DEVOCIONAL DIÁRIO 21\11\2022 O RESULTADO DE UM VERDADEIRO ENCONTRO COM DEUS



DEVOCIONAL DIÁRIO

21\11\2022

TÍTULO

O RESULTADO DE UM VERDADEIRO ENCONTRO COM DEUS

TEXTO

É bem conhecida dos atentos leitores das sagradas Escrituras a narrativa de Moisés quanto aos fatos que se sucederam ao patriarca Jacó no vau de Jaboque “E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido” (Gênesis 32.22 a 32).

Este fato ocorrido na vida do patriarca Jacó é uma analogia de sua própria vida e do modo como viveu até este encontro. Quando Deus se encontra com Jacó no Vau de Jaboque, que em hebraico significa “lugar de travessia”, aquele lugar passou a significar para ele a entrega de sua alma a Deus, após grande luta. Este acontecimento na vida de Jacó retrata o que significa uma verdadeira experiência com Deus, que a Bíblia chama de conversão, servindo como uma analogia do que é o evangelho e do que ele faz no indivíduo.

 Mesmo sendo um dos patriarcas e herdeiro das promessas feitas a seu avô Abraão, as atitudes de Jacó durante sua vida caracterizam um homem que fez da trapaça e não da fé sua modalidade de vida. Essa maneira pecaminosa de viver refletiu-se em seus doze filhos, dos quais apenas José manifestou a fé de seus ancestrais. A luta travada naquela madrugada é uma analogia do caráter de Jacó, que durante toda sua vida agiu confirme seus próprios conceitos, não se preocupando com sua relação com Deus. Aparentemente os métodos de Jacó deram certo, e ele venceu, enquanto que os métodos de Deus pareciam fracos e falhos. A resistência de Jacó em sua luta com o anjo representa isto, que Jacó venceu a vontade de Deus por um grande período em sua vida. Porém bastou um breve e simples momento em que Deus demonstrou seu poder, o que acabou por transformar definitivamente a vida de Jacó.

Assim também é conosco. Basta um simples toque do evangelho vivificado pelo Espírito Santo de Deus para que a vida de um homem seja transformada para sempre. Jacó é um claro exemplo desta verdade.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)