DEVOCIONAL 04\08\2022 O CONHECIMENTO DE DEUS: SUA PERSONALIDADE


DEVOCIONAL DIÁRIO

04\08\2022

TÍTULO

O CONHECIMENTO DE DEUS: SUA PERSONALIDADE

TEXTO

Em nossa jornada pelo conhecimento de Deus como nos é revelado nas Escrituras sagradas nos deparamos agora com seu atributo que revela sua personalidade.

Definimos personalidade como a existência dotada de autoconsciência e autodeterminação, de forma que aquilo que denominamos personalidade são as qualidades que caracterizam a existência pessoal e a distinguem da existência impessoal e da vida animal. A personalidade é a soma total das características necessárias para se descrever uma pessoa. O que distingue seres pessoais é não possuírem apenas consciência, mas autoconsciência. Isso o leva a possuir mais que determinação, mas o poder de determinar suas ações. Reconhecemos como três os poderes constitutivos da personalidade: o intelecto, ou seja, o poder de pensar; a sensibilidade, que é o poder de sentir, e a volição, que é poder da vontade. Uma vez que comprovarmos que a Deus são atribuídas essas operações, então comprovamos que Deus possui personalidade.

O panteísmo está entre os mais difundidos falsos ensinos a respeito da pessoa de Deus, o que tem levado muitos ao engano ao propagar a falsa noção de que o verdadeiro Deus é na realidade o universo que nos cerca. Ao ver Deus em tudo o panteísmo nega que Deus possua consciência, inteligência e conhecimento, tornando impossível que Deus possua personalidade, de forma que Deus não é uma pessoa que possa dizer “EU” e nem ser chamada de “TU”. Outra dificuldade enfrentada pelo ser humano a fim de reconhecer a personalidade de Deus é que não é possível usar a personalidade humana para aferir a personalidade de Deus. A grande limitação e negação levantada contra a verdade da personalidade de Deus é que personalidade implica limitação. A resposta a esta objeção é que não podemos comparar a personalidade limitada e imperfeita do homem pecador com a personalidade santa e perfeita do único e verdadeiro Deus.

A Bíblia revela a personalidade de Deus através dos nomes que lhe são atribuídos, sendo o principal deles Jeová, um dos nomes mais importantes pelos quais Deus tem se feito conhecer. Tudo o que o nome Jesus significa para nós o nome Jeová significa para Israel, pois tudo o que está envolvido na salvação e benção daquele povo tem relação com o nome Jeová. Eloim é o nome onde Deus se faz conhecer como criador, enquanto Jeová é Deus se fazendo conhecer em sua aliança com seu povo. Ao se revelar a Moisés, Deus usou seu nome a fim de que seu povo o reconhece, revelando assim ser um Deus autoconsciente, soberano e imutável, como vemos no livro de Êxodo E disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós” (Êxodo 3.14)

Ao estabelecer seu pacto com a nação de Israel, Deus lhes apresentou duas verdades que conduziriam seu relacionamento com eles: Eu serei seu Deus e vós sereis meu povo, de forma que a história da nação de Israel é o desenrolar de como ele vieram a saber quem era Deus. É isto que Deus deseja ao revelar-se também a nós por meio da Bíblia, ser o nosso único e verdadeiro Deus, nos concedendo o privilégio de sermos seus filhos. A forma pela qual Deus torna isso realidade é através de nos levar a crer unicamente em Jesus Cristo como nosso Salvador. Que o Senhor lhe conceda sabedoria para entender e crer nesta verdade!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)