DEVOCIONAL 23\11\2021 O LEGADO DE SILAS


 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

23\11\2021

TÍTULO

O LEGADO DE SILAS

TEXTO                                     

O atento leitor das sagradas Escrituras encontra em meio as narrativas do ministério de Paulo um homem de nome Silas, associado ao apóstolo e a igreja em Jerusalém em diversas ocasiões. A primeira menção a Silas ocorre quando do envio pela igreja de Jerusalém a dois homens, Judas e Silas, a fim de acompanharem o envio da carta relatando a decisão do concílio realizado quanto a questão judaica, como nos descreve Lucas “Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos” (Atos 15.22). Tal fato revela que a igreja e os apóstolos viam em Silas um cristão comprometido no qual depositavam sua confiança. Descobrimos por meio de uma menção a seu nome no mesmo capítulo de Atos que Silas era reputado como profeta, tendo seu ministério reconhecido pela igreja, como lemos “Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras” (Atos 15.32).

Porém, dos poucos relatos que temos nas Escrituras a seu respeito, o de maior proeminência o associa ao apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária, fato ocorrido após o desentendimento entre Paulo e Barnabé, o que levou o apóstolo a convoca-lo para esta missão “E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas” (Atos 15.40,41). Foi durante esta viagem que ocorreu o fato mais conhecido envolvendo Paulo e Silas, quando, após anunciarem o evangelho em Filipos, tendo Paulo libertado uma jovem possuída por um espírito de adivinhação, a ira daqueles que lucravam com aquela situação fez com que Paulo e Silas fossem açoitados e lançados na prisão. Tal fato nos permite perceber a razão pela qual Paulo convocou a Silas nesta missão, confirmando sua reputação de seriedade e comprometimento para com a causa de Cristo, como nos é descrito por Lucas “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam” (Atos 16.25). O Senhor não somente ouviu a dedicação de seus servos, como por meio de um terremoto, que abriu as portas daquela prisão, os libertou. Como consequência deste fabuloso incidente o carcereiro que ali estava foi salvo por Cristo, juntamente com toda sua família.

Os relatos a respeito de Silas não vão muito além destes que foram citados, porém um fator importante lança ainda uma maior luz a respeito de sua vida. Além das citações no livro de Atos, encontramos outras quatro menções a ele nas epístolas dos Novo Testamento, porém nominado como Silvano, uma vez que o nome Silas é uma forma abreviada deste nome. É identificado como Silvano que o encontramos novamente relacionado ao ministério de Paulo, como na epístola aos tessalonicenses, onde lemos “PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 1.1). Porém não foi somente ao ministério de Paulo que Silas, ou Silvano, teve seu nome ligado, uma vez que também o apóstolo Pedro faz menção a instrumentalidade deste servo em seu ministério referindo-se a ele como seu escrivão “Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes” (1 Pedro 5.12). A pouca capacidade literária de Pedro em expressar-se na língua grega foi compensada pela esmerada escrita de Silas como escrivão da mensagem ditada pelo apóstolo.

O legado de Silas pertence a todos os servos do Senhor que, humildemente, encontram seu lugar de serviço entre homens de maior vulto, cujo ministério foi profundamente abençoado por sua humildade.

 

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