DEVOCIONAL
DIÁRIO
DATA
11\08\2021
TÍTULO
O LEGADO DE JOÃO MARCOS
TEXTO
A
figura de João Marcos, autor do evangelho que recebe seu nome gentílico, é
facilmente reconhecida pelos atentos leitores das sagradas Escrituras. As poucas
informações que o Novo Testamento nos revela a respeito dele não nos permite
saber sua origem, o que apenas podemos conjecturar a partir da primeira menção
a seu nome no livro de Atos, quando o encontramos em Jerusalém, fazendo desta
possivelmente sua cidade natal. O nome de sua mãe, Maria, e sua residência em
Jerusalém, possivelmente tenha sido usada como local de encontro da igreja
primitiva, uma vez que é a ela que Pedro se dirige após ser miraculosamente
solto da prisão, como descrito no livro de Atos “E,
considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha
por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam” (Atos 12.12). Na epístola aos colossenses (Colossenses 4.10)
tomamos conhecimento que João Marcos era primo de Barnabé, o que lança luz
sobre alguns dos acontecimentos que desejamos salientar.
No décimo segundo capítulo do livro de Atos, logo após a narrativa das primeiras
perseguições sofridas pela igreja, é nos informado que dois importantes
discípulos que serviam em Antioquia, ao voltarem para sua cidade, levaram
consigo a João Marcos, como nos relata Lucas “E Barnabé e Saulo, havendo
terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João,
que tinha por sobrenome Marcos” (Atos 12.25). Logo a seguir somos
informados do objetivo de João Marcos ter acompanhado a Barnabé e Paulo, uma
vez que Lucas o identifica como cooperador deles em sua primeira viagem
missionária, dizendo “E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus
nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador” (Atos
13.5). Porém, logo adiante, somos informados que João Marcos não prosseguiu
nesta viagem até o fim, como narra Lucas “E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele
chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para
Jerusalém” (Atos 13.13). Não sabemos exatamente qual foi a causa da
desistência de João Marcos, apenas podemos conjecturar entre o rigor de uma
viagem desta espécie, a qual talvez João Marcos entendeu não poder suportar, e
até mesmo algum dificuldade de relacionamento com o apóstolo Paulo, sabidamente
um homem rígido em seus posicionamentos. O que podemos afirmar é que este ato desagradou
a Paulo de tal maneira que acabou por constituir-se no motivo da separação
entre ele e Barnabé, como narra Lucas “E Barnabé
aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não
tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os
acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro” (Atos 15.37 a 39).
Este fato não marca o fim do relacionamento entre João Marcos e o
apóstolo Paulo, pois logo o vemos novamente sento citado por Paulo, desta vez
de forma positiva, como na epístola aos colossenses “Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o” (Colossenses 4.10). Porém, é na carta a
Timóteo que percebemos como a opinião de Paulo a respeito de João Marcos realmente
havia tomado outro rumo, quando lemos “Toma Marcos, e traze-o contigo,
porque me é muito útil para o ministério” (2 Timóteo 4.11). O antes
rejeitado discípulo agora era reconhecido como um servo útil nas lides do
Senhor. João Marcos foi também figura importante para outro apóstolo, Pedro, como
narrado em sua primeira epístola “A vossa coeleita em Babilônia vos saúda, e
meu filho Marcos” (1 Pedro 5.13). Muito provavelmente João Marcos escreveu
seu evangelho seguindo a narrativa ouvida do apóstolo Pedro, tornando-se o
autor humano de um dos quatro evangelhos.
O legado de João Marcos pertence aqueles que, mesmo tendo falhado no
início de sua jornada, permitiram-se ser restaurados e feitos úteis pela graciosa
mão do Senhor.
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