FORMAS PECAMINOSAS PELAS QUAIS TRATAMOS NOSSOS PROBLEMAS - Devocional 07/12/2023

 

DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

07\12\2023

TÍTULO

FORMAS PECAMINOSAS PELAS QUAIS TRATAMOS NOSSOS PROBLEMAS #1

TEXTO

Um dos mais maléficos efeitos do pecado na alma humana é seu poder de conduzir o ser humano por caminhos que em nada irão minorar suas dores. Uma das principais formas pela qual isso é feito é levar o ser humano a atacar os efeitos de suas escolhas pecaminosas sem que a causa de suas dificuldades seja realmente tratada. Ao agirmos assim nossa tendência é de contornar nossos problemas sem toca-los, atitude que devemos não somente evitar, como também entender suas consequências.

Toda vez que nos deparamos com problemas e escolhemos que a melhor atitude a ser tomada é contorna-los sem enfrenta-los, de tal forma que evitemos de tratar com seriedade daquilo que nos aflige, a consequência que iremos colher é que este problema inicial irá simplesmente se tornar maior, causando-nos ainda mais danos. Podemos verificar isto quando adotamos este procedimento em nossa vida financeira, no casamento, na criação e quanto a pecados que teimamos em manter encobertos. Problemas não se resolvem por si só, e ao deixarmos de trata-los, estamos apenas postergando uma atitude que se tornará mais difícil a cada dia.

Tome por exemplo o adultério e homicídio cometidos por Davi contra Urias, o heteu. Davi escolheu continuar sua vida normalmente, como se não fosse responsável direto por estas questões. Seu pecado criou problemas sérios, porém ele escolheu deliberadamente ignora-los, como se não existissem. Sua atitude permaneceu assim até o dia em que o profeta Natã o repreendeu pessoalmente (2 Samuel 12), quando então Davi foi obrigado a reconhecer seus pecados e trata-los como Deus o exigia. Davi provou o que todos aqueles que agem assim com seus pecados também o provam, como bem nos é dito no livro de Números “E se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar” (Números 32:23). Na ocasião citada em Números as tribos Rúben e Gade encontraram lugar para suas famílias e seu gado fora do território prometido por Deus a Israel, e se comprometeram a lutar junto com as demais tribos até que estas também estivessem de posse da herança prometida. Moisés lhes exorta que sua desobediência seria um pecado contra o Senhor, do qual não poderiam fingir que não cometeram. Da mesma forma o sábio nos alerta a respeito desta atitude ao nos dizer que O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).

Ao escolher contornar os problemas causados por nossas atitudes pecaminosas, a única coisa que colheremos é que tais problemas se tornarão a cada dia mais difíceis de serem resolvidos. Davi provou desta verdade ao encobrir suas transgressões, deixando-nos no salmo 32 seu testemunho de que tal atitude apenas lhe trouxe sofrimento e dor ao dizer “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio” (Salmo 32:3,4).

Portanto, não se deixe iludir pela falsa impressão que contornar seus problemas sem toca-los é uma boa decisão. Esta atitude lhe trará maus resultados tanto hoje como no futuro, até que você seja convencido que necessita tratar de seus problemas de forma bíblica e dependente do Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)