DEVOCIONAL 05\08\2022 O CONHECIMENTO DE DEUS: A TRINDADE
DEVOCIONAL
DIÁRIO
05\08\2022
TÍTULO
O CONHECIMENTO DE DEUS: A TRINDADE
TEXTO
Em
nossa jornada do conhecimento de Deus nos deparamos com uma verdade bíblica que
vai além de nossa capacidade de compreensão, a trindade divina. Reconhecemos
que a palavra
trindade não consta na Bíblia, porém a doutrina da trindade está implícita do
início ao fim das Escrituras.
Partimos de uma verdade
que não deve gerar dúvidas: há um só Deus revelado nas Escrituras, conforme nos
é afirmado tanto pelo Velho como pelo Novo Testamento. Encontramos na Bíblia relatos que se referem ao Pai como Deus, a
Jesus Cristo como Deus e ao Espírito Santo como Deus. O Velho Testamento se refere a Deus, o único de que deve ser
adorado e servido, como também se refere ao anjo do Senhor, a pré encarnação do
Filho, e Ele é visto sendo adorado. Se
refere ao Espírito de Jeová, que possui atributos que pertencem somente a Deus. O Novo Testamento nos apresenta Deus
Pai, que planejou o plano de salvação,
como também nos apresenta Deus Filho, que executou este plano, e Deus
Espírito, que aplica este plano aos redimidos. Isto significa que no ser de Deus subsistem três pessoas distinta
e cada uma delas é Deus. Porém, de forma alguma afirma que Deus é um ser de
três cabeças, ou que existam
três deuses em um mesmo ser, ou ainda
que há três manifestações diferentes do mesmo Deus. não é este o ensino
bíblico.
O que a Bíblia nos revela
a respeito da trindade divina é que em relação a natureza de Deus há três
distinções eternas que se nos apresentam sob a figura de pessoas e estas três
são iguais. Deus nos é revelado como Pai, Filho e Espírito Santo, cada um com
atributos pessoais distintos, mas sem divisões de natureza, essência ou ser. A
doutrina da Trindade não quer dizer que Deus meramente se manifesta em três
diferentes maneiras, mas sim que há três pessoas distintas na Divindade. Tal
distinção é eterna, uma vez que o único e verdadeiro Deus é imutável.
Estas três distinções nos são representadas sob a
figura de pessoas, mas não há divisão de natureza, essência ou ser, de forma
que a doutrina
da trindade não quer dizer triteismo, ou seja, não há três pessoas na Divindade
no mesmo sentido em que três seres humanos são pessoas, pois no caso de três
seres humanos há divisão de natureza, essência e ser, mas Deus não é assim.
Muitos dos mesmos atributos atribuem-se a cada membro da Trindade e os
atributos assim atribuídos são tais como não podiam ser possuídos sem todos os
outros atributos divinos, de forma quer a igualdade dos membros da Trindade
mostra-se pelo fato de cada um deles ser reconhecido como Deus.
Contudo,
a doutrina da Trindade não é autocontraditória. Deus não é três no mesmo
sentido em que Ele é um. Ele é um em essência, natureza e ser; mas, nesta uma
essência, natureza e ser há três distinções eternas que se nos representam de
uma tal maneira que as chamamos pessoas. Quem pôde dizer que tais distinções
são impossíveis em se tratando da natureza de Deus? Para fazer isso ter-se-ia
de ter perfeito entendimento de sua natureza. De maneira que fazemos bem de
aceitar o que a Escritura ensina e deixar o mistério para solucionar-se quando
tivermos mais luzes. Tal mistério vem por causa de nossa inabilidade para
compreendermos totalmente a natureza de um tão grandioso Deus.
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