DESÇA AO PÓ - DEVOCIONAL DIÁRIO 03\08\2023


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

03\08\2023

TÍTULO

DESÇA AO PÓ

TEXTO

O quarto capítulo da epístola de Tiago possui um forte teor exortativo e pastoral como poucos outros escritos do Novo Testamento, o que é reconhecível pelo fato que ao escrever sua epístola Tiago não se ateve a questões doutrinárias, focando seu teor em conduzir os salvos a uma vida justa e piedosa. É perceptível que a figura que parece ocupar a mente de Tiago é a de um homem dividido entre a confiança no Senhor e a dependência de sua própria força, vivendo entre a fidelidade ao Senhor e a satisfação de seus próprios desejos. A tal indivíduo o próprio Tiago chama de homem de ânimo dobre, salientando sua necessidade por dedicar-se de forma sincera ao Senhor por meio da obediência a seus mandamentos.

Tiago inicia este capítulo apontando a causa de tantas desavenças na vida de seus ouvintes, lhes dizendo “DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” (Tiago 4.1). Após denunciar o fato que até a oração daquelas pessoas era contaminada por seu egoísmo, Tiago não receia em apontar a razão da fraqueza espiritual deles ao dizer “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4.4). Mesmo que estas palavras tenham sido escritas no início da segunda metade do primeiro século, em meio a uma crescente perseguição, que inclusive custou a vida do próprio escritor desta epístola. Tiago desejava livrar seus ouvintes da inconstância espiritual que tem como causa principal os desejos egoístas que atacam o coração, razão pela qual esta epístola é tão viva e atual.

O caminho para a vitória contra estes males é apresentado de forma clara e precisa por Tiago ao dizer-lhes que o primeiro passo necessário estava na submissão a vontade de Deus, lhes exortando “Sujeitai-vos, pois, a Deus”. Mesmo que Tiago coloque todo peso das responsabilidades sobre os próprios crentes, ele não se esquece daquele que tanto mal causa ao povo de Deus, garantindo aos salvos a submissão ao Senhor derrotará o grande inimigo dos crentes “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Tiago deseja encher de coragem o coração dos fiéis, por isso não se cansa de lhes conceder fortalecimento, lhes garantindo “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”, literalmente lhes chamando a avizinhar-se do Senhor em suas batalhas.

Fiel a seu estilo sério e preciso, Tiago não permite que seus ouvintes se esqueçam de suas responsabilidades pessoais ao dizer-lhes “Alimpai as mãos, pecadores”, lhes chamando a corrigirem suas más atitudes. Porém Tiago também olha para dentro deles ao dizer e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”, o que literalmente significa “parem de olhar para os dois lados e de ter seu coração dividido”. Tiago deseja que o verdadeiro arrependimento os leve a contemplar quão grave é a condição em que vivem, por isso os exorta “Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai”, desejando que eles lamentassem por seus pecados como sinal de arrependimento. Demonstrando que sua preocupação com o estado espiritual deles estava acima do conforto que poderiam provar, Tiago duramente lhes fala “converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza”, chamando-lhes a abandonarem seus frívolos prazeres, modificando a visão egoísta que demonstravam e permitindo que o Senhor transforme o coração e atitudes que demonstravam.

Tiago encerra sua exortação dizendo “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” Com certeza este não era o caminho que aquelas pessoas desejavam ser instruídas a andar, pois nenhum ser humano verá com bons olhos sua própria humilhação.

Desça ao pó, possivelmente é isto o que você mais precisa.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)