INCAPAZES DE CONTEMPLAR A GLÓRIA DE JESUS - DEVOCIONAL 23\08\2023
DEVOCIONAL
DIÁRIO
DATA
23\08\2023
TÍTULO
INCAPAZES DE CONTEMPLAR A GLÓRIA DE
JESUS
TEXTO
Os atentos e dedicados
leitores das sagradas Escrituras encontram no livro do profeta Zacarias um dos
escritores veterotestamentários mais citados no Novo Testamento, o que sem
dúvida se deve a ênfase messiânica encontrada em seu livro, o que faremos bem
em examinar.
Profeta e sacerdote,
Zacarias provavelmente nasceu na Babilônia durante o exílio, sendo citado por
Neemias quando de sua chegada a Jerusalém (Neemias 12.4,16) e por Esdras em
relação a seu sacerdócio (Esdras 5.1). Seu livro nos revela oito visões
narradas por meio de simbolismos, abrangendo o juízo das nações gentias, o
julgamento de Israel devido a rejeição do Messias, a restauração do
remanescente de Israel e a futura prosperidade do povo de Deus. Suas profecias
mais conhecidas tratam a respeito da entrada triunfal do Messias em Jerusalém
(9.9), sua traição por trinta moedas de prata (11.12,13), sua morte como pastor
ferido (13.7), seu retorno ao Monte das Oliveiras (14.4) e o estabelecimento de
seu reino milenar (14.9). Zacarias revela detalhes da primeira e da segunda
vindas do Messias, sendo o mais cristocêntrico entre os profetas menores. A
porção final de seu livro é dedicada a este tema, realçando nos capítulos nove
a onze a primeira vinda do Messias e nos capítulos doze a quatorze o retorno
glorioso de Cristo.
É em meio a dura
realidade da reconstrução de Jerusalém que o Senhor utiliza o profeta Zacarias
a fim de encorajar seu povo, anunciando a vinda do Messias prometido “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de
Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado
sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta” (Zacarias 9.9). Reconhecemos o
cumprimento literal desta profecia no acontecimento narrado no vigésimo
primeiro capítulo do evangelho de Mateus quando da entrada de Jesus em
Jerusalém montado em um simples jumento, tendo a população o recebido na forma
narrada pelo evangelista Mateus “E muitíssima gente
estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores,
e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que
seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do
Senhor. Hosana nas alturas!” (Mateus 21.8,9)
Mesmo profetizada com quinhentos e cinquenta anos de antecedência, a
entrada do Messias pelas portas de Jerusalém não se deu da forma como os judeus
esperavam. Ao invés de um comandante militar montado em seu garboso cavalo e
brandindo sua espada ao ar, o que eles veem é um Messias humilde e manso,
montado sobre um animal que simboliza uma nação pacífica, em sua infinita
majestade e humildade retratadas em Jesus de Nazaré. Ao salientar as
características do Messias, o profeta Zacarias o descreve como “justo e
Salvador”, demonstrando que em sua primeira vinda o Messias não visava sua
glória, mas o bem de seus súditos, convidados a se refugiar em sua perfeita
justiça. O profeta revela que o Messias seria um homem pobre, como realmente
Jesus o foi desde seu nascimento, começando pela simplicidade de uma manjedoura,
pela humilde condição de seus pais, incapazes de oferecer algo além de dois
pombinhos como oferta por seu nascimento e pela vida simples do Senhor, longe
dos palácios e dos poderosos de seu tempo. Zacarias revela que o Messias
adentraria Jerusalém assentado em um jumentinho, o que literalmente se cumpriu
ante os olhos daquele povo, sem que ninguém percebesse que uma das mais
importantes profecias quanto ao Messias se cumpria diante deles. O véu que lhes
ocultava a verdade ainda não lhes fora tirado, de forma que sua cegueira os
impediu de reconhecerem o que realmente acontecia.
Quão triste é a realidade humana debaixo do pecado, incapaz de reconhecer
as evidentes demonstrações da graça de Deus.
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