DEVOCIONAL DIÁRIO 31\10\2022 O QUE É O PECADO



DEVOCIONAL DIÁRIO

31\10\2022

TÍTULO

O QUE É O PECADO

TEXTO

É grande a divergência entre os homens quando tratamos da questão do pecado. Há aqueles que simplesmente não reconhecem sua existência, procurando justificar por meio da cultura humana atos que para alguns devem ser condenados, enquanto para outros são absolutamente justificáveis.

Ao tratarmos deste assunto devemos primeiramente definir qual o padrão de valores que determinar se um ato é ou não pecaminoso, fato evidente diante da divergência reinante entre os homens sobre como qualificar seus atos, de tal forma que é necessário que o padrão pelo qual um ato é ou não reconhecido como pecado seja um padrão imutável, o que por si só exclui a mutável cultura humana. Há somente um que não sofre mudança em todo o universo que nos cerca, e este um é Deus, de forma que somente Ele pode servir de padrão para o que necessitamos. Ao observarmos os atributos de Deus nomeados nas Escrituras, reconhecemos que a santidade de Deus é seu atributo pelo qual algo pode ser reconhecido como bom ou mal, de forma que devemos reconhecer que tudo o que se conformar aos padrões da santidade de Deus será bom, e que tudo aquilo que ofende sua santidade será mal.

Tendo estabelecido que apenas a santidade de Deus pode determinar aquilo que é ou não pecado, devemos buscar em sua palavra aquilo que definirá este assunto. Ao buscarmos as palavras usadas nas Escrituras para expressar a ideia de pecado encontramos a palavra hebraica chatah, cujo sentido é errar o alvo, referindo-se a santidade de Deus, ou seja, pecado é tudo aquilo que erra ou se desvia deste alvo. Também a palavra hebraica avar se refere ao pecado como transgressão, ou seja, o passar dos limites do que é aceito pelo padrão da santidade de Deus, entrando assim no terreno proibido do mal. Já a palavra hebraica aval aponta para o fato que o pecado é aquilo que torce a verdade, de forma que o ser humano passe a praticar algo mal pensando praticar o bem. Quando olhamos para o Novo Testamento encontramos a palavra grega hamartia, cujo sentido é errar e não atingir o alvo, referindo-se ao poder que exerce domínio sobre o ser humano, levando-o a desobediência aos padrões de Deus revelados em sua palavra. Já a palavra grega paraptoma significa escorregar para um lado, decair, quebrar o contrato, demonstrando que o pecado é revelado na decadência dos padrões da justiça de Deus. A palavra grega anomia aponta para a condição do homem pecador em viver a margem da lei de Deus, não reconhecendo sua autoridade e violando seus princípios.

Reconhecemos que há muitas outras palavras na Bíblia que definem o que é o pecado, porém as palavras citadas já nos podem fazer perceber a gravidade daquilo com o qual estamos lidando. O pecado é a manifestação da rebeldia do ser humano contra a autoridade de seu criador, trazendo sobre a raça humana os frutos de sua desobediência e falta de conformidade ao padrão estabelecido pela santidade de Deus. Quão importante é que reconheçamos o pecado como a causa de todo mal que nos rodeia, das doenças, das injustiças e frustrações que são tão comuns a nossa raça. É reconhecível que não há por parte dos homens um remédio que possa ao menos amenizar os males causados pelo pecado, de forma que não há absolutamente nada que o ser humano posa fazer diante de tão grave situação. A solução para o problema do pecado somente pode vir de Deus, e ela é revelada na Bíblia, estando ao dispor de todos aqueles que desejarem obtê-la.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)