Devocional 21\05\2021 O DIA DO SENHOR E O DIA DE CRISTO


 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

21\05\2021

TÍTULO

A MANEIRA PELA QUAL O LEITOR DAS SAGRADAS ESCRITURAS DEVE ENTENDER AS REFERÊNCIAS BÍBLICAS AO DIA DO SENHOR E AO DIA DE CRISTO

TEXTO

O leitor atento das sagradas Escrituras depara-se em sua leitura bíblica com termos ao quais deve conhecer o significado e propósito, a fim de acrescentar a seu conhecimento bíblico também o discernimento quanto ao ensino das Escrituras. Tal fato é reconhecível ao tratarmos de dois termos que faremos bem em definir: “dia do Senhor”, encontrado em ambos os testamentos, e “dia de Cristo”, citado apenas no Novo Testamento.

A primeiro conceito importante no entendimento destes termos é que a palavra “dia” usada em ambos não remete necessariamente a uma expressão de tempo, mas a acontecimentos que se encaixam em determinado período. Disto resulta o fato que o “dia do Senhor” e o “dia de Cristo” não necessariamente ocorrerão em períodos diferentes, uma vez que ambos tratam de projetos divinos diferentes, um para com a nação de Israel e outro para com a igreja de Cristo.

Sempre que encontramos a expressão “dia do Senhor”, também chamado de “aquele dia” e de “o grande dia”, devemos entender que se trata de um período prolongado de tempo que se inicia com a retomada do tratamento de Deus para com a nação de Israel, fato imediato ao arrebatamento da igreja, inclui todo o período tribulacional, passando pelo retorno glorioso de Cristo ao fim deste período e estendendo-se a ao reinado de mil anos do Senhor Jesus nesta terra, finalmente completando-se com a criação de novos céus e nova terra. Desta forma o período do “dia do Senhor” abrange grande parte das passagens proféticas, incluindo a ascensão e governo do anticristo (Daniel 9.27); o falso sistema religioso que dominará o mundo (Apocalipse 13.11 a 18); o julgamento dos selos (Apocalipse capítulo 6); o julgamento das trombetas (Apocalipse capítulos 8 a 11); o julgamento das taças (Apocalipse capítulo 16); a segunda vinda gloriosa do Senhor (Mateus 24.29,30); a reintegração da nação de Israel a terra prometida (Amós 9.15); a prisão de Satanás (Apocalipse 20.2,3); como também todos os acontecimentos do reino milenar, a revolta final de Satanás (Apocalipse 20.7 a 10), o juízo do grande trono branco (Apocalipse 20.11 a 15) e a purificação da terra (2 Pedro 3.10 a 13). Portanto, a ênfase do “dia do Senhor” é preponderantemente de julgamento, que se iniciará imediatamente após o arrebatamento da igreja de Cristo.

Já quando nos deparamos com a expressão “dia de Cristo”, a ênfase que encontramos diz respeito a recompensa e bençãos dos salvos na vinda do Senhor Jesus, como vemos na primeira carta de Paulo aos salvos em Corínto “O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 1.8). Paulo também nos diz a respeito da segurança de que todo salvo em Cristo chegará a este dia guardado pelo Senhor “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1.6). Para Paulo a expectativa quanto ao “dia de Cristo” revestia-se de júbilo, como ao escrever aos coríntios “Como também  em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus” (2 Coríntios 1.14). Já aos filipenses, a expectativa do apóstolo quanto ao “dia de Cristo” é repleta de responsabilidade e esforço “Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido em vão nem trabalhado em vão” (Filipenses 2.16).

Portanto ao encontrar estes dois termos nas Escrituras, o bom leitor bíblico saberá aplica-los a seu contexto específico: “dia do Senhor” ao trato de Deus com a nação de Israel, o que atinge também as nações gentias e o reino das trevas, e “o dia de Cristo” a recompensa e benção da igreja de Cristo no arrebatamento. Que façamos bom uso destas verdades.

 

 

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