DEVOCIONAL DIÁRIO 13\11\2022 O CHAMADO PARA QUE OS SALVOS PERMANEÇAM FIRMES EM MEIO AS AFLIÇÕES
DEVOCIONAL
DIÁRIO
13\11\2022
TÍTULO
O CHAMADO PARA QUE OS SALVOS PERMANEÇAM FIRMES EM MEIO AS
AFLIÇÕES
TEXTO
A porção final do
primeiro capítulo da epístola de Paulo aos filipenses contém uma vigorosa
exortação “E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é
indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. Porque a vós vos
foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer
por ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar
em mim” ((Filipenses 1.28 a 30).
Primeiramente, o que o
apóstolo nos ensina é que a oposição ao evangelho não deve intimidar os salvos
em Cristo. A palavra “espanteis” tem o sentido de ser intimidado, assustar-se, ficar aterrorizado, assim
como a expressão “dos que resistem” refere-se aqueles que fazem
oposição, inimigos do evangelho. Naqueles dias as perseguições impostas pelo império
romano ao cristianismo visavam assustar a igreja, fazer os salvos recuarem. Não se amedrontar não significa que devemos reprimir
o medo, mas sim não permitir que o medo domine a vida. A
palavra “indício” utilizada pelo
apóstolo significa uma prova evidente,
revelando que a oposição ao evangelho é a demonstração exterior da inimizade do
ser humano contra tudo o que revele a pessoa de Deus. Porém a palavra “salvação”
refere-se a completa salvação que os salvos têm em Cristo, apontando aqui
para o livramento das perseguições. Seu
significa é que Deus concederá aos salvos perseguidos a vitória contra o
pecado, ou seja, mesmo que sofram o martírio por sua fé, Deus não os
abandonará. Desta forma devemos entender que a oposição deste mundo ao
evangelho não deve ser encarada como algo pessoal, mas sim como consequência do
que Deus tem realizado pelos salvos. Não é
contra nós que o mundo se volta, mas sim contra aquilo que representamos.
Da mesma forma, Paulo também
chama os salvos a manterem-se firmes diante do sofrimento, ao dizer “Porque a vós vos foi
concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por
ele,”. A expressão “vos foi concedido”
utilizada aqui significa literalmente “dar livremente”, “dar como um
favor”.
Esta
palavra vem da mesma raiz da palavra graça, de forma que que tanto a fé como os
sofrimentos do salvo são reconhecidos aqui como privilégios que lhes são
concedidos. Não somente crer, mas crer e sofrer. É um
privilégio dado, mas necessita de ser aceito livremente pelo salvo. Notemos
que Paulo fala de um sofrimento que tem como causa “em relação a Cristo”, ou seja, devido a ligação e lealdade do salvo
para com seu salvador, demonstrando que o sofrimento dos salvos é da mesma
natureza da que Jesus sofreu devido a oposição deste mundo contra Deus.
Reconheçamos que a possibilidade
de sofrer por Cristo naturalmente assusta ao salvo, porém Paulo procura mostrar
aqui que este terror não é necessário, uma vez que trata-se unicamente da marca
de sua união com Cristo. Os sofrimentos provados pelo salvo são o presente por
ter se unido a Cristo. A coroa da vida o prêmio reservado aos salvos
sofredores, significando que Deus jamais se esquecerá deles.
O testemunho do apóstolo Paulo
remetia aqueles salvos a algumas firmes convicções: eles sofriam pela mesma e
justa causa que o apóstolo Paulo sofria e quaisquer que fossem os sofrimentos
que viessem a enfrentar, seriam também sustentados pelo Senhor em meio a eles.
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