CRER EM DEUS É A ÚNICA FORMA DE ANDAR COM ELE - DEVOCIONAL DIÁRIO 05\05\2023
DEVOCIONAL
DIÁRIO
DATA
05\05\2023
TÍTULO
CRER EM DEUS É A ÚNICA FORMA DE ANDAR
COM ELE
TEXTO
Os usos da verdade
exposta em Gênesis 15.6 é utilizada pelos autores neotestamentários a fim de
ressaltar a fé como único meio de apropriar-se das bênçãos produzidas pela
morte e ressurreição de Jesus. Este tema da fé é abundantemente reforçado nas
epístolas do Novo Testamento, encontrando sua mais debatida expressão no
segundo capítulo da carta escrita por Tiago, que é mais um autor bíblico a
beber da experiência de fé do patriarca Abraão, ao dizer “E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso
imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus” (Tiago
2.23).
Há um questionamento no argumento de Tiago “Meus
irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras?
Porventura a fé pode salvá-lo? ”. Seu argumento é que uma fé que não quebranta nosso egoísmo não
pode ser verdadeira, a ponto de ilustrar está verdade da seguinte forma “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento
cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não
lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”. Tiago nos diz que uma fé sem obras pode
ser exercida até mesmo pelos demônios “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu
tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha
fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e
estremecem”. Tiago utiliza-se ainda mais da figura
de Abraão, demonstrando como a fé do patriarca era visível em suas obras “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando
ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi
aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e
foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus” (Tiago 2.20 a 23).
Para
alguns, parece que o escrito de Tiago acaba por contradizer o ensino de Paulo a
respeito da justificação unicamente pela fé, porém, não pensemos que tal
pressuposto seja verdadeiro, o que pode ser claramente visível no argumento
apresentado por Paulo em sua epístola aos efésios, demonstrando como as obras são o resultado da fé “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de
vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as
quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2.8 a 10). O que
Tiago deseja nos fazer entender é que a fé de Abraão foi publicamente revelada
por meio de suas obras, que, mesmo que nada pusessem fazer por sua
justificação, são o resultado visível da obra de Deus realizada nele unicamente
por haver depositado sua fé em Deus.
Somente a fé pode nos aproximar de um Deus tão grandioso, que
mesmo assim, se compras em andar ao lado de pecadores justificados por seu
Filho, como Abraão, de quem Tiago disse, “e
foi chamado o amigo de Deus”.
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