Devocional 21\05\2021 O DIA DO SENHOR E O DIA DE CRISTO
DEVOCIONAL DIÁRIO
DATA
21\05\2021
TÍTULO
A MANEIRA PELA QUAL O LEITOR DAS
SAGRADAS ESCRITURAS DEVE ENTENDER AS REFERÊNCIAS BÍBLICAS AO DIA DO SENHOR E AO
DIA DE CRISTO
TEXTO
O leitor atento das
sagradas Escrituras depara-se em sua leitura bíblica com termos ao quais deve
conhecer o significado e propósito, a fim de acrescentar a seu conhecimento
bíblico também o discernimento quanto ao ensino das Escrituras. Tal fato é
reconhecível ao tratarmos de dois termos que faremos bem em definir: “dia do Senhor”, encontrado em ambos os
testamentos, e “dia de Cristo”,
citado apenas no Novo Testamento.
A primeiro conceito
importante no entendimento destes termos é que a palavra “dia” usada em ambos não remete necessariamente a uma expressão de
tempo, mas a acontecimentos que se encaixam em determinado período. Disto
resulta o fato que o “dia do Senhor” e
o “dia de Cristo” não
necessariamente ocorrerão em períodos diferentes, uma vez que ambos tratam de
projetos divinos diferentes, um para com a nação de Israel e outro para com a
igreja de Cristo.
Sempre que encontramos a
expressão “dia do Senhor”, também
chamado de “aquele dia” e de “o grande dia”, devemos entender que se
trata de um período prolongado de tempo que se inicia com a retomada do
tratamento de Deus para com a nação de Israel, fato imediato ao arrebatamento
da igreja, inclui todo o período tribulacional, passando pelo retorno glorioso
de Cristo ao fim deste período e estendendo-se a ao reinado de mil anos do
Senhor Jesus nesta terra, finalmente completando-se com a criação de novos céus
e nova terra. Desta forma o período do “dia
do Senhor” abrange grande parte das passagens proféticas, incluindo a
ascensão e governo do anticristo (Daniel 9.27); o falso sistema religioso que
dominará o mundo (Apocalipse 13.11 a 18); o julgamento dos selos (Apocalipse
capítulo 6); o julgamento das trombetas (Apocalipse capítulos 8 a 11); o
julgamento das taças (Apocalipse capítulo 16); a segunda vinda gloriosa do
Senhor (Mateus 24.29,30); a reintegração da nação de Israel a terra prometida
(Amós 9.15); a prisão de Satanás (Apocalipse 20.2,3); como também todos os
acontecimentos do reino milenar, a revolta final de Satanás (Apocalipse 20.7 a
10), o juízo do grande trono branco (Apocalipse 20.11 a 15) e a purificação da
terra (2 Pedro 3.10 a 13). Portanto, a ênfase do “dia do Senhor” é preponderantemente de julgamento, que se iniciará
imediatamente após o arrebatamento da igreja de Cristo.
Já quando nos deparamos
com a expressão “dia de Cristo”, a
ênfase que encontramos diz respeito a recompensa e bençãos dos salvos na vinda
do Senhor Jesus, como vemos na primeira carta de Paulo aos salvos em Corínto “O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis
no dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 1.8). Paulo também nos diz a respeito
da segurança de que todo salvo em Cristo chegará a este dia guardado pelo
Senhor “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra
a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1.6). Para Paulo a
expectativa quanto ao “dia de Cristo” revestia-se de júbilo, como ao
escrever aos coríntios “Como também já em parte
reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a
nossa no dia do Senhor Jesus” (2 Coríntios 1.14). Já aos filipenses, a
expectativa do apóstolo quanto ao “dia de Cristo” é repleta de
responsabilidade e esforço “Retendo a palavra da vida, para que no dia de
Cristo possa gloriar-me de não ter corrido em vão nem trabalhado em vão” (Filipenses
2.16).
Portanto ao encontrar estes dois termos nas Escrituras, o bom leitor
bíblico saberá aplica-los a seu contexto específico: “dia do Senhor” ao
trato de Deus com a nação de Israel, o que atinge também as nações gentias e o
reino das trevas, e “o dia de Cristo” a recompensa e benção da igreja de
Cristo no arrebatamento. Que façamos bom uso destas verdades.
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