O VERBO CRIADOR E SUSTENTADOR - DEVOCIONAL DIÁRIO 01\07\2023
DEVOCIONAL
DIÁRIO
DATA
01\07\2023
TÍTULO
O VERBO CRIADOR E SUSTENTADOR
TEXTO
No início de seu evangelho o
apóstolo João nos apresenta verdades preciosas e imutáveis a respeito da pessoa
de Jesus Cristo, revelando-nos sua eternidade e divindade, assim como sua
eterna comunhão com o Pai, o que nos conduz a uma séria reflexão. Quando alguém
rejeita o ensino bíblico a respeito da pessoa e obra de Jesus Cristo, não está
simplesmente rejeitando crer que Ele realizou obras como nenhum outro homem o
fez, como abrir os olhos a um cego de nascença ou ressuscitar um homem morto a
quatro dias. O que tal pessoa realmente rejeita é a verdade a respeito da
eternidade e divindade de Jesus Cristo, o que a impedirá eternamente de
conhecer este tão grande Salvador. Tal verdade é ressaltada pelo apóstolo no
segundo verso de seu evangelho ao dizer “Ele estava no princípio com Deus” (João 1.2). João não está aqui
simplesmente repetindo o que já havia dito, mas desejando enfatizar algo de
suma importância a respeito de Jesus Cristo.
Após ternos revelado a relação
entre Jesus Cristo e Deus Pai ao dizer “NO princípio era o
Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João
1.1), agora
João revela a relação entre Jesus Cristo e nós seres humanos, ao revelar-nos
que “Todas as coisas foram
feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1.3). João
fará isso por meio de duas declarações, uma positiva e uma negativa.
Primeiramente ele declara que Jesus Cristo é o criador de todas as coisas ao
dizer que “Todas as coisas foram
feitas por ele”. A intenção de
João é revelar que, todas as coisas, sem uma única exceção, foram criadas por
Jesus Cristo, sejam os mundos, a raça dos homens, satanás e os anjos. Tal
verdade concorda com o ensino de Paulo aos colossenses quando nos diz “Porque
nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra,
visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades. Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1.16). O próprio
apóstolo João repetiu este ensino no quarto capítulo do livro de Apocalipse,
pela voz dos vinte e quatro anciãos que clamavam diante do trono “Digno és, Senhor, de receber glória, e
honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e
foram criadas” (Apocalipse 4.11). Também o autor aos hebreus
reafirma está verdade, utilizando-se das palavras do salmista no Salmo 102 “Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são
obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa,
envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o
mesmo, e os teus anos não acabarão” (Hebreus
1.10-12). A importância de tal verdade pode ser observada na conclusão de João
quanto a forma como Jesus foi recebido neste mundo “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele,
e o mundo não o conheceu” (João 1.10). O apóstolo João
completa seu argumento utilizando uma declaração negativa ao dizer que “e sem ele nada do que foi feito se fez”. O que
João deseja ressaltar é que não há outro
como Jesus Cristo, não há outro que possua poder criador, sendo a origem de
tudo o que existe.
As pessoas que comtemplaram Jesus
andando por esta terra quando de sua encarnação foram incapazes, mesmo diante
dos tantos milagres realizados por Ele, de reconhecer que o próprio Criador
estava diante deles, rejeitando Aquele a quem deviam a própria existência. As
palavras iniciais do evangelho de João visam impedir que caiamos no mesmo erro.
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