DEVOCIONAL 18\03\2022 COMO DEVEMOS ORAR A DEUS PEDINDO POR PAZ: A PAZ COM DEUS


 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

18\03\2022

TÍTULO

COMO DEVEMOS ORAR A DEUS PEDINDO POR PAZ: A PAZ COM DEUS

TEXTO

Encontramos nas Escrituras três aplicações a palavra paz, sendo a primeira dela uma referencia a paz em nosso planeta, impossível de ser conquistada pelos homens, mas prometida a nós quando então o Senhor Jesus Cristo se assentar em seu trono em Jerusalém no milênio, quando então esta terra provará de verdadeira paz. As Escrituras também se referem a paz de Deus, que pode ser provada apenas por aqueles que já se refugiaram no precioso sangue do bom salvador. Porém, antes de provar desta forma de paz, se faz necessário que o ser humano pecador prove da paz com Deus, descrita pelo apóstolo Paulo em sua epístola aos romanos ao dizer “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).

Iniciemos por reconhecer que o constante estado de inimizade que caracteriza o ser humano tem sua fonte na inimizade que o homem pecador nutre contra seu Deus, denunciada de forma explícita nas Escrituras. Ao escrever sua epístola aos romanos Paulo se refere ao ser humano como alguém que já nasce em um estado de inimizade contra Deus, ao dizer “Porque se nós, sendo inimigos” (Romanos 5:10). Nesta mesma epístola Paulo nos diz que os seres humanos se caracterizam por ser “... murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus...” (Romanos 1:30). Este estado não ocorre porque os seres humanos desconhecem a Deus e sua lei, pelo contrário, eles sabem muito bem o que estão fazendo, uma vez que Paulo revela a respeito deles que “Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem” (Romanos 1:32).

Em sua inimizade contra Deus o ser humano não somente rejeita qualquer influência de Deus sobre sua vida, como também se lança em uma campanha a fim de apagar o nome de Deus deste mundo. Não há outra resposta possível da parte de Deus do que o dirigir sua ira contra o ser humano, como revelado pelo apóstolo Paulo em sua carta aos romanos “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça” (Romanos 1:18). Conforme se mantém em sua rebelião contra a autoridade de Deus, seu estado de inimizade não somente permanece, como se estabelece em sua conduta, condenando-o eternamente as consequências de sua atitude, como nos diz o apóstolo João “... aquele que não crê no filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36).

A solução a esta inimizade do ser humano contra Deus não poderia vir de outro lugar a não ser o próprio Deus, que não deseja que suas criaturas se percam em seus próprios pecados, por isso o apóstolo Paulo diz aos salvos em Roma “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho” (Romanos 5:8 a 10). A única forma do ser humano obter a paz com Deus é crendo em Jesus Cristo, e até que ele faça isso a inimizade de seu coração o afastará de Deus.

Oremos pela salvação daqueles que se encontram assim.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)