A HISTÓRIA DOS REIS DE ISRAEL: BAASA E ELÁ

 

DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

23\01\2024

TÍTULO

A HISTÓRIA DOS REIS DE ISRAEL: BAASA E ELÁ

TEXTO

O atento leitor das sagradas Escrituras encontra em 1 Reis a narrativa quanto ao reinado de Baasa, assim descrito “No ano terceiro de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel em Tirza, e reinou vinte e quatro anos” (1 Reis 15.33). Baasa levantou-se a esta posição por meio do assassinato do rei Nadabe, filho de Jeroboão, como nos é dito “E conspirou contra ele Baasa, filho de Aías, da casa de Issacar, e feriu-o Baasa em Gibetom, que era dos filisteus, quando Nadabe e todo o Israel cercavam a Gibetom. E matou-o, pois, Baasa no ano terceiro de Asa, rei de Judá, e reinou em seu lugar” (1 Reis 15.27). O reinado de Baasa não somente começou de forma violenta como prosseguiu neste intento, sendo descrito em 1 Reis como um mau reinado “E fez o que era mau aos olhos do Senhor; e andou no caminho de Jeroboão, e no pecado com que ele tinha feito Israel pecar” (1 Reis 15.34).

A palavra de Deus nos revela que Baasa foi o instrumento divino que impôs julgamento a casa de Jeroboão, como o Senhor havia previsto pelos lábios do profeta Aías “Sucedeu que, reinando ele, feriu a toda a casa de Jeroboão; nada de Jeroboão deixou que tivesse fôlego, até o destruir, conforme à palavra do Senhor que dissera pelo ministério de seu servo Aías, o silonita. Por causa dos pecados que Jeroboão cometera, e fez pecar a Israel, e por causa da provocação com que irritara ao Senhor Deus de Israel” (1 Reis 16.29,30). Porém Baasa nada aprendeu deste fato, o que acabou por lhe causar o mesmo mal, como descrito em 1 Reis ENTÃO veio a palavra do Senhor a Jeú, filho de Hanani, contra Baasa, dizendo: Porquanto te levantei do pó, e te pus por príncipe sobre o meu povo Israel, e tu tens andado no caminho de Jeroboão, e tens feito pecar a meu povo Israel, irritando-me com os seus pecados, eis que tirarei os descendentes de Baasa, e os descendentes da sua casa, e farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate. Quem morrer dos de Baasa, na cidade, os cães o comerão; e o que dele morrer no campo, as aves do céu o comerão” (1 Reis 16.1 a 4).

Após a morte de Baasa seu filho Elá reinou em seu lugar, como nos é dito “E Baasa dormiu com seus pais, e foi sepultado em Tirza; e Elá, seu filho, reinou em seu lugar” (1 Reis 16.6), o que não anulou o que o Senhor havia dito sobre a descendência de Baasa “Assim veio também a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Jeú, filho de Hanani, contra Baasa e contra a sua casa; e isso por todo o mal que fizera aos olhos do Senhor, irritando-o com a obra de suas mãos, para ser como a casa de Jeroboão; e porque o havia ferido” (1 Reis 16.7). O reinado de Elá foi também marcado pelos mesmos pecados de seu pai, de forma que o Senhor levantou a Zinri, capitão de seu exército, que o matou enquanto bebia e se embriagava na casa de seu mordomo. O Senhor usou Zinri a fim de punir a casa de Baasa, como lemos “E sucedeu que, reinando ele... feriu a toda a casa de Baasa... conforme à palavra do Senhor que, contra Baasa, ele falara pelo ministério do profeta Jeú... Por todos os pecados de Baasa, e os pecados de Elá, seu filho, que cometeram, e com que fizeram pecar a Israel, irritando ao Senhor Deus de Israel com as suas vaidades” (1 Reis 16.11 a 13).

E assim , por suas vaidades, Baasa e seu filho Elá encontraram a justa punição do Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)