O EVANGELHO DO SERVO PERFEITO
DEVOCIONAL
DIÁRIO
07\02\2024
TÍTULO
O EVANGELHO DO SERVO PERFEITO
TEXTO
Em
tempos onde a verdadeira grandeza tem sido esquecida, há um evangelho que nos
revela que o maior homem do mundo também é o maior servo que já existiu.
É
preciosa a verdade que Deus tenha elegido um servo imperfeito a fim de narrar
as ações do servo perfeito. O autor do evangelho de Marcos, conhecido no Novo Testamento
como João Marcos, é um servo que começou bem, mas que em meio a seu serviço
afastou-se temporariamente sem justificar a razão de seu ato, porém, foi
restaurado ao serviço, sendo um servo útil e fiel a Cristo tanto no ministério
do apóstolo aos gentios, Paulo, como no ministério do apóstolo aos judeus,
Pedro. João Marcos narra em seu evangelho a maravilhosa história do perfeito
servo de Deus, que deixou o céu e veio a este mundo “...
não para ser servido, mas
para servir e dar e a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10.45). O Senhor Jesus Cristo brilha neste evangelho como
aquele que voluntariamente vestiu o avental de servo, vivendo como um homem
completamente dependente do Pai celestial. A vida de Jesus foi vivida em
completa obediência a Deus, e suas poderosas obras foram realizadas unicamente
pelo poder do Espírito Santo.
João Marcos
procurou registrar esta história enfatizando mais as ações do que os ensinos de
Cristo, através do registro dos milagres realizados por Jesus, tendo por tema
as boas novas acerca de Jesus, como registrado em seu primeiro verso “PRINCÍPIO do Evangelho de
Jesus Cristo, Filho de Deus” (Marcos
1.1). É interessante que Marcos não siga a Mateus e Lucas, que escolheram
registrar a genealogia de Jesus, e a razão está em seu propósito, um servo está
tão abaixo na escala de valores humana, que citar sua genealogia é algo
absolutamente dispensável. Observando de uma forma mais acurada, vemos que
Mateus e Lucas iniciam seu evangelho narrando o nascimento de Jesus, enquanto
João foca em sua preexistência, porém Marcos inicia sua narrativa quando Jesus
já tem em torno de trinta anos de idade, e prestes a dar início a seu
ministério. Marcos dá tamanha ênfase ao servo e a sua obra, que a única
qualificação que considera necessária quanto a Jesus diz respeito ao início de
seu serviço, ou seja, o que lembramos a respeito de um servo é o que ele
produziu, e não onde nasceu e sua genealogia.
Diferente
de João, que declara em seu evangelho o propósito de escreve-lo a fim de que o
mundo reconheça Jesus como o salvador, Marcos parece escrever a pessoas que já
haviam reconhecido esta verdade. Primariamente Marcos escreveu a uma igreja em
sofrimento, ameaçada pelo martírio, a pessoas que a qualquer momento poderiam
ser entregues as feras a fim de servir como alimento e de diversão aos pagãos.
Em Roma o imperador Nero usava os corpos dos cristãos pendurados em estacas para
iluminar a noite, tanto Pedro como Paulo haviam sido martirizados recentemente,
e a lembrança da paixão de Jesus na cruz ainda era viva na memória de seus
discípulos. Marcos escreve um evangelho que visa fornecer orientação e consolo
a igreja que enfrentava grandes ameaças, possivelmente sem ter a percepção do
alcance que suas palavras obteriam, chegando a nós quase dois mil anos depois.
A lição de Marcos é que não somente os
discípulos de Jesus devem estar preparados para morrer como mártires, mas,
principalmente, para viver como tais.
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