A ARMADURA DE DEUS

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

02\04\2024

TÍTULO

A ARMADURA DE DEUS: O CINTO DA VERDADE

TEXTO

Não devemos ignorar o fato que neste mundo tenebroso os salvos em Cristo são alvo das constantes investidas do reino das trevas a fim de enfraquece-los (Efésios 6.12). Diante deste enfrentamento inevitável a palavra de Deus nos instrui a fortalecer-nos no Senhor e a nos revestirmos da armadura de Deus (Efésios 6.10,11). A ordem do Senhor é clara ...tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (Efésios 6.13), portanto, passemos a descrição das peças desta inigualável armadura, iniciando pelo cinturão da verdade, “Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade...” (Efésios 6.14). O apóstolo Paulo era conhecedor das vestes e armamentos usados pelos soldados romanos, e aqui ele nos chama a atenção para o cinto que desempenhava a função de unir as partes da vestimenta, ligando-as de tal forma que se mantivessem unidas e firmes durante a batalha. O cinto afivelado demonstrava que o soldado estava pronto para agir.

O cinto a que somos chamados a cingir e que unirá e firmará todas as facetas que formam nossa vida cristã é a verdade como nos ensinada nas sagradas Escrituras, como bem o apóstolo nos exorta “...tendo cingido os vossos lombos com a verdade...”. É a esta verdade que Jesus se refere ao dizer “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32), referindo-se ao conjunto de seus ensinos, em oposição ao ensino dos escribas e fariseus, que salientavam a sua tradição. Também o apóstolo Pedro nos exorta “...cingindo os lombos do vosso entendimento” usando o mesmo sentido aplicado pelo apóstolo Paulo. Entendimento aqui se refere a mente, lugar a que a Palavra de Deus é dirigida, portanto, a expressão verdade usada por Paulo em Efésios 6.14 se refere ao conjunto de verdade ao qual chamamos de doutrina bíblica e ao conhecimento dela. Esta verdade bíblica nos mantém coesos e firmes, ligando todos os aspectos de nossa vida cristã.

A fim de entendermos a importância da verdade bíblica como única regra de fé e prática da vida cristã é importante que reconheçamos que uma das astutas ciladas que satanás procurou lançar sobre a igreja em toda sua história foi disseminar o erro entre os cristãos, como o apóstolo Pedro nos ensina “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição...” (2 Pedro 2.1). Também o apóstolo Paulo advertiu a igreja a respeito deste perigo, “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios” (1 Timóteo 4.1). Em toda história da igreja veremos satanás tentando desviar a igreja através da astuta cilada das heresias, personificadas em pregadores cuja aparência exterior os qualificava a condução do rebanho do Senhor, mas que apenas mascaravam seu intento maligno, como o Senhor Jesus nos advertiu que aconteceria “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” (Mateus 7.15).

É a sã verdade da palavra de Deus que dá firmeza e coesão a vida cristã. Conduzir nossa vida tendo por base a obediência a pseudo experiências espirituais e depositar nossa confiança em revelações originarias do enganoso coração humano é a receita perfeita para a tragédia e destruição de pessoas em boa parte sinceras, porém enganadas. A Bíblia é a verdade com a qual nos cingimos para enfrentar o reino das trevas, qualquer outro equipamento certamente fracassará neste intento.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)