O DEUS DAS MONTANHAS E DOS VALES E A DERROTA DOS HOMENS IMPENITENTES - DEVOCIONAL 19\08\2023
DEVOCIONAL
DIÁRIO
DATA
19\08\2023
TÍTULO
O DEUS DAS MONTANHAS E DOS VALES E A
DERROTA DOS HOMENS IMPENITENTES
TEXTO
É bem conhecido dos
atentos leitores das sagradas Escrituras o contexto do reinado do rei Acabe
sobre as dez tribos do norte em Israel, registrado na porção final do primeiro
livro dos reis. O fato que passamos a examinar se dá no vigésimo capítulo deste
livro, no tempo em que os sírios sobem a peleja contra Israel, como nos é
descrito “E BEN-HADADE, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e havia com
ele trinta e dois reis, e cavalos e carros; e subiu, e cercou a Samaria, e
pelejou contra ela” (1 Reis 20.1). Atentemos, pois, a este acontecimento.
Ameaçado pelo poderio militar dos sírios, o rei Acabe é encorajado pelo
Senhor por meio de um profeta, que lhe diz “Assim diz o Senhor: Viste toda esta grande multidão?
Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor” (verso 13). Enquanto Ben-Hadade
e os reis que o acompanhavam se embriagavam em sua tenda, Acabe e sete mil de
seus comandados se lançam ao ataque, como nos é narrado “E saíram ao
meio-dia; e Ben-Hadade estava bebendo e embriagando-se
nas tendas, ele e os reis, os trinta e dois reis, que o ajudavam” (verso 16).
Como o Senhor havia prometido, Israel é bem sucedido na peleja, porém novamente
o Senhor envia a Acabe seu profeta a fim de exorta-lo, dizendo “Então o
profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, esforça-te, e atenta, e
olha o que hás de fazer; porque no decurso de um ano o rei da Síria subirá
contra ti” (verso 22). Para os sírios, sua vergonhosa derrota havia sido
consequência de uma conjunção de fatores que os desfavorecia, como demonstrado
em suas palavras “Seus deuses são deuses dos montes, por
isso foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso, e por
certo veremos, se não somos mais fortes do que eles!” (verso
23).
Após um ano, eis que nova peleja é estabelecida “E sucedeu que,
passado um ano, Ben-Hadade passou revista aos sírios, e subiu a Afeque, para
pelejar contra Israel” (verso 26). Novamente o Senhor envia seu profeta a
Acabe a fim de encoraja-lo, dizendo “Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram:
O Senhor é Deus dos
montes, e não Deus dos vales; toda esta grande multidão entregarei nas tuas
mãos; para que saibas que eu sou o Senhor” (verso 28). E novamente
Israel sai vencedor ferindo uma multidão de soldados sírios, como nos é narrado
“E sete dias estiveram acampados uns defronte dos outros; e sucedeu ao
sétimo dia que a peleja começou, e os filhos de Israel feriram dos sírios cem
mil homens de pé, num dia” (verso 29). Porém, o caráter infiel de Acabe
acabou por transformar esta imensa vitória em uma triste derrota que acabou também
por custar-lhe a vida, tudo porque, ao invés de destruir completamente a Ben-Hadade,
rei dos sírios, Acabe lhe poupou a vida, entrando em aliança com um rei
derrotado, a fim de exaltar a si mesmo. O mesmo profeta que lhe encorajou em
suas vitórias foi usado por Deus a fim de testemunhar de sua desobediência “Assim
diz o Senhor: Porquanto
soltaste da mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida será em
lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu povo” (verso 42). E assim
se deu.
Diferente da superstição síria, Deus mostrou-se forte nas montanhas e nos
vales, conduzindo seu frágil povo a vitória por meio de seu poder. O que acabou
por decretar a derrota de Acabe foi sua própria insensatez, negando-se em
abandonar seu pecado mesmo após ser advertido pelo profeta, como nos é narrado “E
foi o rei de Israel para a sua casa, desgostoso e indignado” (verso 43).
A derrota de Acabe não deu-se nem na montanha, nem no vale, mas dentro de
seu próprio coração.
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