QUANDO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA DE CRISTO - DEVOCIONAL DIÁRIO 29\06\2023
DEVOCIONAL
DIÁRIO
DATA
29\06\2023
TÍTULO
QUANDO SE DARÁ O ARREBATAMENTO DA
IGREJA DE CRISTO
TEXTO
O
ensino escatológico das Escrituras é fonte de posicionamentos por partes de
teólogos e estudantes que por vezes se mostram conflitantes quanto a suas
conclusões. Podemos tomar como exemplo a questão que envolve o momento em que a
igreja será arrebatada deste mundo, onde encontramos aqueles que defendem que
os salvos em Jesus passarão pelos primeiros três anos e meio do período que
conhecemos como período tribulacional, sendo então arrebatados exatamente na
metade deste
período, vivenciando assim os primeiros quarenta e dois meses da manifestação
da ira de Deus sobre este mundo. Convém que observemos com atenção esta
questão.
Entendamos primeiramente
o que conduz algumas pessoas a concluírem que este ensino é biblicamente
aceitável. Um dos argumentos mais citados por tais pessoas diz respeito as
inúmeras exortações bíblicas quanto a períodos de tribulação que a igreja
enfrentaria, o que demonstraria que ela irá ser envolvida no período
tribulacional. Este argumento se desfaz ao entendermos que a palavra tribulação
pode ser usada de forma geral, referindo-se a qualquer forma de dificuldade
enfrentada pelos salvos, como também de forma específica, referindo-se ao
período tribulacional. A simples leitura das Escrituras nos fará perceber que
as referências a tribulação enfrentada pelos salvos são usadas de forma geral,
jamais apontando especificamente para o período tribulacional. Outro argumento
dos chamados mesotribulacionistas se refere ao uso das palavras selos e
trombetas no livro de Apocalipse, interpretado como sendo uma referência ao
desenrolar da história conduzida pelos homens e por Satanás. Contra tal
argumento basta que entendamos que os selos e trombetas citados em Apocalipse
apontam de forma direta para o derramar da ira de Deus no período específico da
tribulação. Também é importante que percebamos que o ensino do mesotribulacionismo
é contrário a um dos principais fatos relacionados ao arrebatamento da igreja,
sua iminência, ou seja, a verdade que Jesus Cristo pode vir buscar sua igreja a
qualquer momento, sem aviso prévio, o que se torna incoerente com o
posicionamento mesotribulacional. É salutar que entendamos que a defesa de tais
argumentos é baseada principalmente em três questões negligenciadas por seus
defensores, a saber: a não observação da distinção entre a nação de Israel e a
igreja de Cristo nas Escrituras, a divisão forçada do período tribulacional em
duas metades desconexas e a dependência de um método espiritualizado de
interpretação das profecias, o que por si só já causaria grande distorção.
Aos salvos em Cristo
basta que recordemos o ensino do apóstolo Paulo a igreja, registrado em sua
segunda carta aos tessalonicenses, quando ele nos lembra que o período
tribulacional somente terá início após o arrebatamento dos salvos, quando então
o anticristo será finalmente revelado, como nos diz o apóstolo “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será
assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do
pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se
adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo
parecer Deus” (2
Tessalonicenses 2.3,4). Ao observarmos o início deste segundo capítulo vemos
que já naquele tempo haviam pessoas que procuravam persuadir aos salvos que
eles teriam que enfrentar o período tribulacional, fato que levou o apóstolo
Paulo a escrever-lhes, trazendo paz e discernimento aqueles corações, ao
dizer-lhes “ORA, irmãos,
rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa
reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento,
nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer
por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto” (2 Tessalonicenses 2.3,4).
Permaneçamos, pois, firmes e “Aguardando a
bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso
Salvador Jesus Cristo” (Tito
2.13)
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