Devocional 31\07\2021 AS TENTAÇÕES E PROVAÇÕES DOS SALVOS EM CRISTO

DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

31\07\2021

TÍTULO

AS TENTAÇÕES E PROVAÇÕES DOS SALVOS EM CRISTO

TEXTO

O bom leitor das Escrituras encontra no Novo Testamento uma palavra que obrigatoriamente exigirá a compreensão do texto onde está inserida a fim de que seja determinado o seu significado, uma vez que a palavra tentação pode tanto referir-se a uma provação como também a uma tentação para a prática do mal. Faremos bem em nos atentar para esta questão.

Primeiramente observemos a aplicação da palavra tentação quando usada para referir-se à ação maligna cujo intento é conduzir o salvo a um ato pecaminoso, como quando usada pelo Senhor Jesus no evangelho segundo Mateus, ao dizer Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41). É Tiago que nos instrui que jamais tal ação de tentar ao salvo com fins pecaminosos terá nosso Deus como autor, como nos revela no primeiro capítulo de sua epístola Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta” (Tiago 1.13). Na palavra de Deus encontramos três fontes desta forma de tentação, que podem agir juntas ou separadas a fim de provocar a queda dos salvos. A primeira destas fontes é o próprio diabo, que não temeu lançar suas tentações sobre o próprio Filho de Deus, como descrito no evangelho segundo Mateus E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães” (Mateus 4.3). A segunda fonte destas tentações é o próprio mundo onde vivem os salvos, descrito desta forma pelo apóstolo João “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” (1 João 2.16). A terceira fonte de tentação refere-se a natureza pecaminosa do ser humano, descrita assim na epístola de Tiago “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tiago 1.14). Em relação a estas forças malignas a instrução do Senhor Jesus aos salvos é clara Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41).

Porém, também encontramos nas Escrituras a palavra tentação sendo usada no sentido de um teste difícil, de uma provação, como no primeiro capítulo da epístola de Tiago, ao nos dizer que Meus irmãos, tende grande alegria quando enfrentardes várias tentações” (Tiago 1.2). Tiago jamais usaria a palavra tentação desta forma se seu objetivo fosse entende-la no sentido pecaminoso, porém, ao usa-la como uma referencia as provações a que os salvos são submetidos ele os exorta a alegrarem-se no Senhor. Encontramos a mesma questão na primeira epístola do apóstolo Pedro, que nos diz “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações” (1 Pedro 1.6). Ao nos provar, o propósito de Deus é nos ajudar a conhecer o real estado espiritual de nossa alma, produzindo através das provações virtudes espirituais que de outro modo não seriam encontradas em nós, como a paciência. Deus usa das provações tanto para encorajar como para revelar-nos certos males que habitam em nossa alma, como o orgulho. As provações servirão para que os salvos conheçam a Deus de forma mais íntima, como quando o apóstolo Paulo revela o resultado de uma dura provação enfrentada “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Coríntios 12.9).

Que assim prossigamos em nossa jornada cristã, atentos as tentações, submissos a Deus nas provações.

 

 

 


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