

Já vimos que Deus revelou o plano de salvação a Abraão, e ele creu. A justiça concedida a Abraão foi unicamente pela fé, sem mérito algum.

Hoje veremos como Davi expressou esta grande verdade nos Salmos, e como isto nos leva a convicção de que nossa salvação é obtida unicamente pela fé.

PROBLEMA

O homem busca um meio de ser salvo e poder se orgulhar disto. Nossa natureza pecaminosa anseia por jactar-se de seus feitos, e não seria diferente no que diz respeito a salvação.

ARGUMENTO

Paulo se utiliza de dois personagens do Velho Testamento a fim de demonstrar que nossa salvação é fruto exclusivamente da graça de Deus, sem as obras da lei ou qualquer mérito humano.

PROPOSIÇÃO

Uma vez que compreendemos este ponto tão importante, grande alegria e descanso tomam conta de nossa alma.

Há grande segurança em bem entendermos a doutrina da justificação pela fé.

I)                  O SIGNIFICADO DE IMPUTAÇÃO

No capítulo 4 de Romanos essa palavra é usada pelo menos 11 vezes.

No texto do capítulo 4.1 a 8 esta palavra é usada 5 vezes, nos versos 3, 4, 5, 6 e 8.

O sentido teológico da palavra imputar é “atribuir”, “contar a alguém alguma responsabilidade”.

Veja o exemplo:

Filemon 18 E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta”.

Há três aplicações da palavra imputação no Novo Testamento

1.      A imputação do pecado de Adão para a raça humana

2.      A imputação do pecado da raça humana para Cristo

3.      A imputação da justiça de Cristo ao que crê

Portanto, a imputação é a transmissão, por decreto oficial, da culpa ou mérito de um ato para outra pessoa.

Imputar a justiça de Cristo ao crente é uma obra da graça de Deus.

II)               A IMPUTAÇÃO NO CASO DE ABRAÃO

 

a.      Se Abraão tivesse qualquer mérito sua justificação não seria obra da graça de Deus

Romanos 4.4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida”.

Paulo faz uso de uma ilustração simples, retirada da vida comum.

Se eu faço um serviço para um homem e ele me paga pelo que fiz, ao pagar-me ele não está sendo bondoso para comigo, está apenas me pagando o que me deve. Seu pagamento não é um ato de bondade.

Prestei-lhe um serviço, fiz um trabalho, portanto, quando ele me pagar, não será um ato de bondade ou de graça, e sim de dívida. Eu poderia lhe levar ao tribunal se ele não me pagasse.

b.      A justificação de Abraão é resultado unicamente da graça de Deus

Romanos 4.5 “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”.

Quem é este homem justificado pela graça de Deus

1.      Um homem que nada praticou

Este homem não tem obras para mostrar, não tem nada que lhe recomende, ele é um completo fracasso.

Isso concorda com o que o apóstolo falou aos efésios

Efésios 2.8,9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

 

2.      Um homem ímpio

Em primeiro lugar Paulo se refere a Abraão. Deus não justificou um homem bom, mas um idólatra.

Josué 24.2 Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses”.

Mas também se refere a todos os homens, como está epístola aos romanos deixa claro:

Romanos 3.10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer”.

c.       A justificação é uma ação judicial de Deus

A justificação é uma afirmação feita por Deus que declara inocente aquele que crê em Jesus Cristo, que lhe reveste da justiça de Cristo e lhe considera justa.

Essa ação não é uma ação no ser humano, não o muda, não o torna melhor, mas sim uma ação pelo ser humano, colocando-o em uma posição de favor diante de Deus.

ILUSTRAÇÃO

Veja a situação de Adão e Eva quando pecaram

Ao pecarem, a consequência que se abateu sobre ele foi imediata, e o que fizeram foi uma tentativa de cobrir sua condição através das obras que podiam realizar.

Gênesis 3.7 “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”.

Deus reprovou a tentativa deles, e Ele mesmo lhes cobriu, representando sua justiça

Gênesis 3.21 “E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu”.

APLICAÇÃO

Abraão, como todo resto da humanidade, era ímpio. Deus justifica o homem pela fé porque a justificação é uma obra totalmente dEle, que em sentido nenhum se baseia nas obras ou capacidades humanas.

III)            A CONFIRMAÇÃO DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ PELO EXEMPLO DE DAVI

Romanos 4.6 a 8 “Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado”.

Paulo usa agora Davi como exemplo.

Os judeus tinham enorme consideração por Davi, como o maior dos reis de Israel e como aquele a quem Deus prometeu através dele fazer surgir o Messias. Além disso Davi era o homem segundo o coração de Deus.

A citação apresentada é a do Salmos 32.1,2 BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade”.

 

Esta é a descrição do homem que encontrou a paz com Deus.

Romanos 5.1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Sua iniquidades forma perdoadas e Deus colocou algo sobre ele.

Este homem é feliz porque, apesar de seus muitos pecados e de sua culpa, Deus não anota mais pecados na conta deste homem.

Davi reconhece a felicidade de um homem justificado pela graça de Deus

a.      Este homem é feliz porque seus pecados passados foram perdoados

Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos”.

Diante de Deus o ser humano pecador é merecedor da ira de Deus como retribuição aos seus pecados.

A única base sobre a qual Deus concede este perdão é a oferta do corpo de Cristo na cruz do Calvário.

Efésios 1.7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça”.

Colossenses 2.13,14 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”.

 

O crente tem sua dívida perdoada e Deus nunca mais olhará para seus pecados.

 

Este é o primeiro passo.

 

b.      Este homem é feliz porque seus pecados presentes e futuros não são mais colocados em sua conta

Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado”.

Depois de sermos perdoados, não há mais possibilidade destes pecados serem colocados em nossa conta, mesmo sendo nós quem cometemos esses pecados e somos culpados por eles.

Nos perguntamos se isto é justo.

A resposta é que nossos pecados foram imputados a alguém, e esse alguém é Jesus Cristo.

Veja o que o apóstolo Paulo nos diz:

2 Coríntios 5.18,19 “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados”.

 

O que Deus fez com nossos pecados então? O verso 21 responde:

 

2 Coríntios 5.21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”.

 

Deus tomou nossos pecados, e a invés de colocar em nossa conta, registrou-os na conta de Jesus Cristo.

 

Deus colocou sobe Jesus Cristo e o puniu pelos nossos pecados.

 

1 Pedro 2.24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”.

 

Veja como o Velho Testamento já previa isto:

 

Isaías 53.4,5 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

 

Após este primeiro passo vamos ao segundo:

 

c.       Este homem é feliz porque a justiça lhe foi atribuída gratuitamente

Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras”.

Mesmo perdoados, permanecemos sem justiça alguma para nos apresentarmos diante de Deus.

Nossa justiça continua sendo aquilo eu o profeta apresentou

Isaías 64.6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam”.

Por isso Deus vai além de nos perdoar e nos acrescenta aquilo que nos falta

2 Coríntios 5.21 “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”.

A obediência de Cristo, seus méritos e sua justiça pessoal são agora atribuídos ao crente, gratuitamente.

“bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras”.

O ser humano que entende isso não vai tentar realizar algo a fim de se salvar, se você tenta fazer algo a fim de ser salvo é porque ainda não entendeu isto.

Você poderá lutar com todas as suas forças para agradar a Deus, mas isso não o salvará.

Você crê nesta verdade e se arrepende de seus pecados, mas isto também não pode salva-lo.

Você então crê no evangelho, mas não é isso que lhe salva, embora arrependimento é fé estejam envolvidos na salvação.

Você só é salvo porque Deus o justifica pela justiça de Jesus Cristo, e isto não envolve obra nenhuma de nossa parte.

Não há nada para nos orgulharmos, a obra é toda de Deus. Apenas cremos e descansamos nesta verdade.

APLICAÇÃO

O fato que o apóstolo Paulo coloca diante de nós é que Deus não somente nos concede o perdão, está é uma questão negativa, mostra que nossos pecados foram subtraídos.

Deus vai além, ele acrescenta ao crente a justiça de Cristo, e isso é positivo, pois algo nos é dado.

Se Deus simplesmente tivesse nos dado seu perdão, sem acrescentar sua justiça, estaríamos em uma posição negativa, pois Deus nos manteria perdoados e distantes dEle.

É como acontece quando eu ofendo alguém, este alguém me perdoa mas mantém um relacionamento distante de mim. Isso não é reconciliação plena.

Deus não se satisfaz com algo que esteja aquém da reconciliação, ao nos conceder sua justiça Ele nos faz entrar em um relacionamento com Ele.

 

 


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