Devocional 26\10\2021 A HISTÓRIA DOS REIS DE ISRAEL: ACABE
DEVOCIONAL DIÁRIO
DATA
26\10\2021
TÍTULO
A HISTÓRIA DOS REIS DE ISRAEL: ACABE
TEXTO
A
narrativa cronológica dos reis de Israel nos apresenta a Acabe, filho de Onri,
que reinou sobre Israel por longos e tenebrosos 22 anos, sendo reconhecido nas
Escrituras como o mais ímpio dos reis de Israel “E fez Acabe,
filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que
foram antes dele” (1 Reis 16.30). O nome e reinado de Acabe estão
ligados a dois outros personagens deste período, sua mulher Jezabel, filha de
Et-baal, rei do sidônios, a quem Acabe seguiu em sua adoração ao falso deus
pagão Baal, e a Elias, o profeta do Senhor, figura constante nos embates contra
a idolatria que tomou proporções nunca antes vista entre o povo de Deus.
O
Senhor usou Elias não somente para condenar, mas também para castigar duramente
a idolatria promovida por Acabe, iniciando pela grande seca profetizada por
Elias “Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que
nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”
(1 Reis 17.1). Por três anos o Senhor sustentou o profeta, ordenando que
após este período ele se apresentasse diante de Acabe “E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias,
no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a
terra. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e
a fome era extrema em Samaria” (1 Reis 18.1,2). O Senhor usou
a Obadias, mordomo que temia ao Senhor, a fim de fazer Elias comparecer ante o
rei, que lhe acusou de perturbar a nação. Elias mandou a Acabe que reunisse a
todo Israel no monte Carmelo, assim como aos quatrocentos e cinquentas profetas
de Baal, onde completamente os desmascarou e destruiu, o que permitiu que o
povo reconhecesse novamente ao Senhor. Ao saber deste fato, Jezabel ameaçou
severamente ao profeta, que, temeroso dela, fugiu para o deserto.
Neste
mesmo período Samaria foi cercada por Ben-Hadade, rei da Síria, que ameaçou
destruir completamente a cidade. O Senhor socorreu a Acabe, derrotando ao rei
sírio. Um ano após esta batalha novamente Ben-Hadade atacou Samaria, sendo
impiedosamente derrotado pelos israelitas. Sendo já vencedor daquela batalha,
Acabe tomou a Ben-Hadade e desfilou junto a ele pelas ruas de Samaria, o que
profundamente irritou ao Senhor, que, pelos lábios de um profeta, condenou a
ação do rei “E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Porquanto soltaste da
mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida será em lugar da sua
vida, e o teu povo em lugar do seu povo. E
foi o rei de Israel para a sua casa, desgostoso e indignado; e chegou a
Samaria” (1 Reis 20.42,43). Depois destes fatos, Acabe ainda
desejou possuir a vinha de Nabote, o jizreelita, o qual negou-se a vende-la. Vindo,
porém, sua mulher Jezabel, arquitetou um maligno plano a fim de falsamente
acusar Nabote de blasfêmia contra o Senhor, sendo então injustamente condenado
a morte, o que permitiu a Acabe tomar para si a vinha. Tal impiedade foi
duramente condenada pelo Senhor pelos lábios do profeta Elias, ao que Acabe
respondeu humilhando-se e arrependendo-se de seu pecado. Por isso o Senhor o
poupou de ver seu reino e família destruídos neste período. Três anos após
estes fatos Acabe uniu-se a Jeosafá, rei de Judá, a fim de pelejar contra a
cidade de Ramote-Gileade, sendo apoiado por seus falsos profetas, porém o
profeta Micaías o repreendeu em nome do Senhor. Acabe foi mortalmente ferido
nesta batalha, sendo que posteriormente também sua mulher Jezabel morreu da
forma como disse o profeta.
As
Escrituras terminam por resumir o mau reinado de Acabe de uma forma realista, revelando
o mau que ele mesmo plantou junto a seu povo, “Porém ninguém
fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor;
porque Jezabel, sua mulher, o incitava” (1 Reis 21.25).
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