DEVOCIONAL 05\08\2022 O CONHECIMENTO DE DEUS: A TRINDADE


DEVOCIONAL DIÁRIO

05\08\2022

TÍTULO

O CONHECIMENTO DE DEUS: A TRINDADE

TEXTO

Em nossa jornada do conhecimento de Deus nos deparamos com uma verdade bíblica que vai além de nossa capacidade de compreensão, a trindade divina. Reconhecemos que a palavra trindade não consta na Bíblia, porém a doutrina da trindade está implícita do início ao fim das Escrituras.

Partimos de uma verdade que não deve gerar dúvidas: há um só Deus revelado nas Escrituras, conforme nos é afirmado tanto pelo Velho como pelo Novo Testamento. Encontramos na Bíblia relatos que se referem ao Pai como Deus, a Jesus Cristo como Deus e ao Espírito Santo como Deus. O Velho Testamento se refere a Deus, o único de que deve ser adorado e servido, como também se refere ao anjo do Senhor, a pré encarnação do Filho, e Ele é visto sendo adorado. Se refere ao Espírito de Jeová, que possui atributos que pertencem somente a Deus. O Novo Testamento nos apresenta Deus Pai, que planejou o plano de salvação, como também nos apresenta Deus Filho, que executou este plano, e Deus Espírito, que aplica este plano aos redimidos. Isto significa que no ser de Deus subsistem três pessoas distinta e cada uma delas é Deus. Porém, de forma alguma afirma que Deus é um ser de três cabeças, ou que existam três deuses em um mesmo ser, ou ainda que há três manifestações diferentes do mesmo Deus. não é este o ensino bíblico.

O que a Bíblia nos revela a respeito da trindade divina é que em relação a natureza de Deus há três distinções eternas que se nos apresentam sob a figura de pessoas e estas três são iguais. Deus nos é revelado como Pai, Filho e Espírito Santo, cada um com atributos pessoais distintos, mas sem divisões de natureza, essência ou ser. A doutrina da Trindade não quer dizer que Deus meramente se manifesta em três diferentes maneiras, mas sim que há três pessoas distintas na Divindade. Tal distinção é eterna, uma vez que o único e verdadeiro Deus é imutável. Estas três distinções nos são representadas sob a figura de pessoas, mas não há divisão de natureza, essência ou ser, de forma que a doutrina da trindade não quer dizer triteismo, ou seja, não há três pessoas na Divindade no mesmo sentido em que três seres humanos são pessoas, pois no caso de três seres humanos há divisão de natureza, essência e ser, mas Deus não é assim. Muitos dos mesmos atributos atribuem-se a cada membro da Trindade e os atributos assim atribuídos são tais como não podiam ser possuídos sem todos os outros atributos divinos, de forma quer a igualdade dos membros da Trindade mostra-se pelo fato de cada um deles ser reconhecido como Deus.

Contudo, a doutrina da Trindade não é autocontraditória. Deus não é três no mesmo sentido em que Ele é um. Ele é um em essência, natureza e ser; mas, nesta uma essência, natureza e ser há três distinções eternas que se nos representam de uma tal maneira que as chamamos pessoas. Quem pôde dizer que tais distinções são impossíveis em se tratando da natureza de Deus? Para fazer isso ter-se-ia de ter perfeito entendimento de sua natureza. De maneira que fazemos bem de aceitar o que a Escritura ensina e deixar o mistério para solucionar-se quando tivermos mais luzes. Tal mistério vem por causa de nossa inabilidade para compreendermos totalmente a natureza de um tão grandioso Deus.

 

 

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