O CRER E AS OBRAS - DEVOCIONAL DIÁRIO 03\05\2023


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

03\05\2023

TÍTULO

O CRER E AS OBRAS

TEXTO

O conhecido texto bíblico encontrado em Gênesis capítulo 15 é utilizado pelos autores do Novo Testamento a fim de ressaltar a importância de cremos em Deus se desejamos nos aproximar dele. Em sua epístola aos romanos o apóstolo Paulo usa da fé de Abraão como exemplo do significado de crer Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça” (Romanos 4.3), contrapondo-o a inutilidade das obras humanas quanto a sua salvação.

O argumento de Paulo começa por questionar o que um homem é capaz de conquistar por suas obras QUE diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus” (Romanos 4.1,2). O que Paulo procura demonstrar é o fato que, se Abraão tivesse qualquer mérito sua justificação não seria obra da graça de Deus, e para isso ele se utiliza de uma simples ilustração Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida” (Romanos 4.4). Ao realizarmos um serviço é justo que recebamos o pagamento, e, ao pagar-me, aquele que usufruiu de meu trabalho não está sendo bondoso para comigo, está apenas pagando o que me deve. Seu pagamento não é um ato de bondade. Paulo se utiliza desta figura a fim de contrasta-la com a ação de Deus para com Abraão, ao dizeMas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” (Romanos 4.5). Assim fica demonstrado que a justificação de Abraão é resultado unicamente da graça de Deus, e não de obras realizadas por ele.

A fim de salientar ainda melhor sua posição, Paulo nos faz entender quem era Abraão, o homem justificado pela graça de Deus sem qualquer mérito, pelo contrário, Abraão não passava de adorador de demônios quando Deus o chamou em Gênesis 12, o que é confirmado no livro de Josué, Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses” (Josué 24.2). Ao declarar abraão justo, Deus não o fez por base na bondade ou qualidades de Abraão, Deus não justificou um homem bom, mas um idólatra, na mesma condição de todos os demais membros de sua raça, como bem o apóstolo Paulo revela em sua epístola aos romanosComo está escrito: Não há um justo, nem um sequer” (Romanos 3.10). Isso se dá desta forma porque a justificação é uma afirmação feita por Deus que declara inocente aquele que crê em Jesus Cristo, lhe revestindo da justiça de Cristo, o que lhe concede plena justificação. Ao justificar o pecador, Deus coloca o pecador em uma posição de favor diante de si mesmo.

Abraão, como todo resto da humanidade, era um homem ímpio. Deus justifica o homem pela fé porque a justificação é uma obra totalmente dEle, que em sentido nenhum se baseia nas obras ou capacidades humanas, como bem Paulo expos aos efésios Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8,9). Reconheçamos que Deus justifica ímpios, para que a oportunidade de salvação seja concedida a todos os seres humanos, sem distinção.

 

 

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