DEVOCIONAL DIÁRIO 14\03\2023 ATÉ QUE PONTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A DEFENDER O EVANGELHO


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

14\03\2023

TÍTULO

ATÉ QUE PONTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A DEFENDER O EVANGELHO

TEXTO

Certamente uma das mais impactantes epístolas do apóstolo Paulo no que tange a seu testemunho cristão é sua epístola aos filipenses, não somente pelo testemunho do apóstolo, mas também pela forma como os filipenses se mantiveram irmanados e unidos a Paulo mesmo durante a pior fase das perseguições empreendidas pelo Império Romano contra o cristianismo. A epístola aos filipenses foi escrita por Paulo durante seu aprisionamento, provavelmente em Roma, diante de uma perspectiva real de execução da pena de morte, por pregar o evangelho de Jesus Cristo e anuncia-lo como único Senhor. A reação dos filipenses ante tal ameaça que incluía não apenas a vida do apóstolo, mas também a de todos aqueles que se dispusessem a defender o evangelho, deve servir-nos de grande exemplo e incentivo em meio as ameaças e incertezas que ora vivemos.

Primeiramente reconheçamos que a conduta de apoio dos cristãos filipenses ao ministério do apóstolo Paulo foi a mesma tanto no início de seu ministério entre eles como quando a perseguição assumiu um caráter ameaçador a vida do apóstolo e a de seus apoiadores, como vemos no primeiro capítulo desta epístola “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora” (Filipenses 1.3 a 5). A perseguição imposta pelos Império Romano em nada modificou a posição dos filipenses quanto a pregação do evangelho, a ponto de Paulo reconhecer que o efeito foi exatamente o contrário “E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor” (Filipenses 1.14).

Este relato do apóstolo Paulo concede a nós salvos em Cristo que vivemos neste atual período de tantas incertezas, duas aplicações preciosas ao nosso encorajamento. Primeiro, Paulo reconhece que a atitude desprendida e corajosa dos filipenses diante da perseguição que se aproximava é exatamente aquilo que se espera dos salvos em Cristo em qualquer tempo “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho” (Filipenses 1.27). A hostilidade manifesta por este mundo contra a pregação do evangelho deve encontrar os salvos unidos em um mesmo espírito, ou seja, como um só corpo, onde o compromisso de defenderem a fé que receberam é partilhada por todos, e não por um pequeno grupo de abnegados, dispostos as últimas consequências por sua fé. É também importante que os salvos em Cristo encarem a hostilidade deste mundo não como algo pessoal, mas uma consequência de sua lealdade ao grande salvador, como Paulo lembra aqueles cristãos “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, tendo o mesmo combate que  em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim” (Filipenses 1.29,30). Que jamais venhamos a nos esquecer que a causa desta odiosa oposição a igreja e ao evangelho é a pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sinceramente, até que ponto você está disposto a defender o evangelho? Qual o preço que você está disposto a pagar a fim de que a verdade quanto ao Senhor Jesus Cristo não seja apagada nem deturpada? Você é capaz de perceber que seu cristianismo inclui o compromisso de defender e testemunhar desta verdade a qualquer preço? Que o exemplo dos cristãos filipenses encoraje e fortaleça a cada um de nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)