O CARÁTER DA LEI DE MOISÉS - DEVOCIONAL DIÁRIO 08/07\2023


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

08/07\2023

TÍTULO

O CARÁTER DA LEI DE MOISÉS

TEXTO

O período de tempo que precede o nascimento do Senhor Jesus Cristo compreende aproximadamente 1500 anos da história sagrada, indo da entrega da lei a nação acampada aos pés do monte Sinai a rejeição de Jesus como Messias de Israel. Possivelmente nenhum outro período da história sagrada do plano de Deus para este mundo seja tão mal-entendida como a época da lei, fato que requer de nós profunda atenção.

A revelação da vontade de Deus aos seus servos na época da lei é detalhada como em nenhuma outra época, atingindo todos os aspectos da vida deles. Infelizmente tal fato tem servido de base doutrinária a um grande número de seitas, que se utilizam de um silogismo para supostamente provar que a aplicação destas regras se estende além deste período. Tais seitas costumam inquirir de seus alvos: a lei de Moisés é a palavra de Deus? Ao concordarmos outra questão é apresentada: “Devemos obedecer a palavra de Deus? ”, ao que novamente respondemos sim e ao que nos respondem “Então devemos obedecer à lei de Moisés”. Tal engodo cai por terra ao inquirirmos honesta e biblicamente “A lei de Moisés é a palavra de Deus dirigida a todos os homens em todos os tempos? ”. O estudo sério das sagradas Escrituras revelará que não.

No período anterior à entrega da lei a base do relacionamento de Deus com a nação de Israel era a promessa feita a Abraão em Gênesis 12. Mas a partir do momento em que estas ordenanças são entregues ao povo a relação entre os israelitas e Deus passa a ser regida por este conjunto de regras. Porém convém que reconheçamos o caráter destes mandamentos, que nos é revelado pelo apóstolo Paulo em sua epístola aos gálatasLogo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um mediador” (Gálatas 3.19). A expressão “Foi ordenada” revela que o concerto feito com Abraão não foi anulado, mas que a lei é algo que foi acrescentado a ele. Já a expressão “até que” demonstra que o período da lei é de caráter transitório, temporário, que teria fim com a vinda do descendente prometido. Paulo também deixa claro que este descendente prometido é ninguém menos que o Senhor Jesus Cristo ao dizer Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo” (Gálatas 3.16).

Possuindo um propósito temporário, seus termos tiveram um ponto inicial e um ponto final. Seu ponto inicial se deu aos pés do monte Sinai, antes mesmo da entrega da lei, o que é registrado no décimo nono capítulo do livro de Êxodo, quando a nação de Israel aceita os termos de Deus, E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado. Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo”. Seu ponto final é revelado tanto no Velho como no Novo Testamento, na forma como o evangelista Lucas nos ensina A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele” (Lucas 16.16).

Desta forma nos é revelado pela Bíblia que a vigência da lei de Moisés foi estabelecida antes mesmo de sua promulgação, sendo determinado por Deus sua imposição a um povo específico e durante um período específico, o que invalida por si só as tentativas humanas de a estabelecer fora de seus limites.

 

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