DEVOCIONAL 19\08\2022 O CONHECIMENTO DE DEUS: SUA SANTIDADE


DEVOCIONAL DIÁRIO

19\08\2022

TÍTULO

O CONHECIMENTO DE DEUS: SUA SANTIDADE

TEXTO

Nossa jornada pelo conhecimento de Deus prossegue pela revelação dos serafins que comtemplam o Senhor em seu majestoso trono Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaias 6.2,3). A santidade de Deus é seu atributo mais exaltado e destacado, pois expressa a majestade de sua natureza e caráter morais, sendo seu atributo moral enfático de Deus. Se há alguma diferença de importância entre seus atributos morais, a santidade parece ocupar o primeiro lugar.

Reconhecemos a importância da santidade ao percebermos que este é o atributo mais salientado em suas manifestações aos homens no Antigo Testamento. Isto demonstra que a maneira que Deus deseja ser conhecido é pela sua santidade. Na visão do profeta Isaías, a santidade de Deus é o motivo da adoração dos serafins que contemplam o Senhor em seu trono Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaias 6.2,3). Vemos o mesmo na visão registrada pelo apóstolo João no livro de apocalipse E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir” (Apocalipse 4.8). Reconhecemos que a primazia do atributo da santidade é a razão da firme exortação do autor da epístola aos hebreus “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14), ou seja, nada que não se conforme a santidade de Deus pode subsistir em sua presença.

Devemos também observar que a constituição moral do ser humano, revelado em sua consciência, mostra sua supremacia sobre nossos impulsos e afeições. Sendo está constituição moral reflexo de sermos criados a imagem de Deus, como bem nos ensina o apóstolo Paulo Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho” (Romanos 2.14-16). Por isso reconhecemos que a santidade não somente constitui o centro moral humano, como também condiciona os demais atributos de Deus, verdade que pode ser reconhecida na obra redentora de Cristo, onde o amor que faz expiação, mas é a santidade violada que o exige, como também no castigo dos ímpios, onde a santidade que exige condenação, é maior do que o apelo do amor a favor dos sofredores. É bom que saibamos que o amor não pode ser o atributo essencial de Deus, porque o amor sempre requer um padrão, e este padrão se encontra na santidade. A santidade é o atributo regulador de Deus, pelo qual é governado e orientado o exercício de todos os demais atributos.

É por isso que nossas vozes devem se unir a dos serafins que proclamaram Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Isaias 6.2,3).

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