DEVOCIONAL 23\11\2021 O LEGADO DE SILAS
DEVOCIONAL DIÁRIO
DATA
23\11\2021
TÍTULO
O LEGADO DE SILAS
TEXTO
O
atento leitor das sagradas Escrituras encontra em meio as narrativas do ministério
de Paulo um homem de nome Silas, associado ao apóstolo e a igreja em Jerusalém em
diversas ocasiões. A primeira menção a Silas ocorre quando do envio pela igreja
de Jerusalém a dois homens, Judas e Silas, a fim de acompanharem o envio da
carta relatando a decisão do concílio realizado quanto a questão judaica, como
nos descreve Lucas “Então pareceu bem aos
apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e
enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos
entre os irmãos” (Atos 15.22). Tal fato revela que a
igreja e os apóstolos viam em Silas um cristão comprometido no qual depositavam
sua confiança. Descobrimos por meio de uma menção a seu nome no mesmo capítulo
de Atos que Silas era reputado como profeta, tendo seu ministério reconhecido
pela igreja, como lemos “Depois Judas e Silas, que
também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras”
(Atos 15.32).
Porém, dos poucos relatos
que temos nas Escrituras a seu respeito, o de maior proeminência o associa ao
apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária, fato ocorrido após o
desentendimento entre Paulo e Barnabé, o que levou o apóstolo a convoca-lo para
esta missão “E Paulo, tendo escolhido a Silas,
partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Síria e Cilícia,
confirmando as igrejas” (Atos 15.40,41).
Foi durante esta viagem que ocorreu o fato mais conhecido envolvendo Paulo e
Silas, quando, após anunciarem o evangelho em Filipos, tendo Paulo libertado
uma jovem possuída por um espírito de adivinhação, a ira daqueles que lucravam
com aquela situação fez com que Paulo e Silas fossem açoitados e lançados na
prisão. Tal fato nos permite perceber a razão pela qual Paulo convocou a Silas
nesta missão, confirmando sua reputação de seriedade e comprometimento para com
a causa de Cristo, como nos é descrito por Lucas “E,
perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam” (Atos 16.25). O Senhor
não somente ouviu a dedicação de seus servos, como por meio de um terremoto,
que abriu as portas daquela prisão, os libertou. Como consequência deste fabuloso
incidente o carcereiro que ali estava foi salvo por Cristo, juntamente com toda
sua família.
Os relatos a respeito de
Silas não vão muito além destes que foram citados, porém um fator importante
lança ainda uma maior luz a respeito de sua vida. Além das citações no livro de
Atos, encontramos outras quatro menções a ele nas epístolas dos Novo
Testamento, porém nominado como Silvano, uma vez que o nome Silas é uma forma
abreviada deste nome. É identificado como Silvano que o encontramos novamente
relacionado ao ministério de Paulo, como na epístola aos tessalonicenses, onde
lemos “PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus
nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 1.1). Porém
não foi somente ao ministério de Paulo que Silas, ou Silvano, teve seu nome
ligado, uma vez que também o apóstolo Pedro faz menção a instrumentalidade
deste servo em seu ministério referindo-se a ele como seu escrivão “Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi
brevemente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na
qual estais firmes” (1 Pedro 5.12). A pouca capacidade literária de
Pedro em expressar-se na língua grega foi compensada pela esmerada escrita de
Silas como escrivão da mensagem ditada pelo apóstolo.
O legado de Silas
pertence a todos os servos do Senhor que, humildemente, encontram seu lugar de
serviço entre homens de maior vulto, cujo ministério foi profundamente
abençoado por sua humildade.
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