DEVOCIONAL 02\03\2022 AS CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO CRISTÃO


 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

02\03\2022

TÍTULO

AS CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO CRISTÃO

TEXTO

O atento leitor das sagradas Escrituras encontra na epístola do apóstolo Paulo aos salvos em Filipos um sólido entendimento quanto ao verdadeiro cristianismo e seus resultados na vida daqueles que pela fé foram regenerados. Sendo levado a contrapor os falsos ensinos judaizantes, Paulo não somente os desmascarou como estabeleceu de forma simples e prática o que significa viver pela fé em Cristo ao escrever aquela comunidade cristã “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne” (Filipenses 1.3). É bom que examinemos esta declaração do apóstolo com fé e entendimento de sua verdade.

Primeiramente observemos que ao dizer que “Porque a circuncisão somos nós” o apóstolo Paulo estabelece do que se trata a verdadeira prática piedosa, muito diferente daquilo que os religiosos judeus pregavam. Paulo inicia sua descrição das características do verdadeiro cristianismo dizendo-nos que os salvos em Cristo são aqueles que servem “... a Deus em espírito”, ou seja, que reconhecem que toda forma meramente ritualística da religião em nada acrescenta a vida daqueles que verdadeiramente desejam servir ao Senhor, como bem lembrou o apóstolo em sua carta aos gálatas “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?” (Gálatas 4.9). A segunda característica de um verdadeiro cristão é que eles se gloriam “... em Jesus Cristo”, significando que os salvos em Cristo não encontram nenhum mérito ou razão em si mesmos pelos quais possam jactar-se, diferente dos religiosos judeus, que apoiavam sua suposta superioridade naquilo que haviam recebido em sua rica herança espiritual, descrita por Paulo em sua epístola aos salvos em Roma “Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne” (Romanos 9.4,5). Aos salvos em Cristo é dito que devem viver de tal forma que “Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1.31). Um salvo em Cristo se gloriará na pessoa e obra de seu salvador, cujo nome estará sempre em meio as suas palavras.

Por fim, Paulo recorda aos salvos em Filipos que a terceira marcante característica de um salvo em Cristo é que ele não confia em sua carne, ou seja, naquilo que sua própria e débil natureza pecaminosa é capaz de produzir, como bem diz o apóstolo “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne” (Filipenses 1.3). Paulo mesmo deu valioso exemplo desta verdade ao dizer aos gálatas “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas o ser nova criatura” (Gálatas 6.14,15). Enxergar-se de uma forma realista e sincera é uma qualidade que deve obrigatoriamente pertencer ao caráter cristão que praticamos.

Portanto, ao servirmos a Deus em espírito, ao nos gloriarmos unicamente em nosso suficiente salvador, não confiando no poder de nossa própria carne, praticaremos o puro cristianismo que trará honra ao nosso Deus e edificação a nós e nossos irmãos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)