INCAPAZES DE CONTEMPLAR A GLÓRIA DE JESUS - DEVOCIONAL 23\08\2023


DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

23\08\2023

TÍTULO

INCAPAZES DE CONTEMPLAR A GLÓRIA DE JESUS

TEXTO

Os atentos e dedicados leitores das sagradas Escrituras encontram no livro do profeta Zacarias um dos escritores veterotestamentários mais citados no Novo Testamento, o que sem dúvida se deve a ênfase messiânica encontrada em seu livro, o que faremos bem em examinar.

Profeta e sacerdote, Zacarias provavelmente nasceu na Babilônia durante o exílio, sendo citado por Neemias quando de sua chegada a Jerusalém (Neemias 12.4,16) e por Esdras em relação a seu sacerdócio (Esdras 5.1). Seu livro nos revela oito visões narradas por meio de simbolismos, abrangendo o juízo das nações gentias, o julgamento de Israel devido a rejeição do Messias, a restauração do remanescente de Israel e a futura prosperidade do povo de Deus. Suas profecias mais conhecidas tratam a respeito da entrada triunfal do Messias em Jerusalém (9.9), sua traição por trinta moedas de prata (11.12,13), sua morte como pastor ferido (13.7), seu retorno ao Monte das Oliveiras (14.4) e o estabelecimento de seu reino milenar (14.9). Zacarias revela detalhes da primeira e da segunda vindas do Messias, sendo o mais cristocêntrico entre os profetas menores. A porção final de seu livro é dedicada a este tema, realçando nos capítulos nove a onze a primeira vinda do Messias e nos capítulos doze a quatorze o retorno glorioso de Cristo.

É em meio a dura realidade da reconstrução de Jerusalém que o Senhor utiliza o profeta Zacarias a fim de encorajar seu povo, anunciando a vinda do Messias prometido “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta” (Zacarias 9.9). Reconhecemos o cumprimento literal desta profecia no acontecimento narrado no vigésimo primeiro capítulo do evangelho de Mateus quando da entrada de Jesus em Jerusalém montado em um simples jumento, tendo a população o recebido na forma narrada pelo evangelista Mateus “E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” (Mateus 21.8,9)

Mesmo profetizada com quinhentos e cinquenta anos de antecedência, a entrada do Messias pelas portas de Jerusalém não se deu da forma como os judeus esperavam. Ao invés de um comandante militar montado em seu garboso cavalo e brandindo sua espada ao ar, o que eles veem é um Messias humilde e manso, montado sobre um animal que simboliza uma nação pacífica, em sua infinita majestade e humildade retratadas em Jesus de Nazaré. Ao salientar as características do Messias, o profeta Zacarias o descreve como “justo e Salvador”, demonstrando que em sua primeira vinda o Messias não visava sua glória, mas o bem de seus súditos, convidados a se refugiar em sua perfeita justiça. O profeta revela que o Messias seria um homem pobre, como realmente Jesus o foi desde seu nascimento, começando pela simplicidade de uma manjedoura, pela humilde condição de seus pais, incapazes de oferecer algo além de dois pombinhos como oferta por seu nascimento e pela vida simples do Senhor, longe dos palácios e dos poderosos de seu tempo. Zacarias revela que o Messias adentraria Jerusalém assentado em um jumentinho, o que literalmente se cumpriu ante os olhos daquele povo, sem que ninguém percebesse que uma das mais importantes profecias quanto ao Messias se cumpria diante deles. O véu que lhes ocultava a verdade ainda não lhes fora tirado, de forma que sua cegueira os impediu de reconhecerem o que realmente acontecia.

Quão triste é a realidade humana debaixo do pecado, incapaz de reconhecer as evidentes demonstrações da graça de Deus.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)