DEVOCIONAL 01\08\2022 O CONHECIMENTO DE DEUS


DEVOCIONAL DIÁRIO

01\08\2022

TEXTO

O CONHECIMENTO DE DEUS

Você conhece a Deus? Não questiono se você já viu a Deus ou se provou de alguma experiência mística que lhe deu a impressão de proximidade com aquele que chamamos de Deus. O que lhe pergunto é se você conhece o Deus que se revela em sua palavra, a Bíblia. Nos devocionais desta semana gostaria de conduzi-lo em um estudo sistemático sobre Deus. Reconheço que essa pretensão se assemelha a um homem que deseja que o oceano inteiro seja contido na palma de sua mão. O que lhe proponho é conhecermos um pouco daquilo que o próprio Deus deseja que saibamos, uma vez que nos revelou em sua palavra.

Comecemos por cinco verdades básicas a respeito de Deus. Primeiro, Deus fala conosco e a Bíblia é a sua Palavra, que nos foi dada a fim de nos tornar sábios para a salvação. Segundo, este Deus apresentado na Bíblia é Senhor absoluto deste mundo; Ele governa todas as coisas para a sua glória, mostrando sua perfeição em tudo o que faz, a fim de que suas criaturas possam louva-lo. Terceiro, o Deus apresentado na Bíblia  é Salvador, ativo em amor soberano mediante o Senhor Jesus Cristo para salvar os crentes da culpa e do poder do pecado, torna-los seus filhos e assim abençoa-los. Em quarto, Deus é triúno, pois a Bíblia nos revela que há em Deus três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; a obra de salvação é operada pelos três ao mesmo tempo; o Pai propõe a salvação, o Filho a executa e o Espirito Santo a aplica. Por último, mas não menos importante, a Bíblia nos ensina que piedade significa responder a revelação de Deus em sua palavra viva com fé, de forma que eu e você sejamos transformados pela revelação de deus a nós. A luz destas verdades gerais, vamos examinar o que a Bíblia nos mostra da natureza e do caráter do Deus sobre o qual estamos falando.

Você já percebeu como o ser humano já tentou retratar Deus de muitas formas? Usando de figuras, da pintura e da escrita, ficando, porém, sempre aquém de seu alvo. Também a ciência e a filosofia têm lançado suas tentativas, mas tem sido infeliz, pois Deus não pode ser retratado nem descoberto pela mera intuição humana, ele precisa ser revelado a nós seres humanos. Por isso, a Bíblia revela a nós aquilo que chamamos de os atributos de Deus. Este termo atributos, em sua aplicação as pessoas ou objetos são o que a tornam o que ela é, e sem esses atributos ela deixaria de ser quem é. Em relação a Deus seus atributos são inalienáveis, ou seja, o que Deus é hoje Ele o foi ontem e será para sempre, pois Deus é imutável. Em relação a Deus, separamos seus atributos em duas classes, sendo seus atributos naturais, aqueles que o definem como pessoa, e que foram transmitidos a nós seres humanos, uma vez que fomos criados a sua imagem e semelhança. Já os atributos morais de Deus, são os atributos que pertencem a Deus o definem como um ser divino, pois são exclusivos de Deus e não podem ser possuídos por nenhuma de suas criaturas.

É esse Deus incrível e maravilhoso que lhe convido a conhecer. Certamente não há nada neste mundo que se compare a conhecer a Deus, de forma que faremos bem em nos atentar ao chamado que encontramos no livro do profeta Oséias Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Oséias 6.3).

Que Deus lhe abençoe!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)