MAS O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
DEVOCIONAL
DIÁRIO
DATA
29\01\2024
TÍTULO
MAS O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
TEXTO
O
diligente leitor as sagradas Escrituras encontram no capítulo 10 da epístola
aos hebreus uma encorajadora exortação a prosseguir firmemente em sua devoção
ao Senhor Jesus Cristo, independente das circunstâncias que o cerquem. No texto
que compreende os versos 32 a 39 deste capítulo, o autor da carta aos hebreus
procurou encorajar seus ouvintes por meio de três verdades preciosas, iniciando
pela exortação “Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que,
depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições” (Hebreus 10.32), onde
ele procura encoraja-los por meio da lembrança de tudo o que já haviam vivido
por amor a Cristo. Da mesma forma, sua segunda exortação os chama a olhar para
frente e para a grande recompensa prometida pelo Senhor, ao lhes dizer “Não
rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão” (Hebreus 10.32). Seu encorajamento final nesta
passagem de hebreus capítulo 10 se dá pelo foco em uma verdade preciosa das
Escrituras, a qual deve nortear a vida dos filhos de Deus, quando diz “Mas o
justo viverá pela fé; e, se alguém se retirar, a minha alma
não tem prazer nele” (Hebreus 10.38). Reflitamos, pois, nesta preciosa
exortação.
Ao
dirigir a seus ouvintes está presente exortação, o autor da epístola aos
hebreus procura lhes mostrar a importância de permanecerem na prática da fé que
havia dado início a sua jornada cristã, ou seja, o método pelo qual Deus os
orientava permanecia o mesmo, pela fé haviam iniciado sua vida cristã, pela fé
deveriam prosseguir, pois esta é a conduta que Deus esperava deles. Porém,
encontramos aqui uma severa advertência ao lermos “e,
se alguém se retirar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10.38).
A
expressão retroceder refere-se ao abandono de um salvador que outrora foi
confessado, porém não de forma sincera, sendo o retrocesso o contrário do
ousado avanço dos salvos. A exortação aqui serve para admoestar aqueles que
estavam dispostos a voltar as práticas do judaísmo de que não há outra forma de agradar a Deus fora da dependência e intercessão de
Jesus Cristo, não havendo outra maneira de viver para Deus a não ser pela
confiança no sangue de Jesus. Literalmente o que ele nos ensina é que não
existe nada bom fora de Jesus, o que deve nos desencorajar a procurar outro
caminho.
A exortação seguinte usada pelo
autor desta epístola visa relembrar-lhes de sua condição de plena segurança em
Cristo, ao dizer-lhes “Nós,
porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que
creem para a conservação da alma” (Hebreus
10.39). O período enfrentado por estas pessoas foi fortemente marcado pelo
retrocesso de muitos que haviam temporariamente deixado as fileiras do judaísmo
a fim de conhecerem a verdade do evangelho. Porém as lutas e perseguições
contra a igreja levaram muitos deles a voltarem ao judaísmo, onde fatalmente
não encontrariam a graça suficiente que lhes era oferecida apenas em Cristo e
sua cruz. De tais pessoas jamais é dito que haviam depositado sua fé pessoal em
Jesus, de forma que, ao se retirarem das fileiras cristãs, revelavam sua
incredulidade. Porém a respeito daqueles que verdadeiramente haviam depositado
sua fé em Jesus o autor desta epístola revela que se espera deles é que
prossigam em frente.
Desta foram, a exortação
desta passagem nos leva a concluir que ao estagnar em nossa vida cristã devemos
reconhecer que não há nenhum outro lugar onde poderemos provar das bençãos de
Deus, levando-nos a relembrar a preciosa verdade proferida pelo apóstolo Pedro
ao ser questionado pelo Senhor se também ele desejava abandona-lo, ao que Pedro
simplesmente respondeu “Senhor, para
quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6.68).
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