O QUE FIZEMOS PARA MERECER A SALVAÇÃO

 DEVOCIONAL DIÁRIO

DATA

11\04\2024

TÍTULO

O QUE FIZEMOS PARA MERECER A SALVAÇÃO

TEXTO

Mateus 11.28,29

28. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Por detrás deste convite há mais graça e misericórdia do que podemos imaginar.

Este verso marca um novo tempo no ministério terreno de Jesus Cristo. Percebemos isso pelo uso da palava “todos”, que quando usada pelos judeus significa “de todas as nações”, ou seja, não apenas judeus, mas pessoas de todas as nacionalidades.

Ao proferir este “todos” o Senhor Jesus abre as portas da salvação as nações gentias, seu convite gracioso é a “Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidose sua promessa é “eu os aliviarei”.

Nos convém recordar porque isto ocorreu.

O apóstolo João nos diz que Jesus “veio para o que era seu e os seus não o receberam”. Apesar de todo  tempo de preparação, o povo judeu não reconheceu Jesus como o Messias.

Em Mateus capítulo 11 temos as evidências desta rejeição.

Nos versos 16 a 19 Jesus os acusa de serem pessoas a quem não se podia satisfazer:

“Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos”.

Nos versos 20 a 24 Jesus expôe a dureza do coração de seu povo, manifesta em sua incredulidade:

“Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti”.

Apesar de todos sinais e maravilhas que Jesus Cristo realizou entre os judeus, eles não se arrependeram de seus pecados.

Mas é na carta aos romanos, nos capítulos 9, 10 e 11, que temos a revelação da razão destes fatos.

Paulo diz que “não é que a Palavra de Deus tenha falhado” (9.6), nem que há injustiça da parte de Deus nisto (9.14). Mas sim um plano de redenção, que atinge tanto judeus como gentios. Paulo nos diz o que Deus pretende ao fazer isso “Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar a emulação”, ou seja, para que os judeus também busquem a salvação em Jesus Cristo.

A rejeição do Messias pelo povo judeu abriu as portas da salvação a mim e a você.

O gracioso convite de Jesus “Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu os aliviarei” foi estendido a nós.

Há algum motivo de orgulho nisto? Isto demonstra que eu e você somos melhores do que os judeus ou que merecemos a salvação que eles rejeitaram? De forma alguma. Paulo diz sobre os judeus “pela sua incredulidade foram quebrados”, e a respeito de nós “e tu estás em pé pela fé. Então não te ensorbebeças, mas teme”.

Diante destes fatos, há uma verdade que deve ecoar em nosso coração.

Efésios 2.8,9 “Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para qu ninguém se glorie”.

 


 

 

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