DEVOCIONAL 28\12\2021 A IMPORTÂNCIA DA IGREJA LOCAL PARA O SALVO EM CRISTO




 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

28\12\2021

TÍTULO

A IMPORTÂNCIA DA IGREJA LOCAL PARA O SALVO EM CRISTO

TEXTO

Poucos momentos da história humana são tão reveladores quanto ao que há no coração das pessoas do que os momentos históricos quando a vida, a liberdade e o conforto que usufruem são ameaçados. Assim foi durante as grandes guerras, como também em regimes ditatoriais em que regras criadas por homens ímpios eram a lei. Tais fatos sempre se constituíram em uma ameaça a liberdade da igreja de Cristo neste mundo, alvo preferencial de governantes que desejam o controle total sobre as ações de seus governados. A importância da igreja local para aqueles que dela usufruem tornou-se algo patente durante o período em que normas governamentais impediram a reunião presencial dos salvos a fim de adorarem ao Senhor levando alguns cristãos a descobriram os atrativos dos cultos não presenciais, compartilhados pelas mídias sociais, e isto lhes parece suficiente e agradável. Outros descobriram que os cultos presenciais na igreja não lhes fazem nenhuma falta, e estão avaliando sua real necessidade, enquanto alguns outros reconhecem a dependência que possuem da reunião do povo de Deus na casa de Deus, e passaram a valorizar mais este privilégio e a ansiar por seu retorno. Em qual destes grupos você está?

Uma forma bíblica e realista de analisarmos tal questão é observando atentamente a epístola aos efésios, onde contemplamos a igreja sendo elevada a sua mais alta posição nas Escrituras, apresentada ali como a plenitude da obra de Deus neste mundo, assim revelada pelo apóstolo Paulo E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1.22,23). Esta gloriosa igreja é também vista em efésios como o instrumento pelo qual Deus revela sua sabedoria aos anjos, pois assim Paulo nos ensina “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Efésios 3.10). É nesta igreja que Jesus Cristo deve ser adorado, como vemos no capítulo 3 “A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém” (Efésios 3.21)

Porém, é justo que pensemos a qual igreja o apóstolo Paulo se refere, aquela chamada de igreja universal, composta por todos os crentes ao redor deste mundo, o que é um fato, uma realidade, ou a igreja triunfal e gloriosa, que será reunida e arrebatada por Cristo, como certamente ocorrerá em breve. As Escrituras contemplam também a igreja local, formada por cristãos chamados a servir a Deus em um lugar específico. Quando Paulo fala da igreja e sua glória, ele está se referindo as igrejas locais, lugar muitas vezes simples onde um pequeno número de salvos se reúne em nome de seu Senhor? Certamente que sim! Este fato fica claro ao percebermos que todas as cartas do apóstolo Paulo e dos demais escritores do Novo Testamento foram escritas a igrejas locais como Éfeso, Corínto ou Tessalônica. O próprio apóstolo Paulo deixou-se desgastar em seu serviço pelas igrejas locais que ele mesmo havia iniciado, sendo que suas cartas pastorais foram escritas a pastores reais como Tito e Timóteo, que pastoreavam igrejas locais. Portanto, as grandes verdades escritas pelo apóstolo em sua epístola aos efésios aplicam-se a igrejas locais, onde salvos em Cristo o servem a adoram.

É assim que você vê a igreja local?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)