Devocional 26\10\2021 A HISTÓRIA DOS REIS DE ISRAEL: ACABE


 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

26\10\2021

TÍTULO

A HISTÓRIA DOS REIS DE ISRAEL: ACABE

TEXTO

A narrativa cronológica dos reis de Israel nos apresenta a Acabe, filho de Onri, que reinou sobre Israel por longos e tenebrosos 22 anos, sendo reconhecido nas Escrituras como o mais ímpio dos reis de Israel “E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele” (1 Reis 16.30). O nome e reinado de Acabe estão ligados a dois outros personagens deste período, sua mulher Jezabel, filha de Et-baal, rei do sidônios, a quem Acabe seguiu em sua adoração ao falso deus pagão Baal, e a Elias, o profeta do Senhor, figura constante nos embates contra a idolatria que tomou proporções nunca antes vista entre o povo de Deus.

O Senhor usou Elias não somente para condenar, mas também para castigar duramente a idolatria promovida por Acabe, iniciando pela grande seca profetizada por Elias “Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra” (1 Reis 17.1). Por três anos o Senhor sustentou o profeta, ordenando que após este período ele se apresentasse diante de Acabe “E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria” (1 Reis 18.1,2). O Senhor usou a Obadias, mordomo que temia ao Senhor, a fim de fazer Elias comparecer ante o rei, que lhe acusou de perturbar a nação. Elias mandou a Acabe que reunisse a todo Israel no monte Carmelo, assim como aos quatrocentos e cinquentas profetas de Baal, onde completamente os desmascarou e destruiu, o que permitiu que o povo reconhecesse novamente ao Senhor. Ao saber deste fato, Jezabel ameaçou severamente ao profeta, que, temeroso dela, fugiu para o deserto.

Neste mesmo período Samaria foi cercada por Ben-Hadade, rei da Síria, que ameaçou destruir completamente a cidade. O Senhor socorreu a Acabe, derrotando ao rei sírio. Um ano após esta batalha novamente Ben-Hadade atacou Samaria, sendo impiedosamente derrotado pelos israelitas. Sendo já vencedor daquela batalha, Acabe tomou a Ben-Hadade e desfilou junto a ele pelas ruas de Samaria, o que profundamente irritou ao Senhor, que, pelos lábios de um profeta, condenou a ação do rei “E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Porquanto soltaste da mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu povo. E foi o rei de Israel para a sua casa, desgostoso e indignado; e chegou a Samaria” (1 Reis 20.42,43). Depois destes fatos, Acabe ainda desejou possuir a vinha de Nabote, o jizreelita, o qual negou-se a vende-la. Vindo, porém, sua mulher Jezabel, arquitetou um maligno plano a fim de falsamente acusar Nabote de blasfêmia contra o Senhor, sendo então injustamente condenado a morte, o que permitiu a Acabe tomar para si a vinha. Tal impiedade foi duramente condenada pelo Senhor pelos lábios do profeta Elias, ao que Acabe respondeu humilhando-se e arrependendo-se de seu pecado. Por isso o Senhor o poupou de ver seu reino e família destruídos neste período. Três anos após estes fatos Acabe uniu-se a Jeosafá, rei de Judá, a fim de pelejar contra a cidade de Ramote-Gileade, sendo apoiado por seus falsos profetas, porém o profeta Micaías o repreendeu em nome do Senhor. Acabe foi mortalmente ferido nesta batalha, sendo que posteriormente também sua mulher Jezabel morreu da forma como disse o profeta.

As Escrituras terminam por resumir o mau reinado de Acabe de uma forma realista, revelando o mau que ele mesmo plantou junto a seu povo, “Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava” (1 Reis 21.25).

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