ALVOS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

 

DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

22\01\2024

TÍTULO

ALVOS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

TEXTO

Em sua epístola aos efésios o apóstolo Paulo estabelece os alvos que demarcam o crescimento dos salvos em sua maturidade espiritual. Em Efésios 4.13 ele delimita de forma clara quatro áreas alvo deste desenvolvimento, nos desafiando “Até que cheguemos a unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, a medida e estatura completa de Cristo”.

Primeiramente, notemos que a ordem é lançada a todos os salvos em Cristo, fato declarado na expressão “Até que todos”. Não é da vontade de Deus que ajam nem retardatários e nem desistentes nesta jornada, uma vez que há um objetivo, um alvo claro a ser conquistado. Este alvo claro aponta para uma fé madura, pois o apóstolo nos exorta a chegarmos “... à unidade da fé”. Reconhecemos que Paulo não salienta aqui o tamanho da fé, mas a sua experiência. As Escrituras ressaltam a presença ou não da fé salvadora, de forma que a fé tamanho de um grão de mostarda é suficiente para grandes ações. Outro ponto ressaltado por Paulo é termos em mente que devemos estabelecer um relacionamento íntimo com nosso Salvador, ao dizer que devemos prosseguir em direção “ao conhecimento do Filho de Deus”. Este conhecimento é tanto intelectual como também experimental. Devemos crescer “crescer na graça e no conhecimento” de Cristo, como nos exorta o apóstolo Pedro, como na experiência de andar e depender de nosso Salvador, como Paulo tão bem relata no terceiro capítulo de sua epístola aos Filipenses, demonstrando que se alvo era conhece-lo experimentalmente.

Neste quarto capítulo de sua carta aos efésios, Paulo nos diz que há um terceiro alvo de nosso crescimento em Cristo, a correção de nossas falhas, fato ressaltado pelo uso da expressão “homem perfeito”, ou seja, sem deficiência, homem capaz de atingir estes alvos, o que somente será possível mediante a constante atenção a nossos hábitos carnais, que devem ser substituídos por um novo comportamento, digno daqueles que servem ao Senhor. Finalmente, Paulo nos diz que o quarto objetivo de nosso desenvolvimento rumo a maturidade espiritual é a implantação do caráter de Cristo em nós, revelado na expressão “... a medida e estatura completa de Cristo”. Nosso alvo é claro, não fomos chamados a ser melhores que as pessoas deste mundo, nem mesmo a pessoas da altura espiritual do apóstolo Paulo, nosso chamado é para nos espelharmos em Cristo, de forma que sejamos transformados a sua imagem mediante nossas experiências ao andar pela fé nele. Neste quesito, não devemos nos comparar com outros crentes, pois isso nos tornaria orgulhosos, a exemplo dos fariseus tantas vezes repreendidos por Jesus. Se realmente desejamos saber nossa real estatura espiritual é necessário que nos coloquemos ao lado de Cristo, a fim de vermos copiados em nós suas virtudes.

O crescimento espiritual deve ser revelado no fato de nos tornarmos melhores maridos, esposas mais excelentes, filhos mais obedientes, empresários mais justos, trabalhadores mais comprometidos, cidadãos honrados e diferentes da grande multidão que nos cerca. É nestas coisas que nosso desenvolvimento espiritual se revela, pois é através delas que testemunhamos de nossa conversão. Portanto, jamais desanime, siga em frente, dando ouvidos aquilo que A BÍBLIA VOS DIZ PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)