DEVOCIONAL DIÁRIO 04\01\2023 NOSSAS OBRAS REVELAM A QUE REINO PERTENCEMOS


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

04\01\2023                                                                                 

TÍTULO

NOSSAS OBRAS REVELAM A QUE REINO PERTENCEMOS

TEXTO

Os salvos que conviveram com o apóstolo João no primeiro século de vida da igreja de Cristo aprenderam a ama-lo e ouvi-lo com muita atenção. João fora o discípulo amado do Senhor, sendo o único dos doze apóstolos a terminar seus dias em ditosa velhice. O estilo literário simples, porém, vigoroso de João, faz dele um dos principais autores neotestamentários. Coube a ele escrever algumas das verdades mais profundas e intimidadoras da Bíblia, como a registrada no capítulo 3 de sua primeira epístola “Nisto são manifestos (são declarados, reconhecidos) os filhos de Deus e os filhos do diabo” (1 João 3:10). Seu destemor ao separar em campos opostos aqueles que criam daqueles que se mantinham em sua incredulidade, apontando-lhes as características reveladoras de sua condição, certamente lhe renderia poucos adeptos em nosso tempo marcado pelo relativismo, porém devemos reconhecer que a coragem de João nos permite ver com clareza em meio aos enganos de nosso tempo.

O reino das trevas é apresentado por João em sete características próprias, primeiramente pelas trevas que lhe são peculiares “Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas” (1 João 3:10). Também pela mentira que lhe é própria “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade” (1 João 2:21). A ação do diabo lhe é peculiar “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio” (1 João 3:8), assim como o ódio aos justos “Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas” (1 João 3:12). As características que compõem o reino das trevas é completa por seu odor marcante “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte” (1 João 3:14).

Quando voltamos nossa atenção as características descritas por João quanto ao reino da luz, vemos nesta sua principal característicaMas, se andarmos na luz, como ele na luz está” (1 João 1:7). Da mesma forma a pureza e santidade são marcas este reinoE qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (1 João 3:3). Não nos esqueçamos que a verdade e luz sempre andarão juntas “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis” (1 João 2:21), assim como a comunhão entre o Pai e o Filho Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai” (1 João 2:23). As duas principais características do reino da luz também são citadas por João, o amor “Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo” (1 João 2:10), e a vida Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (1 João 3:14).

Observe a que ponto esta verdade nos conduz. A prática das características do reino da luz só pode ser vista naqueles que nasceram de novo, de forma alguma estas qualidades serão vistas em um homem que rejeita render-se a Jesus Cristo, pois velha e nova naturezas são opostas entre si. Lembre-se do que João disse “Nisto são manifestos (são declarados, reconhecidos) os filhos de Deus e os filhos do diabo” (1 João 3:10) e de como isto está de acordo com o ensino de Jesus no capítulo 7 do evangelho de Mateus “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.16).

Os frutos de sua vida revelam a qual reino você pertence.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)