MEDITAÇÕES NO LIVRO DE APOCALIPSE

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

01\04\2024

TÍTULO

MEDITAÇÕES NO LIVRO DE APOCALIPSE

TEXTO

Encontramos no quarto capítulo do livro de Apocalipse a descrição da visão dada a João pelo Senhor do seu trono e dos fatos que ocorriam a seu redor, de forma que os versos 8 a 11 nos revela  ... e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”.

Ao dizer que estes seres não descansam no louvor ao Senhor, João nos revela qual a rotina de atividades no céu, talvez bem diferente daquilo que imaginamos, pois ao invés do imaginado descanso, o que se vê é a glória de Deus reverenciada incessantemente. Os seres presentes diante do trono rendiam a Deus “glória”, reconhecendo sua autoridade e poder; como também “honra”, demonstrando sua lealdade aos propósitos de Deus, além de “ações de graças”, reconhecendo a bondade de Deus. Assim eles reconhecem os atributos de Deus. João acrescenta que eles “...lançavam as suas coroas diante do trono”, coroas estas que foram obtidas mediante a obra graciosa de Deus em Cristo na vida destes anciãos, por isso eles a depositam diante do trono, reconhecendo que tudo pertence a Deus, como revelado pelo hino entoado por eles “...Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Esta é a finalidade dos seres criados por Deus, reconhecer que em todo tempo foi e era a mão de Deus criando e sustentando todas as coisas.

Há lições preciosas obtidas por meio desta visão de João. Primeiramente, vemos que a agitação causada pelo pecado neste mundo não abala o reino de Deus, de forma que o ocorre diante do trono contrasta com o que ocorre na terra, se no céu Deus é exaltado, na terra Ele é desafiado. Durante o período tribulacional as nações deste mundo darão plena vazão a seus sentimentos anti-Deus, como descrito pelo salmista no Salmo 2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas”. A rebeldia dos homens em nada afeta o reino de Deus e seu trono. Concluímos também que a prioridade no céu é diferente da prioridade revelada neste mundo, pois, se na terra Deus é desafiado, no céu Ele é reconhecido como único Senhor.

Por fim, reconheçamos que o governo deste mundo está nas mãos do Senhor, como A BÍBLIA VOS DIZ em Apocalipse 4.1 DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”. O futuro deste mundo está nas mãos de Deus e não dos homens, e Ele fará cumprir sua vontade.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão O DIA DE AMANHÃ PERTENCE SOMENTE A DEUS (texto na íntegra)