Devocional 28\07\2021 O LEGADO DE CAIM
DEVOCIONAL DIÁRIO
DATA
28\07\2021
TÍTULO
O LEGADO DE CAIM
TEXTO
É bem conhecida dos
atentos leitores das Escrituras o relato contido no quarto capítulo do livro de
Gênesis quanto a narrativa do nascimento dos primeiros filhos de Adão e da
relação estabelecida entre eles e Deus, como narrado por Moisés “E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta
ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua
gordura; e atentou o Senhor para
Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou” (Gênesis 4.4,5).
Voltemos nossa atenção a pessoa de Caim, sua oferta e a atitude dele para com
Deus.
Iniciemos pela razão da
rejeição do Senhor a oferta oferecida por Caim, assim como suas consequências.
O texto bíblico é claro ao nos relatar o descontentamento de Deus em relação a
oferta trazida por Caim ao nos dizer “Mas para Caim e para
a sua oferta não atentou” (Gênesis
4.5). Por mais que alguns tentem argumentar que a razão da rejeição de Deus a
oferta oferecida por Caim se deva a uma suposta motivação errada em seu
coração, ou a falta de fé por parte de Caim na suficiência daquele sacrifício,
a realidade é que Caim poderia ter solucionado estas e outras questões e mesmo
assim sua oferta seria rejeitada por Deus devido a seu caráter, pois a oferta
de Caim representava o fruto de seus esforços humanos e não o caminho apontado
por Deus a fim de que a humanidade tratasse a questão de seu pecado.
Encontramos fato semelhante no agir de Deus para com Adão e Eva ao rejeitar
suas vestes e cobri-los com as peles dos animais que haviam sido mortos em
lugar deles, como vemos no capítulo anterior do livro de Gênesis “E fez o Senhor Deus
a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu” (Gênesis 3.21). A
deficiência de Caim estava na incapacidade de sua oferta para tratar do
problema de seu pecado.
Porém,
a leitura do quarto capítulo do livro de Gênesis nos permite perceber que mesmo
diante do erro de Caim, o Senhor continua a oferecer-lhe uma oportunidade de
tratar de seu pecado de acordo com o padrão de Deus ao dizer-lhe “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não
fizeres bem, o pecado jaz à porta...” (Gênesis 4.7). A expressão “o pecado jaz a porta”
pode ser melhor entendida como a oferta pelo pecado está a porta.
Deus estava dizendo a Caim que este problema podia ser facilmente resolvido se
ele lançasse mão de um animal e oferecesse como fora ordenado a seu pai, cumprindo
a exigência que foi posteriormente confirmada pelo autor da epístola aos
hebreus, que somente o sangue pode fazer expiação por nossos pecados “E quase todas as coisas, segundo a lei, se
purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9.22).
O que encontramos em Caim
e que pode ser observado em toda a humanidade é o fato que o pecado causa ao
pecador a terrível e falsa noção que este pode resolver a questão do pecado ao
seu modo, abrindo mão de Jesus Cristo e seu sacrifício de sangue oferecido na
cruz por todos os homens. Tal verdade foi também ilustrada na noite em que a
nação de Israel foi liberta do cativeiro egípcio quando lhes é dito pelo Senhor
“E
tomarão o sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta..E
aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o
sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade,
quando eu ferir a terra do Egito” (Êxodo 12.7,13).
O
legado de Caim representa todo aquele que se nega a refugiar-se no precioso
sangue do Salvador.
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